Wednesday, August 30, 2006

Mundo Estranho - mas agora é o 2 maior.

Pois é, o Mundo Estranho da China acaba de ultrapassar o Japão, atingindo a marca de mais de 3 milhões de carros por ano vendidos, tornando-se o segundo maior mercado do mundo, atrás apenas dos EUA. Como se vê, para um país que há 15 anos atrás andava de bicicleta, a China tornou-se uma referência obrigatória. Para se ter uma idéia, se a China quisesse implementar uma política de 5% de álcool na gasolina, TODA a produção do produto no Brasil teria que ser exportada para lá.... Como por óbvias questões ambientais os chineses TERÃO que repensar o carro à gasolina ( a bicicleta ecologicamente falando era bem melhor, não?) é provável que em algum momento no futuro o Brasil exporte muito álcool para eles. Bom para nós, que poderemos quem sabe, sermos uma nova Arábia. Agora fica claro duas coisas : 1- a montadora que quiser ser grande no mundo, tem que ser grande na China, 2- as montadoras chinesas que estão rapidamente absorvendo tecnologia ocidental, coreana e japonesa, vieram para ficar.

Tuesday, August 29, 2006

Mundo Estranho - versão à francesa....



Olhe as fotos e responda rápido : que carro é esse ?


fácil, dirá você, é um Citroen, basta ver o símbolo do duplo V de ponta cabeça. Mas olhe de novo..... atente para a traseira....para as laterais...já viu isso antes ?
É ele mesmo, o Peugeot 206. Mas com cara de Citroen C4. O Mundo Estranho do mercado chinês tem dessas coisas: o transgênico citroen-peugeot é uma criação para o mercado de lá, onde a citroen precisava de um carro para marcar presença com sua marca, mas por questões de custo foi escolhida uma plataforma barata e de fabricação local, a do 206.

Pelo jeito, até os elegantíssimos franceses não pensam duas vezes em criar um monstrengo quando se trata de ganhar "d´argent".....

Thursday, August 24, 2006

Crise na VW

É bem provável que a VW vá mesmo fechar a fábrica da Via Anchieta, a sua mais antiga e maior do Brasil. É pena, aliás, mais do que isso: 3.600 trabalhadores honestos e qualificados vão ficar sem emprego, talvez até mais. Num país de sanguessugas e filhos da puta em geral, é de uma crueldade inominável e o mínimo que podemos fazer é sermos pelo menos solidários a eles. Se bem que , como são bem qualificados, a maioria poderá encontrar emprego depois, embora com salários bem mais baixos. Insisto nisso: é terrível.

Por que a VW está em crise ? Crise geral da indústria automobilística?
Apenas em parte..... é verdade que o câmbio de 2,2 para 1 não ajuda. O Brasil quando ganha mercado externo, diminui o interno....quando aumenta o interna, perde o externo. Os dois juntos até agora não conseguimos. As vendas internas têm aumentado, efeito dos prazos maiores ( já tem gente comprando em 72 meses e em breve vamos chegar ao padrão europeu de 100 meses) e da onda flex. Por outro lado, com esse câmbio, as exportações despencaram 40%.

Mas há aí muito de erros da própria VW. Vários aliás.
Ela abriu várias fábricas no Brasil nos anos 90: Resende, RJ, que faz caminhões e é uma das mais produtivas do mundo, a de motores de S. Carlos, igualmente moderna e a plena vapor. Mas errou ao abrir a fábrica no Paraná para fabricar dois modelos que não fizeram sucesso: A3 e Golf. Ambos muito caros e distantes do consumidor brasileiro. O A3 já saiu de linha e o Golf hoje vende menos que todos seus concorrentes, aliás já está ultrapassado e não há à vista projeto de remodelação.
Outro erro: a fábrica de Taubaté que fabrica o Gol divide a linha de produção com a Anchieta. Duas fábricas para o mesmo modelo. Para comparar, a Fiat fabrica TUDO no mesmo lugar....e com mão de obra bem mais barata.
Outro erro: o Fox. Calma.... o modelo era fundamental para enfrentar a pesada concorrência nos compactos ( ou alguém aí imagine que o jurássico Gol poderia competir com o mesmo preço com novos Fiesta, Corsa, Palio e 206?) mas a VW demorou demais. Insistiu no Gol até o quando pode, quando lançou o Fox já tinha perdido um monte de mercado e ainda por cima passou a produzir o modelo também em duas fábricas, no PR e em SP. A versão exportação foi para a Via Anchieta, como as exportações despencaram.....
Quer mais erros ? Pois bem, a VW não tem um sedan compacto barato. O sedan mais barato que ela tem é o Polo, de 40 mil reais. Basta ver as vendas do Corsa sedan e do Siena para ver quantos clientes a VW deixa de pegar. Outro erro: o Polo hatch, embora seja um excelente produto, não pegou. Seu mercado de compactos hatchs mais caros foi quase todo abocanhado pelo C3 e pelo 206. Mais erros ainda ? Tudo bem.....enquanto GM, Toyota e Honda se matam no lucrativo mercado de sedan médios, a VW produzia......o Santana !!!!!! Tirou de linha ( já vai tarde....) e agora vai importar o Jetta do México. Tudo bem, a Ford também importa nesse mercado: mas a Ford tem duas fábricas, a VW tem cinco.....E por falar nisso, qual é mesmo o concorrente da VW contra a Meriva, Fit e Idea....? Isso mesmo, nenhum.

Em outras palavras: o mercado brasileiro mudou, novos concorrentes chegaram, novos segmentos foram criados, novos consumidores sem fidelidade a nenhuma marca apareceram e a VW insistiu na mesma tecla: temos carros caros e ultrapassados, mas nunca alguém vai nos desbancar porque somos a VW, orgulhosa e poderosa.
Sou solidário aos trabalhadores da VW, mas só a eles .

Monday, August 21, 2006

fotos do Antara

Mais um....

Mais um futuro possível concorrente do EcoSport: trata-se do Opel Antara, mas que também pode ser vendido com a marca Chevrolet, que aliás está sendo revitalizada na Europa.
Usa a plataforma do nosso Astra, o que poderia ser um bom motivo para trazê-lo para cá. O que me espanta é a lentidão das marcas nacionais em criar um concorrente ao EcoSport, mesmo sabendo que ele é um dos carros mais vendidos do país desde que foi lançado, está prestes a entrar numa segunda geração ( chega em 2008) e domina absoluto não só o seu segmento ( comerciais leves) mas é o mais vendido no segmento C, dos carros médios, batendo carros como Astra e Stilo. E ainda tem mais: por ter custo de produção baixo ( nada mais é do um Fiesta grandão) mas preço alto, ele é o carro mais lucrativo da Ford América do Sul. Até Bill Ford, presidente mundial da empresa, desfila com um nos EUA, como exemplo dos carros que os americanos deveriam fazer.( entenda-se, não como mecânica, mas como marketing). Quer mais ? O EcoSport vai ser exportado em breve para EUA e Canadá e até o final do ano ganha câmbio automático. Com tantas qualidade em tão pouco tempo, até agora seus concorrentes resumem-se a um Fox com pneu pendurado atrás e uma linha Adventure da Fiat. Vamos esperar pra ver se chega por aqui o Sedici e este belo Antara.

Friday, August 04, 2006

Mundo Estranho - parte 2

A traseira verde do post anterior tem essa frente e esse interior: o HQ é o modelo mais barato da Geely e apesar de bem feinho, lembre-se que tem preço de um Uno Mille...
















Esse de baixo é o MR, teoricamente numa faixa superior ao HQ, seu porte e preço se equiparam aos dos nossos compactos Palio, Corsa e Fiesta. Já oferece design mais sofisticado inclusive na versão sedan.