Wednesday, December 06, 2006

Chef d´Ouvre

O título do blog, em francês, significa "obra prima". Precisa dizer mais alguma coisa?

Esse é o 207 CC, o conversível do 207, futuro sucessor do 206. Digo sucessor, porque o 206 vai continuar nos países "emergentes" (leia-se pobres) como nós, por muito tempo, já que a Peugeot vai recolocá-lo no mercado com preços mais baixos, abrindo espaço no mercado dos compactos premium para o 207, que por aqui, deve chegar em 2007 ou no máximo em 2008. Mas por enquanto, vamos nos deliciando com a versão CC do 207, dono de um design excitante, sexy, etc...etc...é simplesmente, TUDO de bom que eu gostaria de ter em um carro.

a capota, claro, é de fibra de carbono, elétrica e dobrável. A vida é simples. Ou como se diz em francês: "pure plaisir", puro prazer.

Friday, December 01, 2006

Nossos japoneses são melhores que nós....

A Honda inovou : lançou as versões flex de Civic e Fit.

Bom até aí, nada de mais, em breve, praticamente todo o mercado nacional será flex. A inovação vem do sistema usado pelos nossos japoneses ( por enquanto, somente os modelos nacionais serão flex, mas em breve, até o Civic japonês irá usar o sistema, já que Brasil e Japão estão assinando acordo de exportação de álcool).

Ao invés da nojenta bombinha localizada dentro do motor, os Civic-Fit têm um reservatório dentro do páralama, separado do motor. Em caso de colisão ? Fique tranquilo, o reservatório é feito de aço especial usado na indústria naval ( só japonês para ter esse nível tecnológico...) ultra resistente a impactos. Ao mesmo tempo, o sistema usa SEMPRE gasolina na partida e não apenas nos dis frios. Ora, porque ? Simples, a gasolina fica velha com grande rapidez, em média, dois meses, portanto, é um meio de força a troca constante do combustível, evitando que se acumule gasolina velha que afinal, evapora muito também. Bom até ai, vc dirá, o motorista terá um problema, pois como sempre é usada gasolina na partida, o frentista tem que abrir o capô toda vez que for abastecer o carro, né ? Duplo engano, aliás triplo: primeiro, há luz espia no painel informando que o reservatório chegou "na reserva", segundo, o tanquinho tem maior capacidade que os normais dos carros flex e terceiro, ao invés de abrir o capô para colocar gasolina,( relembrando os antigos Fusca que eram abastecidos "pela frente", abrindo o capô), o Civic e o Fit têm um outro bocal, perto do paralama, que abastece apenas o sistema de gasolina, separado do bocal tradicional, que abastece o tanque geral do carro.

Uma aula de qualidade, respeito ao consumidor ( quer coisa mais nojenta que ir ao posto e ficar abrindo o capô ou vendo o frentista derramar um monte de gasolina porque o tanquinho é minúsculo....) e de tecnologia embarcada. Sou proprietário de um Corsa flex, que usa sistema tradicional: tanquinho no motor pequeno, para gastar logo e evitar envelhecimento da gasolina, e já fui surpreendido com meu Corsa não pegando de manhâ, porque ele estava sem gasolina na porra do tanquinho e a GM foi miserável o suficiente para não colocar uma lâmpada no painel informando da reserva do tanque. Ah! se nós fóssemos todos japoneses....