Saturday, June 25, 2011

LADA na versão capitalista : bem melhor, camarada.






Lembra da LADA ? Pois é, pouca gente lembra. Ela foi a primeira empresa a vender carros no Brasil quando veio a abertura comercial, ainda no governo Collor. Os carros eram trazidos por um empresário do Panamá que foi trazê-los da longinqua Rússia, ainda em processo de desintegração da então URSS. Sim, os carros eram legítimos representantes do modelo de vida soviético...
Apesar de um certo sucesso inicial, logo o consumidor brasileiro percebeu que eles eram ainda piores que os fabricados aqui e, com exceção do jipinho Niva, os produtos foram logo se transformando em "micos": feios, obsoletos, desconfortáveis.
Nada como um golpe de capitalismo.... a Lada ainda existe e hoje, sob domínio da Renault, voltou a fabricar carros, mas agora com uma diferença: são compatíveis com o que se chama de carro em outras partes do mundo. Esse aí em cima é o sedan Granta, na verdade, uma versão russa do clio sedan. Pode até não ter um design arrebatador, mas convenhamos, é anos luz à frente do seu antigo "kamerad" da era soviética.
Os comunistas chineses foram mais espertos: mantiveram o sistema comunista, mas mudaram seus carros... podem ser copiados dos ocidentais, pirateados na verdade, mas pelo menos não são exemplos de caixas de sapato com rodas. Nessa Lada granta renascido, até Marx iria querer dar uma volta.

Thursday, June 23, 2011

NOVO PALIO - agora sim, é novo.










O lançamento mais importante deste ano de 2011 será o NOVO PALIO. Novo de verdade, já que até hoje o modelo compacto da Fiat só trouxe "face-lifts", remodelações, várias é verdade, mas nada tão radical. Sua estrutura é a mesma desde seu lançamento, isso há vários anos, em 1995.
De lá pra cá, o mais importante carro da Fiat no Brasil viu seu mercado ser imundado de lançamentos, todos mais modernos que ele: em 1995 ele reinava num mercado marcado por fiesta e corsa antigos, gol "bolinha" e só. Agora, veio e saiu o Corsa novo, veio Agile, veio Fox, Fiesta novo,206 e depois 207, C3... isso sem falar em seu maior rival, o Gol novo, que finalmente "matou' o velho Palio com sua acanhada carroceria, baixa e apertada, que um dia foi o maior hatch compacto do país...
verdade que ele envelheceu bem, e ainda é um dos mais vendidos do mercado, mas já passou da hora de mudar. O Uno está quase vendendo o mesmo que o Gol, mas será com o NOVO PALIO que a Fiat vai entrar de cabeça em dois mercados ao mesmo tempo: o Palio terá versões 1.0 mais baratas que terão preços próximos dos do Uno, mas ao mesmo tempo mirando o Gol, enquanto versões mais caras do Palio atacarão Fox, Sandero e Agile, num importante segmento de mercado, o dos hatchs mais altinhos que a Fiat está de fora. Enquanto o Punto fica numa categoria superior, o Novo Palio cresce em tamanho, mas ainda não deixa de ser um "popular". Com a chegada iminente de outros dois pesos pesados neste concorridíssimo mercado, Nissan e Hyundai, é certo que o carro da Fiat fará sucesso: seu design, que como se vê, é um 'mini-punto' vai ajudar, mas o carisma do nome, conquistado em longos 15 anos de mercado no Brasil, aliado a uma política de preços certamente agressiva, afinal isso a Fiat sabe muito bem, tornará o NOVO PAlio de novo em um dos mais vendidos, quem sabe desbancando o Gol. A VW prepara uma reação mais tímida com um leve face-lift no gol à moda jetta/fox. Parece-me pouco suficiente. Vai ser difícil a vida do Novo Palio com tanta concorrência. Mas ao mesmo tempo, fica evidente uma coisa: com dois hatches compactos modernos no mercado e a preços mais agressivos, também fica evidente que vai ser difícil a Fiat perder a liderança de mercado tão cedo.