Wednesday, July 06, 2011

Depois da China, a Índia.




Eis uma foto que merece atenção: para quem gosta de carro, o estilo deste aí é inconfundível. Sim, trata-se do Nano, da indiana Tata, o mais barato do mundo. Até aí, nada de mais. Mas veja a foto: conseguiu visualizar na frente dele um emblema da Audi? E na traseira dele, paralelo a ele, a traseira de uma Parati brasileira? Pois bem, a foto do Nano foi feita no México. O carro está em testes em nosso vizinho e você sabe que tudo que pode ser vendido, ou produzido, no México, pode vir para cá com imposto zero. A Tata enfrentou alguns problemas do Nano, incluindo incêncios, que abalaram sua popularidade na Índia, já recuperada. O outro mercado natural seria América Latina. Podemos esperar uns dois ou no máximo três anos para ver o Tata Nano dando as caras por aqui. Se você acha que chinês é barato, na Índia o Nano custa 4.500 reais, menos que uma moto. A versão mais cara, com airb bag e abs, chega aos 10 mil. Poderemos ver Nano por aqui em torno de 15 mil reais, completo. Até os chineses ficarão de olhos abertos...

Monday, July 04, 2011

Coreano de Piracicaba




Ele ainda nem nome tem, poderá ser i15 ou outra coisa, mas com certeza, será o maior tiro de canhão do mercado automobilístico brasileiro desde o lançamento do Fiat Palio, há 15 anos. Eis uma projeção do futuro compacto da Hyundai.

E por que não tão importante assim? Porque a marca coreana é conhecida por sua qualidade: ela fez em 20 anos o que os japoneses levaram 30 ( dizem que os chineses podem encurtar esse tempo ainda mais...), de uma marca de baixo custo para uma marca de baixo custo com alta qualidade. Os coreanos eram motivos de piada quando chegaram, há 15 anos, como importados. Lembra do Hyundai Elantra, ou do Kia Cerato? Mias pareciam "carros da Barbie", feios, frágeis e de acabamento bizarro. ( qualquer semelhança com os chineses de hoje não será coincidência). Pois bem, alguém aí dá risada destes mesmos modelos hoje em dia ?

Esse compacto foi feito à imagem e semelhança do Gol: mesmo porte, mesmo preço de mercado, mas com diferenciais de design e qualidade coreanos. A última vez que um carro foi criado à semelhança de outro foi o Palio e isso alterou a ordem das montadoras no Brasil. Com a chegada, ano que vem, do futuro coreano "made in Piracicaba", não tenho dúvidas de que muita coisa vai mudar, talvez a ordem das montadoras. Com a palavra, a Hyundai.