Thursday, January 10, 2008

O mais barato do mundo









Este é o TATA NANO, o carro mais barato do mundo: 100 mil rúpias, ou 2.500 dólares, ou pouco coisa menos que 4.500 reais. Ele será fabricado na Índia, pela empresa TATA, uma gigante indiano que fabrica desde aço e cimento até tecidos e carros. Como se vê, o Nano na prática é pouco coisa mais que uma moto com 4 portas. Tem motor traseiro de 35 cv ( o menos potente motor brasileiro tem 65cv), não tem opção de ar condicionado, direção ou air bags e seus componentes são simplificados ao extremo. Sequer ajuste do banco ele tem. Antes que todo mundo diga que é um produto ruim, volto ao argumento original: ele custa 4.500 reais, mais barato que uma CG 150 hoje no Brasil. Aliás, o objetivo da TATA é exatamente esse: no caótico trânsito das megalópoles indianas, substituir para as famílias que se equilibram com 4 ou 5 pessoas em motocas jurássicas por um quase-carro, ultra-barato e que leve pelo menos 5 pessoas e alguma bagagem ( aliás, o motor é traseiro, como já fez um dia nos anos 30 o imortal Fusca e o bagageiro fica na frente).
Ele por enquanto não virá para o Brasil, mas já causa frissom no mundo automotivo: várias marcas também querem fabricar na Ìndia produtos semelhantes. Por enquanto, o carro mais barato do mundo fica na China , é o Chery QQ, que aliás poderá começar a ser vendido no Brasil ainda em 2008.
E o Brasil, como fica? Nossa indústria é uma porcaria: compramos carros ultrapassados, pelados e caros. Portanto, melhor seria comprar carros pelados, modernos e realmente baratos. Tomaram que venham logos os chineses e indianos, aí teríamos de fato concorrência no mercado nacional.

1 Comments:

Blogger Sandro said...

Na Índia com certeza vai vender horrores, mas tenho minhas dúvidas se ele faria sucesso por aqui.
Particularmente acho que os chineses teriam mais chances do que esse Nano que realmente é uma moto de 4 portas.

Mas o que eu ainda não consigo entender ainda é pq o povão tem a fixação de querer um carro novinho 0 KM, nem que para isso ele seja extremamente básico e espartano... só ver o quanto Celta, Mille, Palio Fire e companhia vendem.

Compensa muito mais comprar um usado mais completo e seguro do que esses carros do tipo bateu, morreu... que parecem feitos de papel. Imagina o Mille ou esse Nano num crash test, não sobraria nada deles!!!

3:23 PM  

Post a Comment

<< Home