Wednesday, June 28, 2006

Quanto custa ?

Responda rápido : qual deles custa mais, um CrossFox ou um Polo ? Um Focus ou um EcoSport ? Um Celta novo ou um Corsa Classic sedan ?

Quem determina o preço de um carro não é, como nós poderíamos pensar, apenas o seu custo efetivo, nível de acabamento e opcionais, mas sim o intenso trabalho de marketing que cada empresa faz em torno desse ou daquele modelo, estimulando demandas em mercados específicos. Isso faz com que alguns carros fiquem "na moda", enquanto outros, menos procurados, vêem seus preços diminuirem. O caso da Ford é exemplo disso: o EcoSport é um carro que sempre esteve em moda, com alta demanda. Mesmo tendo acabamento mais simples e uma plataforma mais básica, com mecânica bem mais simplificada ( a do Fiesta) ele custa mais que um Focus, que é mais sofisticado, moderno e tem excelente acabamento, embora ainda não seja flex. Outro exemplo: não entre numa loja VW para comprar um CrossFox sem antes ver o Polo. Embora o CrossFox seja um charme só, com aquele jeitinho de carro lunar, ele custa a bagatela de 45 mil reais SEM AR CONDICIONADO, o que o leva a uns 47 ou 48 mil. Um Polo hatch com mais equipamentos, acabamento muitísssimo superior, mesma mecânica e AR DIGITAL custa 43 mil reais, com direito a desconto e pronta entrega. ( o CrossFox tem fila de espera). Nessa caso, a "moda" custa 5 mil reais a mais num carro bem mais básico.
E por último, temos o caso da dupla Celta-Corsa sedan. O sedan compacto sempre teve um ótimo custo-benefício, mas agora com a remodelação do Celta e seu preço mais elevado, a situação do pequeno sedan é ainda melhor. Pois saiba que mil reais a mais no preço, isso mesmo, só mil reais, separam um Celta novo básico, duas portas, de um Corsa Classic básico. Só que o Classic já tem pára choques na cor, é 4 portas, é sedan, tem acabamento superior e os dois são flex.
A dica então é essa : controle seu desejo e veja os carros menos charmosos. Um ótimo negócio pode aparecer.

Tuesday, June 27, 2006

Massacre italiano - parte 2



Sedici, mas pode chamar de futuro assassino do EcoSport....

Eis aí o novo integrante do futuro massacre italiano no Brasil : EcoSport que se cuide, pois se a Fiat resolver fabricar por aqui o Sedici, a coisa fica feia pra ele.
Impressionante duas coisas na Fiat : sua competência em acertar mercados definidos e ser líder, ou pelo menos, quase. Ela projetou o Palio para derrubar o Gol, não conseguiu, mas o carro, somado ao veterano Uno Mille, levou-a a liderança total de vendas. De quebra, os antigos líderes Parati e Saveiro foram pro espaço, e a Fiat só não leva a liderança no mercado de sedans com o Siena ( que a VW simplesmente abandonou...) porque o Corsa sedan é imbatível.
Agora a história se repetiu no mercado de minivans compactas: bastou chegar e a Idea é líder, desabancando o Fit e a Meriva.
No post abaixo, acredito que a Fiat levará outro mercado importante : o dos compactos premium com o Punto, a chegar em 2007.
Falta um mercado importante: o dos crossovers, mistos de carro com SUV,s, que por aqui é dominado pelo EcoSport, tendo como coadjuvante o CrossFox. Tenho poucas dúvidas de que, se a Fiat trouxer o Sedici, que faz um sucesso enorme na Europa, ela ganha esse mercado.
Ainda não vi nada por aí dizendo que o Sedici vem, ao contrário da certeza do Punto. Mas que seria bom uma concorrência, isso seria. Mesmo quem não gosta da Fiat e não compra Fiat, deve agradecer a ela. Desde que lançou o Mille há 15 anos que ela vem mexendo pra valer no mercado brasileiro. Pena que só ela...
















Monday, June 05, 2006

Massacre italiano - parte 1



O que vc está vendo é o futuro líder no mercado de "compactos premium" no Brasil: o Punto novo italiano, e em breve, brasileiro. ( aliás, bem breve, em 2007).

Ele é hoje o carro mais vendido da Europa, desbancando o Astra, o 206 e o Clio. É grande para ser um simples compacto ( como eu disse antes, "en pleine croissance"...) mas não tem aquele jeitão de carro de pai de família. É arma da Fiat para atacar um mercado em que hoje ela é frágil: o dos compactos. Embora o Palio continue sendo sempre um dos 4 mais vendidos, a verdade é que, mesmo com a última remodelação, ele sente o peso da idade. Seu projeto é de meados dos anos 90, concorrendo com Gol bolinha, Corsa antigo, Fiesta antigo e só. Não à toa, quando o moderno Palio foi lançado, imediatamente tornou-se A referência nesse mercado. Os anos vieram e os concorrentes também: Fox no lugar de Gol, Corsa novo e Fiesta novo, sem falar em 206 e mesmo um Clio de coadjuvante. E num mercado um pouco mais caro, carros como o Polo e o C3. Como um Palio iria conviver com uma guerra dessas ? Resposta simples: ele NÃO vai . A Fiat vai fazer com ele o que fez a VW com o Gol e a GM com o Corsa antigo. Simplificar e rebaixar, abrindo espaço para um projeto novo. A Fiat terá em breve dois Palios, como aliás tem hoje: o atual, mais simples, vai tomar o lugar do fire de carroceria antiga, enquanto um NOVO PALIO ( isso mesmo, menos de 3 anos depois de ser lançado...) vai ser um intermediário entre o mercado de entrada e o "premium". Numa faixa mais próxima de Polo, C3 e até mesmo de Astra, Golf e hatches médios, entra o Punto. Carroceria grande ele tem, estilo também, falta o preço competitivo, mas isso, quando falamos na Fiat, a mais agressiva montadora nacional, não deve surpreender.

Em breve portanto, poderemos dar "adeus" aos nossos atuais compactos, Fox, Corsa, Fiesta, 206 e Clio como coisas do passado. Ano que vem, a Fiat começa a corrida para renovar esse concorrido mercado .