Monday, March 28, 2011

Cobalt - o futuro sedan Agile





eis as projeções do futuro Agile sedan, que de acordo com algumas fontes na internet, já tem até nome: COBALT, nome aliás de um sedan da Chevrolet americana que foi tirado de linha.
A linha de sedans é estratégica para a GM que é líder neste mercado, principalmente devido ao velho Classic,que vende muito, em grande parte pelo seu preço e em parte pelo seu desing ainda simpático. Acho quase impossível a GM tirá-lo de linha, a não ser que suas vendas caiam. Neste sentido, a linha de futuros sedans da GM seria composta com 1-Classic, 2-futuro projeto ônix-sedan, que mataria o Prisma, este 3-Agile-sedan, Cobalt e o 4-Cruze, com a possibilidade, a meu ver remota, de se manter o Vectra atual em linha numa versão única e preço mais baixo, como mais ou menos a GM fez com o Monza durante alguns anos. Os sedans da GM são a sua linha de frente no mercado e ela não pode descuidar deste segmento, ainda mais com os chineses chegando por aí.

Wednesday, March 09, 2011

Agile sedan - na neve





Algumas revistas disseram que ele não viria, mas sempre achei meio tolo esse ponto de vista: pois bem, aqui está o óbvio,o Agile terá sim uma versão sedan, esta nas fotos em testes na Europa.
O projeto Viva, que quase deu nome ao Agile, previa pelo menos 4 carros: dois já foram, o hatch e a picape. Faltam mais dois, e seria óbvio que um deles seria o sedan. O outro poderia ser um crossover ou quem sabe uma perua, segmento do qual a GM está ausente há anos. Algumas revistas disseram que não haveria um Agile sedan, porque na verade teríamos o projeto Ônix, que prevê dois carros, um hatch e outro sedan. Por outro lado não é segredo que a GM vem pensando em trazer do México o Aveo, tanto hatch quanto sedan, mais ou menos do mesmo porte que o Agile. Mas são projetos diferentes. A linha Ônix é compacta, feita para substituir Celta/Prisma, enquanto o Aveo é um carro premium, mais para preço de Linea a City. Fica faltando um "buraco" na linha da GM que vai ser preenchido por um Agile sedan, que encaixaria perfeitamente na faixa de preço do atual Corsa Sedan, e bateria de frente com a multidão de sedans compactos que temos no mercado.
É pouco provável que a GM tenha investido tanto dinheiro num projeto para ter apenas dois derivados. Muito provavelmente a linha Agile terá novidades e não vai ficar só no sedan. Já li que até mesmo um motor 1.0 num Agile menos equipado já estaria a caminho. Da neve para o calor tropical em breve.