Novo velho Classic


Um NOVO CLASSIC ? Bom, pode-se esperar de tudo num país onde se fabrica até hoje Kombi, Uno e Gol.... A GM tem no velho Corsa Sedan, rebatizado de Classic um pilar fundamental de sustentação de suas vendas. O "corsinha" às vezes vende mais que o próprio Celta, que em tese deveria ser o carro de entrada da marca. Fácil perceber tal sucesso: preço baixo, em torno de 26 mil reais, praticamente a mesma coisa que o Celta, mas com vantagens evidentes, pois o Classic tem acabamento menos pior, é 4 portas e tem um porta malas razoável. Hoje, quem compra Celta, pelo menos a versão 4 portas, paga o mesmo que o Classic. Mas tanto sucesso pode estar ameaçado, afinal o "corsinha" está há mais de 10 anos sem mudar, e novos concorrentes no mercado de sedans de baixo preço atacam, como o Logan e o futuro Gol novo sedan, sem contar o Siena. Como o Corsa sedan, modelo maior, mudará em breve para dar lugar a uma nova família de carros, o futuro Viva, não é bobagem a GM remodelar o Classic, dando uma repaginada no carrinho e mantendo seu principal atributo: o baixo preço.
Mas e o Prisma, não seria o sucessor natural do Classic ? Seria, se a GM não tivesse um grave problema: a fábrica do Celta/Prisma no RS está no limite da capacidade. O Prisma com motor 1.4 tem fila de espera de 4 meses, e até o Celta hoje tem problemas de entrega. Como o Classic é feito em SP, ele acaba desafogando a fábrica da GM no RS. Se a GM simplesmente tira de linha o Classic, ela perde mercado para os concorrentes, pois uma futura linha Prisma com motor 1.0 simplesmente não teria condições de ser produzida.
Portanto, remodelar um carro velho nesse caso faz todo sentido: o Classic vende bem e é barato, é fabricado em lugar diferente da linha Celta/Prisma, já no limite, novos concorrentes sedans de baixo preço chegam, e por último, o atual Corsa sedan vai se aposentar. O carro da foto é o Classic feito no México, com o nome de Chevy 2 ( por lá, o nosso antigo Corsa continua em linha também), uma possível fonte de inspiração de uma possível remodelação do Classic. Se o Classic de fato mudar e continuar em linha, seria um feito: ele não só manteve-se por toda a vida útil do projeto do Corsa sedan atual, ms sobreviveu a ele. Mais ou menos como o Uno na linha Fiat: entra Palio e sai Palio novo, mas o Mille continua. Alguma dúvida de que vai continuar por mais uns 5 anos?

0 Comments:
Post a Comment
<< Home