Thursday, March 23, 2006

Ele, 207, de novo.





Ele está em plena forma: o Peugeot 207 recém lançado no Salão de Genebra, está dando que falar na Europa. Espera-se que igualmente mostre força nas vendas. Aliás, ele terá desde já dois concorrentes fortes: de um lado, o novo líder de vendas europeu é o Fiat Punto remodelado. De outro lado, numa batalha francesa, o 207 vai enfrentar o Novo Clio. ( e lembra que falei da ausência do Novo Corsa ? Pois é, ele será lançado no Salão de Londres, mês que vem).

O mercado dos compactos é o maior da Europa e no Brasil tam bém. E aos poucos, o que se percebe é que ele vai entrando no mercado dos médios. 207 quase se confunde com o 307, enquanto Novo Clio é quase tão grande como o Megane francês hatch. Tendência que é européia, mas não brasileira, já que por aqui, carro compacto muito caro vende pouco. Nosso mercado exige um equilíbrio mais delicado: melhorar e aumentar os compactos, mas sem estourar os custos.

De resto é esperar esses novos competidores por aqui: 207, novos clio e corsa e novo punto. Mas espere mesmo. O mais próximo a chegar é o novo punto, numa fatia de mercado acima ainda do Palio, que aliás ganha nova versão ano que vem. E não se engane, o novo punto por aqui terá preço de Stilo.

Monday, March 06, 2006

Volta da rainha ?



Ela já foi rainha absoluta : nos anos 80 e início dos 90, quando se falava em perua, o nome dela era unanimidade ; Parati.
Primeiro erro da VW: a demora absurda em lançar uma versão 4 portas da perua, pois com o lançamento da Palio Weekend, 4 portas, ficava difícil manter uma Parati perua com apenas 2 portas como ela sempre foi nos anos 80.
Segundo erro: não perceber o grande problema da Parati, o alto número de roubos, que faz dela o incômodo primeiro lugar em preço de seguro. Incríveis 15 mil reais podem ser pedidos por seguradoras para uma Parati de 40 mil. Se vc conseguir 5 mil, esteja satisfeito.
Conclusão: ela decaiu a ponto de ser ultrapassada pela Palio, que hoje vende o dobro da Parati.
Isso sem falar nas novas minivans, muito mais modernas e ousadas, espaçosas e com seguros bem baratos pelo seu perfil mais familiar.
Mas a Parati não está de todo morta.
Veja essa versão Track and Field. Combina com admirável perfeição dois perfis: um esportivo, com as cores preta e cinza, adesivos discretos como elefantes em fuga e rodas de liga, com um perfil off-road, ditado pela suspensão elevada.
Vamos e venhamos, quem não gostaria de ter um carro desses ?
E o preço? Com ar condicionado de série, ela custa com motor 1.8 flex 41 mil reais. Preço bastante interessante, já que um EcoSport custa o absurdo de 47 mil, uma Palio Adventure 48 mil e uma perua 206 SW, com motor 1.4 custa 40 mil. Tamanha diferença se explica: afinal, boa parte dessa grana a "menos" o futuro comprador da Parati vai gastar com o seguro a mais ( e bota a mais nisso...).
Mas ainda sim, ela pode vir a ser uma boa opção.
Outra explicação para o preço baixo: a VW vai lançar em breve uma perua FOX, a SpaceFox, essa sim, ampla, moderna, diferenciada. A Parati portanto já está sendo reposicionada no mercado. Bons itens de série, bom visual, preço mais baixo.
Se não fosse o seguro....

Friday, March 03, 2006

O Japão ganhou a guerra contra os EUA

Vou apenas copiar o trecho da reportagem: ela diz tudo.

Detroit (EUA), 2 mar (EFE).- A revista "Consumer Reports" publicou a sua lista com dez recomendações de compra de carros nos Estados Unidos, na qual o destaque é a ausência dos modelos americanos e europeus.Os dez veículos recomendados pela "Consumer Reports" são japoneses, das marcas Honda, Acura, Infiniti, Subaru e Toyota.É a primeira vez desde que a revista começou a escolher sua lista, há nove anos, que não há nenhum carro americano. No ano passado, o único representante dos EUA foi o Ford Focus.A marca Honda foi a que mais carros emplacou na lista, com cinco, somados os das marcas Honda e Acura. A Toyota e a Subaru vêm em seguida, com dois cada uma. Em último lugar fica a marca de luxo de Nissan, Infiniti.Por categorias, a eleição de melhor carro pequeno foi o Honda Civic. O melhor carro para a família, o Honda Accord. O carro exclusivo, o Acura TL. O carro de luxo escolhido foi o Infiniti M35.Entre os utilitários esportivos, o Subaru Forester venceu na categoria pequeno e o Toyota Highlander Híbrido na médio. O melhor monovolume é o Honda Odyssey. O prêmio de carro ecológico foi para o Toyota Prius. O mais divertido de dirigir, o Subaru Impreza WRX STi, e a melhor picape, o Honda Ridgeline.A "Consumer Reports" destacou que, com a eleição do Highlander Híbrido como utilitário esportivo de tamanho médio, dois veículos híbridos entraram na lista dos 10 melhores. O outro é o Prius, o carro ecológico, por sua média de consumo de 5,34 litros para cada 100 quilômetros.A revista, que este ano deu mais atenção ao quesito segurança, testou 200 carros nos últimos meses para chegar à lista.A "Consumer Reports" destacou que seu programa de testes é um dos mais exaustivos dos Estados Unidos, e inclui a compra anônima em concessionárias de todos os carros testados. Eles são levados a um centro dedicado exclusivamente à realização de provas.O diretor de provas da "Consumer Reports", David Champion, afirmou que os carros japoneses são mais confiáveis que os concorrentes provavelmente graças à liderança do Japão na área da eletrônica, já que a maioria dos problemas dos carros modernos se origina neste tipo de componente.