Wednesday, February 28, 2007

Mudando de idéia...

Mudando de idéia....

Vi com muitos detalhes o Novo Palio: devo dizer que fui bem precipitado e peço o perdão de meus acompanhantes, o Novo Palio não é afinal tão feio assim....

Uma vez li que o ideal dos carros é NÃO agradar a primeira vista, mas causar certa estranheza ao olhar, pois caso o carro seja muito agradável logo de cara, fica igualmente velho e cansado muito rápido... talvez seja esse o caso do Novo Palio, com um design bem estranho, mas que num segundo olhar mais detalhado, revela-se até que simpático.

Verdade seja dita, ainda acho que não havia nada de errado com o palio atual ( que fica ainda em linha como versão Fire e desde já é o mais bonito carro de entrada do mercado, superando Gol e Celta). A Fiat foi um pouco apressada demais em mudar o Palio, mas isso tem motivo claro: como o Fiesta mudou, o Fox tem vendido muito bem, o Corsa está pra mudar, e em breve a VW vai trazer um novo Gol, era hora de dar um novo gás no Palio.

E o que o Novo Palio tem a dizer ? Continua como um opção muito interessante no custo-benefício: ou vc conhece algum carro de 30 mil reais que tenha computador de bordo ? Ou que ofereça acabamento de boa qualidade com preço acessível? Neste sentido, o Novo Fiesta, apesar de melhorado, continua com acabamento inferior ao Palio, isso sem falar no Fox que nem porta luvas tem....( Corsa tem ótimo acabamento, mas tem um visual cansado demais e o irmão menor Celta continua bem simplório). O Novo Palio tem uma lista de itens de série que impressiona, pois até a versão 1.0 vem com faróis de neblina de série, entre outros itens interessantíssimos. É um carro que continua valendo a pena, e muito. ( pessoalmente, gosto mais do Novo Fiesta, mas um Novo Palio não seria má compra).

Tá vendo ? Quem mandou falar mal muito rápido, queimei minha língua. O Novo Palio pode até não ser lindo, ( 206 e C3 ainda são os únicos compactos que merecem essa adjetivação), mas feio de tudo não é, é bem equipado e continua com o melhor que a Fiat oferece, bom preço.

até a cor verde berrante eu achei interessante....

Monday, February 12, 2007

Mais um carro a menos com que vc se preocupar




A Fiat foi generosa na remodelação do Palio, como você vê nestas fotos definitivas (o carro vai ser lançado ainda este mês): e porque generosa?


A escolha de um carro é sempre um processo difícil, exige muitas comparações, visitas a várias lojas, um monte de opcionais, comparação de preços, potências de motores, custos de seguro...um trabalhão!! Pois bem, a Fiat resolveu nosso problema: o NOVO PALIO ficou tão feio, mas tão feio, que ninguém mais precisa se preocupar com ele. Ou seja, agora só restam no mercado dos compactos, Fiesta, Corsa, Fox, 206 e Clio. Parabéns, Fiat ! Nada como uma boa ajuda na escolha do consumidor.....



ironias à parte, vamos à realidade: o carro ficou horrendo, macabro, grotesco, digno de um filme do (genial aliás) Zé do Caixão. O Palio é um exemplo de um carro que SÓ PIOROU, desde a primeira versão. Quando ele foi lançado, era bonito, com formas arredondadas na frente e na traseira. Depois veio aquele "tapa" na tampa traseira do carro, combinada com faróis quadrados na frente, um enorme contra-senso num carro de linhas arredondas. O Palio de 3a. geração ( que felizmente vai sobreviver com a chegada deste, mas como mais simples, versão Fire) consertou algumas coisas: tem um conjunto ótico dianteiro muito bonito, embora a traseira com lanternas quadradas deixe a desejar. De novo a Fiat combinou o ruim com o pior, traseira quadrada e grande, com estranhas lanternas pequenas que lembram o Renault Clio importado da França nos anos 90, com uma frente em forma de grade que lembra um pouco o Punto, mas pode também lembrar vômito de porco......Um frankenstein automobilístico que bem pode ter o mesmo efeito bomba que teve a remodelação do Uno Mille recentemente, fazendo as vendas do carro desabarem e o orgulho de ter um virar vergonha.
O Palio ainda é um projeto de boa qualidade, embora envelhecido diante da concorrência de novoa Corsa, Fiesta, 206 e do Fox. Mas com essa remodelação, ele definitivamente se encaminha pra aposentadoria. Vou deixar aqui o benefício da dúvida: às vezes, carros ficam feios em fotos, mas não tanto ao vivo. Assim que vir um Palio Novo ao vivo, conto a minha impressão. Mas o que vimos nas duas fotos acima confirma: mais um carro a menos com que se preocupar na hora de trocar o seu. Adeus, Palio !







Thursday, February 01, 2007

Palio novo e Fiesta


frente de Punto, esse é o Palio, atualizando um projeto defasado, mas que ainda tem fôlego no mercado pelo bom custo-benefício.











frente de Focus europeu, esse é o Fiesta, hoje o melhor compacto nacional.

Tudo novo

De volta das férias, volto com duas novidades muito boas no mercado dos compactos, o mais importante do país : novos Fiesta e Palio.


O Fiesta hoje é, na minha opinião, o melhor compacto nacional. Ele não é o melhor em alguma característica isolada, mas é muito bom em tudo:
design: o 1 lugar em design ainda é do 206, que continua lindo....mas esse novo Fiesta é ótimo, bonito sem ser bobinho, robusto sem ser bruto.
espaço interno: o Fox aqui é rei absoluto, mas dê uma voltinha no Fiesta....a não ser que vc seja um jogador de basquete, não vai precisar de um Fox, tornando o argumento da vendas da VW inútil....o Fiesta é alto, gostoso de dirigir, não dói as costas em viagens, espaçoso.
suspensão: o pódio continua sendo do Corsa,o mais macio compacto nacional, mas de novo, o Fiesta fica bem perto. Ao contrário do 206 que é duro e do Fox, que é firme demais, o Fiesta é macio ou quase como um Corsa, sem ser molenga demais.
motor: dentro da categoria, os motores flex da Ford são os melhores, não são ásperos como os VHC da GM, que berram ruidosamente em estrada. Pena que a Ford ainda não tem um 1.4, pois o 1.0 é fraco demais para um carro pesado como o Fiesta e o 1.6 fica caro demais para um proletário como eu....

E dentro das novidades, apresento a foto do Novo Palio: quase um clone pequeno do Grande Punto que vai ser fabricado em breve por aqui. O Fiat é esperta em atualizar um carro como o Palio, que está nitidamente desafado em relação ao resto dos compactos mais modernos. Resta saber como será a briga interna entre ele e o Punto, pois os preços podem ficar bem próximos dependendo da versão. Um diferencial que a Fiat poderia lançar aqui é o câmbio automático sequencial da Magnetti Marelli, com comandp eletrônico específico para motores 1.0. Se o preço for compatível, seria interessante poder ter um carro compacto mais ou menos barato com câmbio automático, como já existe na Europa.

E por fim um comentário: fiquei um mês na cidade de São Paulo e ví um único Polo reestilizado. Pelo jeito, apesar das qualidades do produto, ele não deu certo de novo. E agora vai ficar pior, pois terá em breve a dura concorrência do Punto e até do novo Fiesta. Por outro lado, era comum ver mos shoppings três ou quatro Citroen C3 enfilerados....