Nostalgia
Muitas vezes, o design moderno busca inspiração no passado. Isso vale para a imortal marca da Coca-Cola, com mais de 100 anos, para o clássico vidro do perfume Chanel no.5, com seus 50 anos e também vale para os carros.Hoje, os designer automobilísticos procuram olhar os carros clássicos do passado e reinventá-los, modernos é claro, mas ainda sim reconhecíveis como "herdeiros" de seus antepassados. Os carros-retrô costumam ser sucesso garantido: é o caso do PT Cruiser e seu visual "gangter anos 30", ou do New Beetle, e mais recentemente do Fiat 500, sucesso nos anos 50 na Itália, relançado na sua versão moderna.
O mais novo candidato a retrô é o Trabant da antiga Alemanha Oriental. Feito de plástico, com motor dois tempos a querosene, era o símbolo do atraso tecnológico do comunismo, mas após a reunificação alemã, virou carro "cult", com versões inclusive adaptadas, com grafites e pinturas berrantes. Pois agora uma empresa alemã quer relançar o Trabi ( seu apelido), modernizado na mecânica, mas ao mesmo tempo, inspirado no horrível e por isso mesmo simpático monstrinho do comunismo. Alguma dúvida de que vai fazer sucesso ?
PS: a empresa chama-se Indikar, e faz carrocerias artesanais, mas não se espante se algum gigante alemão como BMW, Mercedes ou a VW comprarem a idéia e fabricarem o carro em escala industrial.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home