Monday, October 29, 2007

Ainda uma boa, aliás, ótima compra




Esse aí na foto é o "novo" Stilo...


Sabe como é o exagero de marketing das fábricas: não tenha dúvida de que é assim que a Fiat vai chamar o carro. Na prática, mudam lanternas, párachoques e só. Haverá uma novidade, o câmbio automatizado, mais barato que os automáticos e tiptronics, mas com o mesmo funcionamento: a Fiat provavelmente vai lançar o equipamento para o Punto, Idea, Stilo e até quem sabe o próprio Palio, aliás, talvez até mesmo no 1.0 Fire, já que esse câmbio não rouba tanto potência do motor. Como ela é a montadora mais agressiva do mercado, podemos esperar boas novidades em preço desse câmbio.


Mas volto ao Stilo: ainda é um carro bonito, esportivo e elegante. Cheio de apetrechos tecnológicos, espaçoso, confortável. Com essas (mínimas) modificações, continuará sendo uma ótima compra no segmento dos médios, que vai continuar mais ou menos assim: o Astra vai continuar mandando no segmento, sozinho ele vende 45% dos outros, ( ou seja, só ele é quase metade do mercado...afinal ele custa menos que os outros, às vezes quase 10 mil a menos), mas a briga pelo segundo lugar vai bem: tem mês que o Stilo ganha, outro, o Focus dá o troco, ficando o Golf em quarto lugar ou às vezes em quinto, superado pelo melhor carro do segmento, o 307, mas que é caro. Sinal de que nem a remodelação salvou o Golf, que ficou feio e continua caro. A GM lançou o Vectra GT, mas cujo preço o coloca um pouco fora da concorrência, trata-se por enquanto, de carro de imagem, quando aos poucos, irá ser barateado e substituir o Astra. ( se bem que a GM brasileira é quase um museu de tanto carro velho, eu não me surpreenderia se o Astra ficasse no mercado por uns 5 anos ou mais...)


Se eu tivesse grana, compraria um 307, com certeza: o Vectra GT também é um belo carro. Mas se tivesse um pouco menos de dinheiro, iria mesmo de Focus, mas até o Astra cai bem. O Stilo fica numa posição complicada: ele é bem mais caro que Astra e Focus, se bem que mais equipado, mas um pouco mais barato que o 307. Numa boa posição porém para quem gosta de carros cheios de mimos tecnológicos, mas não consegue bancar um 307 versão Feline de quase 70 mil reais,além do mais, o Stilo é um ótimo carro. Mas o único no segmento que não compraria de jeito nenhum é o Golf: na minha opinião ficou horrendo na última remodelação, é caro como um Stilo e mal equipado como um Astra, tem um motor fraco 1.6 como o de um Focus, mas custa bem mais que ele, e ainda por cima, tem um seguro inviável. Na Europa, o Stilo fez boas brigas com o Golf, vencido pelo último. Mas por aqui, o Stilo nada de braçada. Interessante notar que em ambos os mercados, o líder foi e é o mesmo: o bom e velho Astra.
E uma última informação: TODOS já saíram de linha na Europa: o Golf de lá é outro, assim como o Astra, ( na verdade, o Vectra GT é o Astra de lá). O Focus europeu vai emplacar duas gerações em frente à nossa, e o 307 já foi substituído pelo 308. Quanto ao Stilo, saiu de linha para dar lugar a um "Punto Grande" , o Bravo. E o Brasil, por falar em museu....

1 Comments:

Blogger Arlei said...

Por um preço mais barato que todos os carros citados acima, dá pra comprar um Renault Sandero. Que lançou aqui antes da Europa e deve ficar vários anos sem mudar de modelo. É mais simples que o 307 ou Vectra GT, mas é até bem parecido com esse último no design. Tem motorização equivalente os demais e 3 anos de garantia total. Hoje é o melhor negócio.

10:32 AM  

Post a Comment

<< Home