Thursday, February 01, 2007

Tudo novo

De volta das férias, volto com duas novidades muito boas no mercado dos compactos, o mais importante do país : novos Fiesta e Palio.


O Fiesta hoje é, na minha opinião, o melhor compacto nacional. Ele não é o melhor em alguma característica isolada, mas é muito bom em tudo:
design: o 1 lugar em design ainda é do 206, que continua lindo....mas esse novo Fiesta é ótimo, bonito sem ser bobinho, robusto sem ser bruto.
espaço interno: o Fox aqui é rei absoluto, mas dê uma voltinha no Fiesta....a não ser que vc seja um jogador de basquete, não vai precisar de um Fox, tornando o argumento da vendas da VW inútil....o Fiesta é alto, gostoso de dirigir, não dói as costas em viagens, espaçoso.
suspensão: o pódio continua sendo do Corsa,o mais macio compacto nacional, mas de novo, o Fiesta fica bem perto. Ao contrário do 206 que é duro e do Fox, que é firme demais, o Fiesta é macio ou quase como um Corsa, sem ser molenga demais.
motor: dentro da categoria, os motores flex da Ford são os melhores, não são ásperos como os VHC da GM, que berram ruidosamente em estrada. Pena que a Ford ainda não tem um 1.4, pois o 1.0 é fraco demais para um carro pesado como o Fiesta e o 1.6 fica caro demais para um proletário como eu....

E dentro das novidades, apresento a foto do Novo Palio: quase um clone pequeno do Grande Punto que vai ser fabricado em breve por aqui. O Fiat é esperta em atualizar um carro como o Palio, que está nitidamente desafado em relação ao resto dos compactos mais modernos. Resta saber como será a briga interna entre ele e o Punto, pois os preços podem ficar bem próximos dependendo da versão. Um diferencial que a Fiat poderia lançar aqui é o câmbio automático sequencial da Magnetti Marelli, com comandp eletrônico específico para motores 1.0. Se o preço for compatível, seria interessante poder ter um carro compacto mais ou menos barato com câmbio automático, como já existe na Europa.

E por fim um comentário: fiquei um mês na cidade de São Paulo e ví um único Polo reestilizado. Pelo jeito, apesar das qualidades do produto, ele não deu certo de novo. E agora vai ficar pior, pois terá em breve a dura concorrência do Punto e até do novo Fiesta. Por outro lado, era comum ver mos shoppings três ou quatro Citroen C3 enfilerados....




1 Comments:

Blogger SEM FILTRO said...

vamos por partes. Não gostei do Fiesta. Achei esquisito, parece meio torto, sei lá. Sobre o Palio me reservo ao direito de não expressar minha opiniào sobre a merda que se transformou esse projeto. Digno do irmão mais velho do novo Mille. Já em relação ao Polo, como proprietário de um, resta pedir calma. o Novo Polo tem somente 2 meses de vida, ao contrario do C3, no mercado desde 2004. É natural que hajam menos rodando por aí, mas as tabelas de emplacamento demonstram que o carro está sim vendendo bem, não ao ponto de desbancar o Gol ou o Fox, mas longe do fiasco do antigo polo 4 olhos.

6:04 PM  

Post a Comment

<< Home