ele traz o essencial.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij1dSyk71_YmuGtxKcDr7tWaTO3Eww91ruwRWgEtgpvMmGShft8eH3TCYfWuPU2jta6cTEANUwHXysqu4z2_fFU6IjsIuU0tYLFk1_4Tk7zu_rFgiBSHDd8xNaL6Pv1uPeC_tA6Q/s400/mille.jpg)
em meio a notícias de quase falência da GM americana, dificuldades enormes na sua subsidiária européia, a poderosa Opel alemã, a quase certa falência da Chrysler, dificuldades da Ford, reduções de lucro da Toyota....adivinhe qual empresa vai bem, obrigado ? A Fiat. E em grande parte, devido às operações brasileiras. E dentre os carros da Fiat vendidos no Brasil, adivinhe quem vai ainda melhor ? Sim, o Mille.
é provável que estejamos vendo um fenômeno mundial: em primeiro lugar, um carro que foi lançado em 1984 no Brasil e que vai completando 25 anos de mercado e que continua, com relativamente poucas alterações, um dos mais vendidos. Não conheço carros em nenhum mercado importante mundial que tenha, entre seus top 5 de vendas, um produto com 25 anos... ( claro, desconta-se quando o carro tem o mesmo nome, mas muda todo o projeto, como as várias gerações do Corsa, do Fiesta ou do Civic em seus mercados). O Uno é em essência, o mesmo desde 1984: mudou muita coisa, é verdade, mas ainda é o projeto base. Impressionante !!
E mais impressionante: há dois meses que ele vem vendendo mais que o Palio, tornando-se o produto mais importante da Fiat hoje no Brasil, e por extensão, um dos mais importantes do mundo para a marca. Claro que boa parte deste sucesso é o fracasso do Palio, cuja remodelação recente fez despencar as vendas, mas não é só, o Mille vende bem por seus próprios atributos. Não deixa de ser amargamente irônico: enquanto a poderosa GM está prestes a falir, com seus carrões imensos e caros, a Fiat mundial colhe ótimos resultados em parte por um carrinho pequeno, barato, quadrado e de 25 anos de mercado... não é surpresa que quando bate uma crise mundial, volta o essencial: e essencial num carro é isso mesmo, dar mobilidade, a baixos preços, consumo e manutenção. E isso, sejamos francos, nenhum carro hoje faz no mercado como o Mille. Até a VW, que tem no Gol um outro nome de força no mercado nacional e mundial para a marca, deve ter uma pontinha de inveja do Mille da Fiat... afinal, a fórmula do carro do povo, que aliás dá nome a marca alemã, foi levada até as ultimas consequências justamente por sua maior concorrente.
E viva o Mille !!!