Thursday, December 10, 2009

X-line: finalmente, o 207 vira básico




Eis uma "novidade"... um novo Peugeot, batizado de 207 X-Line, na verdade, apenas a versão básica do conhecido 207 ( que como sabemos, é apenas a versão remodelada do velho 206).

Assim, a Peugeot tira de linha em definitivo o 206 para manter apenas a linha 207 em fabricação. Faltava uma versão básica, agora ela tem.
Isso é bom ? Sim, se considerarmos apenas o preço: o X-LIne custa 28.100 reais na versão 2 portas e 29.000 na versã0 4 portas. E o que ele tem ? Nada.... esqueça direção hidráulica, ar condicionado ou vidros elétricos... ele não tem esses itens, nem como opcional. Se vc quiser um 207 com isso, vai comprar a versão XR, que vem de série com esses itens. Há versões ainda mais completas, a XRS, mais esportiva, com computador de bordo, rodas de liga e faróis de neblina, e ainda há a XS, a top, com tudo e mais um pouco. Mas voltemos ao X-Line: apesar de pelado ele tem bem recheado se comparado aos outros de mesmo preço: por menos de 30 mil reais vc leva um carro com um belo visual, coluna de direção regulável, painel igual ao do modelo XR, com direito a mostrador digital de hora e data e um acabamento bastante correto. E com um ótimo item de série : motor 1.4, já que a Peugeot não usa mais o 1.0. Bom negócio, se formos pensar que um Gol novo, só com 4 portas por enquanto, custa 27.500 reais, tem acabamento de Kombi, não tem sequer um porta mapas nas portas e usa motor 1.0. Por pouco menos de 2 mil reais a mais, vc leva um 207 com motor 1.4, 4 portas, bom acabamento e alguns itens interessantes. Vale a pena para quem gosta de carro básico.
Vai vender? Muita gente ( menos eu...) compra carro básico, portanto o 207 x-line tem chance de aumentar bem as vendas da linha. Mas a verdade é uma só: apesar de bonito, o 207 derrapou. Com o antigo 206, a Peugeot chegou a beliscar vendas acima de 3.500 unidades/mês, colando em modelos como Fiesta e Corsa. Depois que lançou o 207, todo equipado de série mas caro, ela perdeu espaços no mercado. Usou uma estratégia errada de ainda acreditar no 206 como carro básico, o que não vendeu bem. Agora, ela tenta corrgir o problema, ofertando um carro remodelado com preço baixo r aposentando de vez o 206. Vai precisar convencer o consumidor. E ainda há outro deslize. No x-line, o único opcional é a cor: ou seja, se vc quiser comprar um 207 com direção hidráulica, vai ter que levar um 207 XR, que vem com ar e custa mais caro. O mesmo ocorre se quiser um 207 só com o ar condicionado. Na Peugeot é assim: ou vc um básico de tudo ou um completo. Falta uma opção intermediária, um x-line com opcionais, ou ar ou direção (os dois junto, claro, não faria sentido, pois há a versão XR). A esperar se a Peugeot conserta essa lacuna. Mas tenho certeza: pela beleza, pelo acabamento, pelo motor, carro abaixo de 30 mil reais pra mim só tem um: esse X-line.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home