Tuesday, April 18, 2006

Novo Celta




O Novo CELTA chegou. Suas modificações foram melhores do que eu supunha. Sempre gostei do design deste carro compacto, pensado para ser barato e simples, tanto é que tive um. Quando falaram que iriam mudar seu estilo, fiquei de orelha em pé : seria mais um caso de carro "assassinado" pelo mórbido cérebro dos designers de carros ?
Não é o caso. Mas uma coisa devemos ter em mente: embora o novo Celta não seja feio, ele perdeu um pouco em personalidade.
Sua frente ficou com cara de Vectra novo. Mas na verdade lembra o Corsa. Mas pode lembrar o Fiesta. Ou até o....é isso mesmo: sua frente ficou bonita e igual a todos os outros carros: faróis maiores, algo esbugalhados. A frente antiga com os faróis imortais copiados do Vectra antigo vai deixar saudade.
E a traseira ? Tenho horror a traseiras "chapadas", talhadas no formão. O Celta tinha uma traseira a meu ver bonita: de linhas fluidas, com um talhe em forma de sorriso que lembra até o primeiro Palio. A atual mantém as linhas fluidas, evitando dar um corte reto, como eu achava que ficaria. De novo, bonita, mas sem muito tempero.
O interior é que teve um bom "upgrade": melhor painel e portas, bancos mais bonitos e durinhos, mas de novo....adivinhe, agora copiados do Corsa.
Parece então que temos como definir o Celta: O Pequeno Frankestein. Ele sempre, desde o início, foi um carro feito de pedaços de cadáveres de outros carros: frente de Vectra, traseira de Palio, lateral do Tigra, linha do painel do Vectra....agora ele continua o mesmo carro "costurado": ainda bonito, mas acho que na primeira geração o resultado foi mais interessante. Ele e definitivo não é um carro que aposta na originalidade do design, como é o caso do Ka. Afinal, ele tem uma missão principal : vender muito, para todo mundo, até mesmo aqueles que não gostam de carro, nenhum carro.
Como eu agora fiz um upgrade para um Novo Corsa, não mais me interesso pelo Celta, que é, nitidamente eu vejo isso agora, um carro de segmento inferior. Honesto, bom e confiável e agora na nova versão, menos bonito, mas não feio. É isso aí.

E a parte melhor: o meu na gasolina fazia 19km/l.....o meu Corsa atual consegue fazer 14km/l. Pelo jeito, não é só do design antigo que vou sentir saudades.....

Wednesday, April 05, 2006

A rainha chegou !



A VW está se reinventando no Brasil.
Depois de ser, durante mais de 40 anos, a líder absoluta no mercado nacional, quando chegou a ter a impressionante marca de 2/3 das vendas, devido ao Fusca, a VW foi perdendo participação nos anos 90. Todo mundo sabe porque: Uno Mille, da Fiat.
Mas não foi só a Fiat que avançou no mercado da VW. Com o lançamento da família Palio, a VW perdeu de vez o rumo. Afinal, era impossível comparar o moderno Palio com o ultrapassado Gol.
Nos anos 2000, foi a vez da GM levar a VW ao 3 lugar, lançando o Celta. A VW estava ameaçada até pelo renascimento da Ford.
Tudo mudou com o lançamento do Fox. Embora pessoalmente eu não goste dele, não há dúvida de que é um projeto inteligente e moderno, se bem que um pouco "sem sal" .
Agora é a vez da SpaceFox, ou se quiser, a perua Fox.
Compare o seu perfil com o da Parati, no blog abaixo. É um massacre. Moderna, de linhas fluidas, com amplo espaço interno. Aliás, na minha opinião, ela redime o maior problema do Fox: sua traseira insossa, mais parecida com a de um furgão de carga, foi redesenhada na perua para ficar chamativa, com um toque de sofisticação.
Mas o mais importante é o projeto em si: olhe ela de novo. Ela é o quê? Perua ? Minivan ?
Pois é. A VW, depois de anos fazendo carros velhos, agora quer é fazer carros novos: não só projetos novos, mas novas idéias. O próprio Fox é fruto disso: compacto mas com cara de minivan. O CrossFox é outro "transgênico": minivan compacta com jeito de jipinho. E agora a SpaceFox, que mistura minivan com perua. E em breve haverá uma versão "cross", tornando ainda mais interessante o projeto, misturando ainda mais espaços de mercado.
E para quem ainda acha que a VW está apegada ao passado: outra notícia. Ela tirou o Santana de linha.
Pelo jeito, eles REALMENTE estão querendo se reinventar.