Monday, December 19, 2005

Cemitério



Pois é....essa foto aí do lado diz tudo: essa é a NOVA KOMBI......desculpe a piada pronta.
Dá pra imaginar uma nova kombi ? essa tem motor a água, abandonando o tradicional motor boxer a ar, o mesmo que equipava fusca e brasília e que teve que sair de linha por causa da nova lei de emissões de poluentes. O novo motor da kombi é um 1.4 a água, com direito a injeção eletrônica e tecnologia flex.
Da primeira kombi ao modelo 2006 temos nada menos que 47 anos. Isso mesmo, um mesmo modelo, com pequenas alterações, em fabricação contínua a quase 50 anos. O Brasil é hoje uma espécie de cemitério de modelos que, aposentados em outros lugares, aqui encontram vida longa.
Veja o caso do Uno, com mais de 20 anos, que continua firme e forte como um dos 5 mais vendidos. Ou mesmo o Santana, também da VW, que foi um dia concorrente do Monza. ( vc imagina o atual Santana concorrendo com o NOVO Vectra?), uma espécie de carro oficial dos taxistas.
Motivo dessa velharia toda: preço. Como são carros que já tiveram seus custos de investimento amortizados, podem ser vendidos baratos e num mercado pobre como o nosso, preço acaba sendo mesmo fundamental.
Esses são os realmente velhinhos. Fora os que já foram mudados lá fora mas que por aqui continuam: aí a lista é quase interminável....Astra, Golf, Focus, Clio....
Na verdade, é mais fácil falar o que está atualizado do que o que não está: a lista é bem menor: Vejamos, todos os japoneses, Fit, Civic, Corolla, alguns franceses, 206, C3 ( menos o clio), Fox ( desenvolvido aqui mesmo), e o novo vectra. O resto é salva-se quem puder mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home