Monday, October 30, 2006

Bravo!

E para encerrar esse mergulho no novo mundo Fiat
vamos de Bravo! Pois é, esse é o sucessor do Stilo na Europa. Aliás a Fiat acaba de divulgar lucro coisa que não acontecia há tempos, fruto da enorme renovação de sua linha na Europa e em breve, por aqui. O Bravo, mesmo nome usado na versão duas portas do Bravam que não veio para cá, é um elegante hatch 4 portas, bastante alongado, que vai concorrer com as novas versões de Astra, Golf, Focus e 307. Por aqui, só o 307 é igual ao europeu, todas as outras versões nacionais estão uma geração atrás. O Bravo é um Grande Punto ainda mais encorpado, e detalhe interessante, preste atenção na grade: isso mesmo, mudou, de novo, o logotipo da Fiat. Pelo jeito, saindo de uma crise enorme, que quase levou-a a falência e a venda para a GM, a Fiat está decidida a dar um passo além. É hoje a marca que mais cresce na Europa, superando até mesmo as coreanas e japonesas, além disso, ela pensa em abrir novos mercados: além da China, onde vende bem de família Palio, quer vender carros na Austrália, no sudeste asiático, no Canadá e .....nos EUA !!! Pois é, a montadora que é quase símbolo de carros pequenos quer vender para os americanos. Será que cola? Os americanos estão de saco cheio de SUV´s enormes e beberrões, preferindo carros japoneses e principalmente coreanos ( eles são os que mais crescem por lá), mais modernos e compactos. Seria interessante ver Fiat sendo vendidos em NY....Pelo jeitão moderno e arrojado, vamos e venhamos, lindo, do novo Bravo, não seria loucura pensar nisso.
Minha opinião? nem f. o Bravo vem pra cá.....por aqui teremos a trinca palio-punto-punto sedan(o linea aí do blog de baixo) e talvez, até mesmo continuamos com o Stilo, já que tanto Astra quanto Golf vão ficar na atual geração por um bom tempo.

Tuesday, October 24, 2006

Linea



Este é o Linea, da Fiat. Trata-se da versão sedan do Grande Punto e que com toda certeza será feito por aqui em menos tempo do que se imagina ( a Fiat, como sabemos, é bem rápida...), entrando no segmento que ela, Fiat, tenta entrar faz tempo: o dos carros mais caros e sofisticados. Vai concorrer no congestionado mercado dos sedans médios, com Vectra, Civic, Corolla, Megane, e cia. O Grande Punto ( por aqui, provavelmente somente Punto) modelo hatch chega também em breve, no mercados dos "compactos premium", pra brigar com Polo, C3, e quem sabe, até mesmo com Astra, Focus e médios. E o Stilo? Pois é....já sai na internet fotos do futuro "Brava", um Punto grandão, que seria o substituto do Stilo por aqui. Mas no Brasil, o "Brava" (mesmo nome usado no carro da Fiat que saiu de linha bem rapidinho, lembra?) vai demorar muito, talvez nem seja feito por aqui. Quando o Punto vier, o Stilo brasileiro sai? Nem a Fiat sabe: mas uma outra coisa é bem certa, o Palio muda de novo ano que vem, pra aguentar a briga com Corsa, Fiesta, Fox, 206 e compactos.

Com essa agitação toda lá em Minas Gerais, o jurássico Mille vai bem, obrigado. Vende muito, é barato, dá lucro. Pode ir se acostumando a ver um monte deles rodando por aí...

Wednesday, October 04, 2006

Prisma, de novo







Ele ficou bem bonito. A mesma estratégia já usada no corsa sedan antigo, o hoje classic: quem não tem vectra, vai de prisma mesmo.

Mas faltava um item importante: o preço. Não falta mais, a GM divulgou o preço dele: iniciais 30 mil reais, na versão mais básica Joy, chegando aos 35 mil na versão top Maxx toda equipada. Não é um carro "popular", essa categoria de sedans baratos a GM vai reservar ao Classic, mas é um bom preço, diria até, ótimo.

Trata-se de um bom 4 portas, com amplo porta malas, design muito bacana, e com motor 1.4 de 97 cv. Para se ter uma idéia da comparação, o motor Fiat da linha palio 1.4 entrega 82 cv, pouco coisa mais.....que o 1.0 flex VHC do Corsa novo..!! Ou seja, a GM está vendendo um 1.6 com preço de carro 1.0 mais equipado. Ótimo negócio. Vc não gosta de carros sedans porque dão trabalho na hora de estacionar ? Eu também, por isso o Prisma tem um opcional interessantíssimo: detector de obstáculos eletrônico. Um toque de sofisticação num carro de preço bem convidativo.

Mas nem tudo são flores.....o interior aí do lado mostra que ele é um celta. Tem acabamento honesto, mas inferior ao da linha corsa. Não tem a mesma estrutura da carroceria do corsa novo, com barras de teto, subframe na suspensão, ou acelerador eletrônico. E o volante é torto, feito o do Gol.....o braço esquerdo fica mais perto do que o braço direito. Coisas de um projeto que tem raízes do corsa antigo. Mas por 35 mil reais, devo dizer, o Prisma já é um dos meus preferidos mesmo com esses pequenos defeitos. Resta esperar o futuro sedan Logan da Renault para ver se o conjunto é bom e o preço melhor. Boa briga por aí....