Monday, October 29, 2007

Ainda uma boa, aliás, ótima compra




Esse aí na foto é o "novo" Stilo...


Sabe como é o exagero de marketing das fábricas: não tenha dúvida de que é assim que a Fiat vai chamar o carro. Na prática, mudam lanternas, párachoques e só. Haverá uma novidade, o câmbio automatizado, mais barato que os automáticos e tiptronics, mas com o mesmo funcionamento: a Fiat provavelmente vai lançar o equipamento para o Punto, Idea, Stilo e até quem sabe o próprio Palio, aliás, talvez até mesmo no 1.0 Fire, já que esse câmbio não rouba tanto potência do motor. Como ela é a montadora mais agressiva do mercado, podemos esperar boas novidades em preço desse câmbio.


Mas volto ao Stilo: ainda é um carro bonito, esportivo e elegante. Cheio de apetrechos tecnológicos, espaçoso, confortável. Com essas (mínimas) modificações, continuará sendo uma ótima compra no segmento dos médios, que vai continuar mais ou menos assim: o Astra vai continuar mandando no segmento, sozinho ele vende 45% dos outros, ( ou seja, só ele é quase metade do mercado...afinal ele custa menos que os outros, às vezes quase 10 mil a menos), mas a briga pelo segundo lugar vai bem: tem mês que o Stilo ganha, outro, o Focus dá o troco, ficando o Golf em quarto lugar ou às vezes em quinto, superado pelo melhor carro do segmento, o 307, mas que é caro. Sinal de que nem a remodelação salvou o Golf, que ficou feio e continua caro. A GM lançou o Vectra GT, mas cujo preço o coloca um pouco fora da concorrência, trata-se por enquanto, de carro de imagem, quando aos poucos, irá ser barateado e substituir o Astra. ( se bem que a GM brasileira é quase um museu de tanto carro velho, eu não me surpreenderia se o Astra ficasse no mercado por uns 5 anos ou mais...)


Se eu tivesse grana, compraria um 307, com certeza: o Vectra GT também é um belo carro. Mas se tivesse um pouco menos de dinheiro, iria mesmo de Focus, mas até o Astra cai bem. O Stilo fica numa posição complicada: ele é bem mais caro que Astra e Focus, se bem que mais equipado, mas um pouco mais barato que o 307. Numa boa posição porém para quem gosta de carros cheios de mimos tecnológicos, mas não consegue bancar um 307 versão Feline de quase 70 mil reais,além do mais, o Stilo é um ótimo carro. Mas o único no segmento que não compraria de jeito nenhum é o Golf: na minha opinião ficou horrendo na última remodelação, é caro como um Stilo e mal equipado como um Astra, tem um motor fraco 1.6 como o de um Focus, mas custa bem mais que ele, e ainda por cima, tem um seguro inviável. Na Europa, o Stilo fez boas brigas com o Golf, vencido pelo último. Mas por aqui, o Stilo nada de braçada. Interessante notar que em ambos os mercados, o líder foi e é o mesmo: o bom e velho Astra.
E uma última informação: TODOS já saíram de linha na Europa: o Golf de lá é outro, assim como o Astra, ( na verdade, o Vectra GT é o Astra de lá). O Focus europeu vai emplacar duas gerações em frente à nossa, e o 307 já foi substituído pelo 308. Quanto ao Stilo, saiu de linha para dar lugar a um "Punto Grande" , o Bravo. E o Brasil, por falar em museu....

Wednesday, October 24, 2007

Space Up






Depois do carro conceito UP!, apresentado aqui neste blog, como um futuro sucessor do Fusca, a VW apresenta no Salão de Tóquio, diga-se de passagem o mais delirante salão de carros do mundo, o novo conceito, a SpaceUP!, uma minivan baseada no carro. Com muito espaço numa carroceria ultra-compacta, incluindo os detalhes dos bancos que mudam de posição, a SpaceUp! mostra que a VW está levando a sério o projeto do Up.
A primeira a noticiar que a VW estava desenvolvendo um novo compacto mundial com motor traseiro, como no antigo Fusca, foi a revista alemã AutoBild. Pouco tempo depois a VW lançou o conceito Up em Frankfurt, e agora lança uma nova versão em Tóquio. Pode-se dizer que são apenas conceitos, mas não parecem tão distantes assim da linha definitiva de montagem. Um carro conceito custa rios de dinheiro e não são feitos apenas para participar dos salões de carros pelo mundo, mas para testar a receptividade do público a idéias da fábrica. Pelo jeito, a VW está realmente mais próxima de lançar o Up do que poderíamos imaginar. Como hoje todas as montadoras estão lançando projetos de carros de baixo custo pelo mundo, o Up pode virar realidade bem rápido. Vamos esperar. Mas pelo jeito, não muito.

Friday, October 19, 2007

O melhor, absoluto.



O Honda FIT tem um único defeito : eu não ter um....

Provavelmente, no campo dos compactos, estamos diante do melhor produto do mundo. Seguro, espaçoso, silencioso, extremamente econômico e com aquela qualidade que só os japoneses têm: imquebrável. Um FIT só vai para na oficina para fazer manutenção preventiva. E mesmo isso demora muito, pela altíssima qualidade das peças.

No Brasil, o FIT só não vende mais porque trata-se de um carro caro. Bem caro, aliás. Um FIT "básico" ( ar, direção elétrica, duo elétrico, air bag, ABS....) custa 45 mil reais. Um automático, com o excelente câmbio CVT de marchas infinitas, 50 mil. Por um pouquinho a mais, compra-se um Vectra, que embora seja um dinossauro tecnológico perto do FIT, dá mais status por ser maior e ter motor mais potente....coisa de brasileiro burro que compra carro por quilo, não por qualidade.

O FIT recebeu há pouco tempo um motor flex, tornando-o ainda melhor: sua média de estrada no álcool seja aso 12km/l, coisa que nenhum flex 1.0 consegue. Os brasileiros reclamam que o FIT tem motor fraco:de novo, brasileiro é burro, pois a tarefa do FIT é ser um carro urbano comapcto, não um cavalo de corridas e na sua área, seu motor 1.4 é excelente.

E para finalizar: o carro passou por sua primeira plástica. Ficou um pouco mais agressivo, embora mantenha a identidade. Em breve, estará no Brasil, pois a Honda daqui trata o consumidor com respeito, não fica atualizando coisa velha como as outras marcas....nada de enganação: se mudou lá fora, muda aqui. E por falar em design, o FIT sempre teve essa questão: como seu design é moderno, futurista até, muitos o chamam de carro feio..... sem "sal". Outra bobagem, trata-se de uma minivan compacta, pensada por dentro, e não um carro feito para arrebatar multidões. Japoneses são racionais quando se trata de carro. Se vc procura design, vá para a França....

Sou suspeito em falar do Honda FIT: em minha opinião, a Honda tem os dois melhores carros do país, o Civic e ele, cada um em sua categoria. Seus únicos defeitos são serem carros caros, mesmo em seu segmento. Um Civic por exemplo, custa 10 mil reais que um Vectra, e um Fit, 5 mil a mais que um C3 ou um Punto. Culpa em parte da alta tecnologia empregada, em parte de terem muitas partes ainda importadas. Mas não tenha dúvida: se tivesse grana, o Fit ( e se tivesse ainda mais grana, o Civic) seria meu primeiríssimo carro.

Quem sabe um usado....

Wednesday, October 10, 2007

Acho que vai dar certo...





Que tal um carro espaçoso, com uma plataforma sólida, mundial, moderna ? Fica melhor se ele tiver preço baixo, ótimos motores ? E se para finalizar ele vier com 3 anos de garantia total, com revisões de preço programado na rede autorizada ? Pois bem, esse já é o Logan, o sedan de preço compacto, tamanho médio e espaço interno grande da Renault, que já é um sucesso, vendendo acima das expectativas da marca.


Porém, faltava alguma coisa no Logan: o design. Não que ele seja feio, mas é simplesmente.... sem design. Sob meu ponto de vista, VW Fox e Renault Logan tem o mesmo "dna": carros racionais, de compra bem planejada, mas sem emoção. Tanto um como outro são pratos de comida japonesa.....saudável, fácil digestão, mas sem nenhum sal....


Agora a Renault tem uma pitada mais "caliente" com o Sandero (palavra sem significado, mas que vem do espanhol sendero, caminho). Ele é o Logan em tudo, inclusive na garantia de 3 anos, já o principal "must" do carro, além do ótimo espaço interno, porém ele tem design. Tá bom...nem todo mundo gosta, principalmente da traseira meio polêmica ( vamos esperar ao vivo....lembra do palio novo ? feio nas fotos mas nem tão feio assim ao vivo....)., mas até aí, há poucos carros cujo design todo mundo adora. Portanto, se o Logan, com seus atributos racionais já vende bem, imagine um Logan hatch com um temperinho a mais..... Já estou vendo o "caminho" do Sandero: vender bem e ser em breve uma das melhores referências do segmento dos hatches brasileiros. Vamos esperar o lançamento no final do ano.









Monday, October 08, 2007

E não é que eles estão aprendendo?


Olhe com bastante atenção e adivinhe de qual país esse carro vem ?
Itália, com suas linhas sensuais e fortes ? Alemanha acho que não, pois eles gostam de carros "racionais", de linhas conservadoras. Talvez do Japão. Eles gostam de carros com estilo marcante. Poderíamos até dizer da Coréia, já que em termos de design os coreanos evoluíram muitos nos últimos anos, abandonando aquele estilo "sem sal' que eles tinham.
Pois é, o carro aí é da China. E mais : será vendido nos EUA. Pronto ! As profecias se cumpriram. Os chineses fizeram de fato o caminho que o Japão demorou 20 anos para fazer, a Coréia 10 e eles 5....primeiro, fabricamos carros com tecnologia importada, preço baixo e qualidade duvidosa. Depois a gente mantém o preço baixo, mas aumenta a qualidade. E por último, conquistamos pelo design, pois confiança na marca e competitividade já ganhamos nos itens anteriores. Tudo isso a China aprendeu rápido: e o carro acima, um belo conversível, vai mostrar aos americanos no ano que vem, quando a marca Chery entrar no mercado de lá.
E mais uma coisa: é a Chery que vai montar carros no Uruguai ano que vem. Como se vê, a China nunca esteve brincando de fazer carrinhos feios e ruins. ( embora vários modelos dela ainda sejam exatamente isso, feios e ruins). Agora ela quer brincar de fazer outros carros também....