Wednesday, October 21, 2009

Só falta o preço... do NOVO FOX







Nem bem a GM lançou o Ágile e a VW apresentou o NOVO FOX, que provavelmente estava pronto, só esperando mesmo o lançamento do concorrente. A GM não escondeu que o Fox era o seu inspirador no projeto do Agile: ela queria um compacto espaçoso, inovador, na faixa de preço acima dos compactos hatches, mas ainda sim, de preço competitivo. Com o Agile ela conseguiu tudo o que queria: então a VW reinventou o FOX...
Como se vê, mudou o que todo mundo sabia que iria mudar: nova frente igual ao do Polo europeu e que provavelmente será a frente do novo gol quando ele for passar pelo seu primeiro face-lift daqui uns 4 anos ( a frente atual do Gol veio do jipe Tiguan e era pra ser a identidade visual da VW no mundo, mas troca no comando de design da marca mudou os planos, ficamos então com o Gol com sua frente "antiga" e os outros carros da VW, Fox e em breve o Polo, com a atual frente). A traseira teve mudanças pequenas, quase nada na lanterna, um vinco no porta malas e luzes traseiras tipo olho de gato. Pouca coisa, mas o suficiente para dar uma balançada no Fox, que nunca foi um carro com um design que chamasse a atenção pela beleza, mas pela funcionalidade.
O que mudou pra valer foi o painel. Sai o painel inovador mas pobre da versão anterior e entra um painel mais careta, mais tradicional mas bem mais requintado. É claro que o desejo da VW foi dar ares de requinte a um carro que sempre teve preços mais altos que os de um Gol, mas entregava acabamento em muitos casos piores que os de um Mille. Com esse novo painel, que dependendo da versão do Fox pode ter até mimos como computador de bordo e volante multifuncional, ela vai colocar o FOX num plano de mercado em definitivo acima do Gol, e mais próximo do Polo. Os motores ficam os mesmos: 1.0 e 1.6.
Quem ganha na briga entre Fox e Agile? Difícil dizer, já que o modelo da GM é um lançamento de mercado, enquanto o FOX sai na frente por já ter um público bem fiel. Claro, tudo depende do preço. E nesse ponto a GM está bem servida: o Agile tem uma montanha de itens de série, incluindo ar condicionado e mimos eletrônicos como computador de bordo, com um preço bem agressivo. O Fox, seguindo a tradição VW , deverá vir pelado de fábrica. Talvez seu preço de entrada seja menor, mas se for comparadas as versões com ar condicionado, é bem provável que o GM entregue mais por menos, isso sem falar num "detalhe": o motor do Fox de entrada será o 1.0, enquanto o Agile tem um 1.4. Comparar um Fox 1.6 com todos os equipamentos de série do Agile irá muito provavelmente estourar o preço em uns 5 mil reais, acho eu.
A briga será boa e o consumidor deverá fazer uma boa pesquisa se quiser comprar coisa boa por preço bom. Mas em qualquer uma das alternativas, Fox, Agile, Sandero, Punto, C3, 207 e os hatches mais "simples", como Fiesta, Gol,Palio e o próprio Corsa, acredito que ele estará bem servido: finalmente, depois de uma longa espera, começa a renovação dos hatches compactos no Brasil, nosso maior mercado. É esperar agora as duas novidades a seguir, o novo palio e o novo fiesta. Mas isso em 2010....