Tuesday, June 03, 2008

Golf com motor 1.0 ? Na Alemanha tem !!!

Este é o Golf V, que está uma geração à frente do nosso atual ( na verdade um retoque em cima do Golf IV) e que está prestes a ser substituído na Alemanha pelo Golf VI ( ou seja, ficaremos duas gerações atrasadas em relação ao modelo europeu....legal, né?)
O Golf V foi um fiasco na Europa, mesmo estando entre os 5 mais vendidos: motivo 1-perdeu o posto de ser O mais vendido da Europa, coisa que ele ocupava há alguns anos, 2-é caro demais, por isso mesmo deixou de ser o mais vendido, e por isso a VW-Europa foi obrigada a baixar o preço do carro, concluindo-se que ela teve que diminuir margens de lucro....O Golf VI é , por incrível que pareça, mais simples que seu antecessor, o que mostra que até no mercado alemão, o mais sofisticado do mundo e onde carros e cervejas são motivos de discussões metafísicas, as marcas andam um pouco pra trás às vezes para garantir dinheiro no bolso.
O interessante no Golf VI que virá em breve é que terá motores que vão desde um imbecil V6-turbo, o mesmo que equipa várias versões dos Audi, até 1.0.....isso mesmo: um Golf com motor 1.0, e outro terá versão 1.2, com potências em torno de 75 cv. Para se ter uma idéia, um Corsa VHC-Flex brasileiro tem 79 cv de potência, um Fiesta 77 cv, um Fox, 78 cv. Para os europeus não é vergonha ter um Golf com motor pequeno, por lá fala mais alto a economia de combustível, a consciência ecológica e principalmente, a condução de forma civilizada e respeitosa dos limites básicos de velocidade, que se consegue com 70 cv de potência mesmo num pesado Golf. Por aqui, onde motoristas se matam alegremente correndo com carros 1.8 que nem Air Bag têm em estradas esburacadas o que importa é o motor ser grande....ter potência... coisa de latrino-americano burro. Se na Europa e ainda mais na riquíssima Alemanha eles se contentam com Golf de 75 cv, porque nós aqui não podemos ficar nos nossos 1.0 mesmo? Claro, deve haver variedade de cilindradas e motores, mas essa busca tola por maior velocidade e potência justo num momento em que o mundo pede menos carbono na atmosfera e menos mortes no trânsito deveria ser, no mínimo, motivo de reflexão, ainda mais nu mercado pobre como o nosso.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Na Europa a grande jogada são os carros de passeio com motores a diesel, mais econômicos e com ótimo torque, abundante em todas as faixas de rotação. Coisa que aqui é inexistente (tirando a jurássica Saveiro Geração I a diesel...) por conta de uma proibição ignorante, que permite motores a diesel apenas em carros com capacidade de carga superior a 1 ton, ou seja, nos utilitários.

2:08 PM  

Post a Comment

<< Home