Novo Celta


O Novo CELTA chegou. Suas modificações foram melhores do que eu supunha. Sempre gostei do design deste carro compacto, pensado para ser barato e simples, tanto é que tive um. Quando falaram que iriam mudar seu estilo, fiquei de orelha em pé : seria mais um caso de carro "assassinado" pelo mórbido cérebro dos designers de carros ?
Não é o caso. Mas uma coisa devemos ter em mente: embora o novo Celta não seja feio, ele perdeu um pouco em personalidade.
Sua frente ficou com cara de Vectra novo. Mas na verdade lembra o Corsa. Mas pode lembrar o Fiesta. Ou até o....é isso mesmo: sua frente ficou bonita e igual a todos os outros carros: faróis maiores, algo esbugalhados. A frente antiga com os faróis imortais copiados do Vectra antigo vai deixar saudade.
E a traseira ? Tenho horror a traseiras "chapadas", talhadas no formão. O Celta tinha uma traseira a meu ver bonita: de linhas fluidas, com um talhe em forma de sorriso que lembra até o primeiro Palio. A atual mantém as linhas fluidas, evitando dar um corte reto, como eu achava que ficaria. De novo, bonita, mas sem muito tempero.
O interior é que teve um bom "upgrade": melhor painel e portas, bancos mais bonitos e durinhos, mas de novo....adivinhe, agora copiados do Corsa.
Parece então que temos como definir o Celta: O Pequeno Frankestein. Ele sempre, desde o início, foi um carro feito de pedaços de cadáveres de outros carros: frente de Vectra, traseira de Palio, lateral do Tigra, linha do painel do Vectra....agora ele continua o mesmo carro "costurado": ainda bonito, mas acho que na primeira geração o resultado foi mais interessante. Ele e definitivo não é um carro que aposta na originalidade do design, como é o caso do Ka. Afinal, ele tem uma missão principal : vender muito, para todo mundo, até mesmo aqueles que não gostam de carro, nenhum carro.
Como eu agora fiz um upgrade para um Novo Corsa, não mais me interesso pelo Celta, que é, nitidamente eu vejo isso agora, um carro de segmento inferior. Honesto, bom e confiável e agora na nova versão, menos bonito, mas não feio. É isso aí.
E a parte melhor: o meu na gasolina fazia 19km/l.....o meu Corsa atual consegue fazer 14km/l. Pelo jeito, não é só do design antigo que vou sentir saudades.....
