
Não há nada remotamente comparável ao Peugeot 307 na indústria automobilística nacional....
Não foi um passeio de carro, foi uma experiência e uma redefinição de TODAS as minhas opiniões sobre o objeto : CARRO ( aqui de público, agradeço ao Jamil e ao Alexandre por terem me proporcionado tal acontecimento)
Vamos aos fatos:
Trata-se de um carro super tecnológico: toda a suspensão é gerenciada eletronicamente, incluindo aí inclinação ou maciez e dureza conforme o piso. Os aparatos de conforto são incontáveis: sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, som totalmente controlado pela haste da direção, incluindo mensagens RDS, bancos elétricos de couro, teto solar elétrico, retrovisores escamoteáveis eletricamente junto com o alarme, ar condicionado digital.....é um pequeno show do quão longe o homem conseguiu chegar e qual o nível da indústria francesa hoje.
Mas o que realmente muda o conceito de dirigir é o câmbio tiptronic, ou no dizer técnico, "automático sequencial". O que seria isso ?
A Porsche inventou o sistema a partir de um problema mercadológico:
todos sabemos que nos EUA até os esportivos têm câmbio automático ( o corvette por exemplo), porém na Europa é inconcebível um esportivo não ter embreagem e câmbio manual ( já imaginou uma ferrari com câmbio automático?). Porém a Porsche vendia carros dos dois lados do Atlântico.......o que fazer ?
Imaginar um câmbio que pudesse ser, ao mesmo tempo, automático como os americanos exigem, mas com a possibilidade de trocar as marchas como os europeus gostam. Estava pronto o tiptronic que aos leigos funciona assim :
imagine um H, num dos lados do H existe o câmbio automático normal, com as posições clássicas que o Opala do meu pai tinha: P, R, N, 1, 2, 3 e D ( drive). Mas a partir da posição D sai o outro lado do H, com as possibilidades + ou -, marcha pra cima ou pra baixo.
Em resumo, se quiser uma condução de um senhor de 60 anos, tá feito. Mas se o senhor de 60 anos quiser impressionar a gatinha de 18 numa serra sinuosa, basta acionar +.....
é um verdadeiro "Dr. Jekill e Mr. Hide", médico e o monstro: ora um pacato hatch automático, ora um violento pit bull urrando aos 6 mil rpm quando o motor está quase cortando a injeção....
meu deus....