Monday, June 05, 2006

Massacre italiano - parte 1



O que vc está vendo é o futuro líder no mercado de "compactos premium" no Brasil: o Punto novo italiano, e em breve, brasileiro. ( aliás, bem breve, em 2007).

Ele é hoje o carro mais vendido da Europa, desbancando o Astra, o 206 e o Clio. É grande para ser um simples compacto ( como eu disse antes, "en pleine croissance"...) mas não tem aquele jeitão de carro de pai de família. É arma da Fiat para atacar um mercado em que hoje ela é frágil: o dos compactos. Embora o Palio continue sendo sempre um dos 4 mais vendidos, a verdade é que, mesmo com a última remodelação, ele sente o peso da idade. Seu projeto é de meados dos anos 90, concorrendo com Gol bolinha, Corsa antigo, Fiesta antigo e só. Não à toa, quando o moderno Palio foi lançado, imediatamente tornou-se A referência nesse mercado. Os anos vieram e os concorrentes também: Fox no lugar de Gol, Corsa novo e Fiesta novo, sem falar em 206 e mesmo um Clio de coadjuvante. E num mercado um pouco mais caro, carros como o Polo e o C3. Como um Palio iria conviver com uma guerra dessas ? Resposta simples: ele NÃO vai . A Fiat vai fazer com ele o que fez a VW com o Gol e a GM com o Corsa antigo. Simplificar e rebaixar, abrindo espaço para um projeto novo. A Fiat terá em breve dois Palios, como aliás tem hoje: o atual, mais simples, vai tomar o lugar do fire de carroceria antiga, enquanto um NOVO PALIO ( isso mesmo, menos de 3 anos depois de ser lançado...) vai ser um intermediário entre o mercado de entrada e o "premium". Numa faixa mais próxima de Polo, C3 e até mesmo de Astra, Golf e hatches médios, entra o Punto. Carroceria grande ele tem, estilo também, falta o preço competitivo, mas isso, quando falamos na Fiat, a mais agressiva montadora nacional, não deve surpreender.

Em breve portanto, poderemos dar "adeus" aos nossos atuais compactos, Fox, Corsa, Fiesta, 206 e Clio como coisas do passado. Ano que vem, a Fiat começa a corrida para renovar esse concorrido mercado .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home