SUV compacto - parte 1



Este belo SUV é o GM Captiva, que foi confirmado como importado pela GM-Brasil no II semestre deste ano. Terá um motor 6 cilindros (o mesmo do Omega) e virá recheadíssimo de equipamentos e tecnologia, importado do México. O Captiva, ao contrário do que muitos dizem por aí, não vai substituir a velha e obsoleta Blazer, pois trata-se de carros de dois segmentos bem diferentes: um, o Captiva, é moderno, sofisticado e caro, proposto para o segmentos dos SUV de luxo, importados todos, com preços acima dos 100 mil reais, no mesmo patamar da Hyundai Tucson ou das várias versões do Pajero. Outra, a Blazer, tem cara mesmo é de utilitário, carro de fazenda e tem seu principal mercado nos órgãos públicos, já que se tornou quase que o carro oficial das polícias do país inteiro. A GM vai manter os dois, um importado, outro nacional.
Chama a atenção do Captiva uma coisa interessante: ele foi desenhado na Coréia, mas com olho no mercado europeu onde concorre com o novo Ford Kuga ( veja o post aqui mesmo) e é fabricado no México para entrar no mercado dos EUA.... Cada vez mais, a GM americana está usando carros fora dos típicos padrões americanos: os europeus estão tomando a América. O Captiva para os padrões americanos é um SUV compacto. Por isso mesmo ele está sendo levado para lá, como alternativa aos monstros de 8 cilindros, hoje em dia criticados por serem beberrões e poluentes. O próximo carro europeu da GM a ser vendido nos EUA será o Astra alemão ( nosso Vectra aqui ) que virá com a marca Saturn. E acreditem, até mesmo o compacto Corsa está sendo preparado para ser lançado nos EUA. Algo bem semelhante está ocorrendo com a Ford, que vai lançar carros compactos nos EUA,incluindo o futuro Fiesta.
Os EUA estão aprendendo o que japoneses e europeus já sabem: carro compacto não quer dizer necessariamente carro ruim. E com a vantagem de agredir menos o meio ambiente e economizar petróleo, que essa semana ultrapassou 100 dólares o barril. Alguma dúvida de que os americanos em breve irão andar de Corsa ?

0 Comments:
Post a Comment
<< Home