Saturday, November 04, 2006

Agora vai?

O que dizer de um carro moderno, atualizado em relação a matriz européia? Um carro com equipamentos de ponta, bem completo. Motor competente, forte e econômico, ótima posição de dirigir, elogiadíssimo por todas as revistas especializadas, espaçoso, de muitos poucos defeitos, baixo valor de seguro.....e que não vende nada?

Pois é, parece estranho, mas temos vários carros no mercado nacional que são ótimos, pena que não vendem bem. Focus, Megane, Clio, e o mais instigante membro do grupo: o VW Polo.

Porque ele não vende bem ? Design um pouco conservador demais, talvez. Mas principalmente pela relação preço-mercado. Embora seja um carro muito bem equipado, continua sendo um carro compacto e o brasileiro não tem (ainda) o costume de pagar caro por carros pequenos. Muita gente ainda pensa assim: entre pagar 40 mil num Polo 1.6 completo, prefiro comprar um Astra 2.0 menos equipado, mas mais potente e maior. É a busca do carro que dá mais status, não necessariamente o carro que dá mais satisfação ao comprador. A VW errou em duas coisas no Polo: apostou que ele iria criar um hábito no mercado, como na Europa, de carros compactos caros e completos. E segundo erro, que a marca VW iria vender sozinha. Errou duas vezes.

Agora, aos poucos, o brasileiro vai mudando de hábitos, comprando carros mais completos e ao mesmo tempo, compactos. O sucesso do C3 é exemplo disso. Agora com a recente remodelação dos faróis e uma estratégia de preço mais realista, o Polo tem chances de ressurgir das cinzas. É um excelente carro, e que apesar de compacto, não deixa nada a dever para algum hacth médio, como um Stilo ou mesmo o irmão maior Golf, só que de 5 a 10 mil mais barato que eles.
E na minha opinião, entre um beberrão Astra, ultrapassado tecnologicamente, e um compacto espertíssimo como o Polo, fico com ele. Aos poucos, mais e mais gente vai pensando assim também.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home