Tuesday, March 13, 2007

Adaptação

A notícia é radical: a VW vai oferecer de fábrica, sem custo adicional, rastreador grátis em TODOS os seus modelos.
Isso mesmo: a partir de agora, todos os modelos VW zero km tem rastreador de fábrica, que usa tecnologia de celular GSM: se o carro é roubado, o dono liga para uma central que bloqueia o carro e o rastreia, chamando a polícia. ( só espero que a polícia não prenda os bandidos, mas os mate....)

é uma solução radical, mas lógica: a VW tem perdido mercado mais que qualquer outra marca no Brasil. Há vários fatores para isso, que vão desde modelos ultrapassados, passando por preços irreais, até a própria concorrência que é feroz, mas um dos fatores importantes da perda de mercado da VW eram os roubos. O Golf, por exemplo, tinha o pouco glorioso título de carro mais perigoso do país, por ser campeão de roubos e estar nos primeiros lugares dos furtos. Quando passou a oferecer rastreador grátis, roubos e furtos de Golf despencaram, em consequência o valor do seguro do carro, que era totalmente proibitivo, despencou junto. ( as vendas continuaram na mesma, mas pelo menos, não cairam em queda livre, como vinha acontecendo).

Outro modelo problema é a Parati, ainda um bom carro, mas com um seguro de fazer inveja a muita Ferrari.....algumas seguradores nem aceitavam o carro mais. E o Gol, modelo principal da empresa, vinha apresentando o mesmo sintoma: roubo alto+seguro caro=vendas em baixa. Como hoje em dia ninguém é idiota de comprar um carro zero sem seguro, antes mesmo da compra o futuro comprador pesquisa preços de seguro. Alguns carros chegam a ter na baixa cotação um argumento de vendas muito forte, como exemplo dou o Clio, que na cidade de São Paulo vende muito bem ( vejo muitos, mesmo, nas ruas ) pelo fato de ser um carro com índice de roubos baixíssimo.

A medida é boa ou má ? Boa, em princípio, afinal o futuro comprador VW não fica penalizado em pagar um seguro bem maior do que de outra marca, e a própria VW vai ter um argumento de vendas forte a partir de agora. Mas no fundo é uma péssima notícia: quando até mesmo uma multinacional é obrigada a se adaptar a criminalidade como se essa fosse normal, é porque o país está no buraco.....

0 Comments:

Post a Comment

<< Home