Friday, December 11, 2009

e a Renault, hein ?

E a Renault, a que veio ?
Depois de 10 anos de fábrica no Brasil, a marca francesa, uma das maiores do mundo, segunda da Europa (por lá, só perde para a VW) e com forte presença em vizinhos como Argentina, Chile e Uruguai, fica como um patinho feio entre as marcas de carro estabelecidas por aqui.
Na prática, eu esperava mais da Renault. Ao contrário da Honda e da Toyota, que ficaram e por enquanto ficarão, em nichos de mercado, com produros caros, a Renault tinha tudo para entrar no clube das grandes e disputar mercado e vendas com VW, Fiat, GM e Ford. Ela é conhecida por fabricar carros baratos, é muito popular na Argentina, onde está há muito mais tempo que no Brasil, mas por aqui, ficou devendo agressividade.
Depois de um começo promissor, com carros inovadores em seus segmentos ( a Scenic foi a primeira miniva e o Cli era o único carro popular a vir com air bag de série), a marca praticamente estagnou. Ficou anos sem lançar coisas novas, perdeu design e não investiu sequer em propaganda, quando tinha (e ainda tem ) um ÓTIMO carro, o Megane, que apesar de ser tudo de bom e bonito, nem é lembrado por potenciais compradores, que preferem Corolla, Civic e Vectra. Para se ter uma ideia, o importado C4 Pallas vende bem mais que o nacional Megane.
Quando a Renault acordou, lançou o Logan. Um bom produto, mas feio, comd design de leste europeu. Por aqui, poderia fazer sucesso mas tinha que ter preço baixo. Não teve. Conclusão: é um dos sedans compactos (ele é grande em tamanho, mas compete em preço com eles) menos vendidos.
Por fim, a Renault lançou um ótimo carro : o Sandero, que é praticamente o único produto "vendável" dela por aqui: tem a mesma boa engenharia do Logan, o mesmo espaço, com o que falta a este, um belo design. Devo dizer, é um dos meus preferidos. Mas atenção !!! Com a chegada do Agile do novo Fox, ele corre o risco de ficar velho em breve...
Agora , a marca francesa anuncia um investimento de 1 bilhão de reais, a chegada de mais um integrante da família Logan, o Duster ( que terá modificações na frente, para ficar mais parecido com o Sandero) e "outras novidades", talvez até mesmo um futuro novo compacto, para ficar no lugar do Clio ou talvez até ainda mais barato.
Que bom !! como consumidor, eu quero é ter opção. E uma marca forte como a Renault é uma ótima opção, desde que engate outras marchas e acelere.... por enquanto, a marca como um todo está apenas em segunda....



sedã Fluence, já fabricado na Turquia, mas em breve no Brasil ou Argentina: terá toda uma família de carros médios, para substituir o bom, mas ruim de vendas, Megane.



eis o Duster - futuro antiecosport, virá até mesmo com opção 4X4, mas será menos feio que o da foto...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home