Nostalgia dá sucesso !!!


O nome dele é Fiat 500 (cinquecento, em italiano) mas pode chamar de sucesso... sem modéstia, o pequenino 500 é hoje o carro mais cobiçado da Europa. A tal ponto que a Fiat nem se importou muito em dar a ele um preço competitivo: mais de 9 mil euros, num carro do tamanho do Ka, e num mercado no qual carros abaixo de 5 mil euros, como o Logan, vem avançando. Para se ter uma idéia de como ele é caro, um Corsa (modelo novo, maior que o que temos aqui) custa 10 mil euros.
E porque o 500 tem até fila de espera se é tão caro ? Simples: veja as fotos. Há máquina mais bela e charmosa ? Pequeno, inspirado no antigo 500 dos anos 60, o novo 500 esbanja charme. Prova de que para se vender carros hoje as marcas precisam de um "tempero" a mais: não basta seguir a receita boa qualidade-preço baixo, já que todas as marcas atuais fazem o mesmo, é preciso apelar para o emocional, para o saudade de épocas passadas, para a modernidade-retrô, para enfim, o coração do consumidor.
O 500 poderia vir para o Brasil ? Aqui o mercado é diferente: carro pequeno por aqui é sinônimo de carro barato e feio, feito para vender muito. A Fiat teria 2 opções: vender o 500 ao estilo europeu, um carro caro, de nicho, apenas para fazer imagem da marca, com o risco de repetir o fiasco do Ka, ou então, trazer a carroceria do 500 mas com menos equipamentos e jogar o preço dele lá embaixo, o que o faria um sucessor do jurássico Uno Mille. De um jeito ou de outro, o carrinho seria um "must" por aqui: todo mundo gosta de carro bonito, com design diferenciado, como provam as vendas do C3, do 206 e em menor escala, do Beetle ou do PT Cruiser. Para a Fiat que vem colecionando alguns belos fracassos em design como o novo palio ou o novo uno mille, o 500 seria um sopro de frescor em sua linha. Vamos torcer para que ele venha logo. E mesmo se custar caro, eu me habilito a ter um em minha garagem. Você não?

0 Comments:
Post a Comment
<< Home