Tuesday, September 19, 2006

Logan

















Continuemos a falar de Renault. Enquanto o Clio Novo não vem, vamos de Logan. ( aliás a pronúncia correta seria logán, já que em francês acentua-se no final, e não lógan, como provavelmente vamos falar no Brasil). Esse carro pequeno é ambicioso: ele deseja ser o mais vendido da Renault por aqui e relançar a marca, que anda bem apagada no mercado.
Seu estilo não impressiona: é meio quadradrinho, comum até. Não tem a simpatia do Corsa Classic sedan, que continua um carro bonito, mesmo 10 anos depois de lançado. Embora o design deixe a desejar, ele tem cacife pra vender muito por dois bons motivos: ser novidade num mercado quase abandonado e ter bom preço.
É até irônico que num país de 3 mundo como nós, as montadoras se matem para vender sedans de 70 mil reais enquanto que, no mercado mais básico, ainda temos que conviver com gol e uno.... o último lançamento de um carro novo no mercado de entrada foi o Celta e não à toa, um dos maiores sucessos da GM em toda sua história no Brasil. Temos dois mercados de carros baratos por aqui: o dos compactos mais sofisticados, Fox, 206, Corsa, Palio, Fiesta, Clio. E o dos compactos "de entrada", com preços menores que 25 mil reais ou perto disso: Uno, Gol, Palio Fire, Celta, Classic, Ka. Como se vê, é um mercado importante, de grandes vendas, mas que tem carros jurássicos, Uno e Gol, outros nem tanto, Palio Fire, Classic, Ka e só um carro mais moderninho, o Celta. (mesmo assim, um projeto simplificado do antigo Corsa).
Projeto novo mesmo, nenhum. Uno e Gol são atualizações de carros com mais de 20 anos. Ka e Classic são interessantes, mas permanecem sem alterações há 10 anos. E Palio Fire ( o novo) e o Celta novo são projetos também com mais de 10 anos, atualizados. Se o Logan chegar custando uns 25 mil reais, vai ser novidade de verdade num mundo onde os anos passam lentamente. Em nome da concorrência, que venha logo o Logan.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home