


ka e fiesta novo, europeu, na verdade mundial: dois lançamentos da Ford.
duas notícias:
1-o Ka poderá contar com uma versão 4 portas em 2010.
2-a Ford mundial está lançando o NOVO FIESTA.
o que uma tem a ver com a outra?
Quando a Ford lançou o Ka novo, falou que ele seria apenas em versão 2 portas, primeiro porque a fábrica de S. Bernardo não tem capacidade produtiva para dobrar a produção, item exigido numa possível versão 4 portas que sempre vende mais. Segundo, porque o carro compacto 4 portas da marca era o Fiesta.
Pois é, a Ford estava certa, mas tudo poderá mudar daqui a 2 anos.
Em primeiro lugar, o novo Fiesta vem aí. Muito possivelmente será fabricado no Brasil, na Bahia, onde a marca produz a linha Fiesta/EcoSport. Porém, o novo Fiesta é um carro maior, de categoria superior, um "compacto premium", do preço e posicionamento de mercado de Punto, C3 e Polo. Portanto, acima do modelo atual. Faz todo sentido a Ford então tirar o atual Fiesta de linha pelo modelo novo, num patamar de preço mais alto, abrindo então espaço para um futuro Ka 4 portas, no preço do atual Fiesta. Para isso ela terá que fazer dois grandes investimentos: adaptar a fábrica da Bahia para o modelo novo do Fiesta e aumentar muito, dobrar na verdade, a fábrica de S. Bernando, para aguentar as vendas de um novo ka 4 portas. Isso sem falar que o EcoSport é derivado do fiesta atual, portanto não poderia dividir produção, nem com o Ka, derivado do Fiesta antigo dos anos 90, nem com o novo Fiesta, de outra plataforma. Uma solução caseira seria manter a mesma plataforma do Fiesta atual, mas com atualização de design do Fiesta europeu novo, o que poderia mantar o EcoSport na mesma linha de produção.
Resumo da ópera: a Ford tem 3 sucessos na mão: seus 3 principais produtos vendem muito bem em seus segmentos, Ka, Fiesta e Eco. Mesmo assim, eles devem estar projetando as mudanças em sua linha com a possibilidade deste novo Fiesta mundial.Uma coisa está descartada: a versão dos EUA do Fiesta novo será mexicano e não baiano como se cogitou. Interessante ver que mesmo quando uma marca tem bons produtos no mercado, eles já estão ultrapassados...

0 Comments:
Post a Comment
<< Home