Thursday, November 29, 2007

Novo KA







Novo Ka, Fly, o nome ainda não sabemos, mas o kazão, na prática um ka maior, já está pronto, está sendo produzido em série e logo entrará no mercado, talvez em janeiro de 2008. Pelas fotos dá pra ver que ele é mesmo um kazão: quem esperava grandes mudanças, vai ficar decepcionado. Eu aliás, já estou. A Ford esperou longuíssimos 5 anos, desde que lançou o Novo Fiesta, para lançar seu carro barato no mercado e fez apenas um Ka com portas malas ? Porque tanto tempo para tão pouco ? Vejas as fotos: nem a porta o Novo Ka mudou em relação ao Ka antigo... repito, é pouco em mudanças para tanto tempo de espera.
Outro fator de decepção: todas a fontes da internet indicam que o kazão terá apenas 2 portas. Nunca foi vista uma versão 4 portas. Ora, seus concorrentes diretos no mercado de entrada, Mille, Celta, Gol e Palio Fire, ( e agora o Clio, veja post sobre a Renault) têm a opção de 4 portas. O kazão ficará como a única opção de carro barato só com 2 portas, o que com certeza, vai limitar suas vendas.
Pelo menos, ao se ver as fotos, nota-se que será um carro bonito. As linhas são interessantes, com um porta malas de arromba ( de fato, pra matar de vez a fama do ka atual....) que abre até embaixo e a coluna C tem belas linhas, que aliás são copiadas do Citroen C2, que existe na Europa. Vamos esperar para ver o interior, mas com certeza, como será um carro barato, não dá pra esperar coisa muito sofisticada.
O kazão vai ser importante para a Ford entrar no mercado de carros baratos, que o Fiesta não consegue alcançar. Talvez em função do kazão a Ford lance também uma picape pequena, pra matar a (eficiente mas jurássica) Courier. Mas sem versão 4 portas, o kazão vai ser carro de vendas limitadas. Bonito e barato, mas pouco prático com 2 entradas. Será que a Ford vai esperar outros 5 anos pra lançar a versão de 4 portas ....?






Monday, November 26, 2007

Ainda não foi dessa vez...




Há uns dois anos ele foi apresentado na Europa, durante um Salão de Frankfurt, como Opel Antara. Um belo conceito em SUV. Agora, vindo da Coréia, ele se transformou em realidade, mudando de nome: Captiva. É vendido na Europa com a marca Chevrolet, pois a GM tem investido na força da marca, que sempre andava meio sumida no mercado europeu. Em breve, os argentinos poderão vê-lo por lá, importado da Coréia. E em muito breve, também no Brasil.
Mas não se anime: não é dessa vez que o EcoSport vai ter concorrência. O Captiva será carro de outro segmento, custando perto dos 100 mil reais, muito acima dos 60 mil pedidos pelo EcoSport. Trata-se de um SUV bem urbano, mas com tração 4X4, motor diesel, super bem equipado, com ABS, 6 air bags e ESP. Além do mais, não será feito no Brasil, mas continuará vindo da Coréia. Seu alvo não é o EcoSport, mas sim o Tucson da Hyundai, que anda vendendo muito bem, média de 1.200 carros/mês para um produto que passa perto dos 100 mil reais, e o Pajero. A GM ao mesmo tempo inicia a "morte" da Blazer, dinossauro que só continuará sendo feito sob encomenda para frotas - leia-se polícia- e há muito perdeu o status de carro de luxo.
É pena que o Captiva seja caro, pois é muito bonito. Haveria chance de ser feito por aqui, com menos equipamentos e motores menores, para concorrer com o EcoSport ? Pouco provável, pois trata-se de um carro moderno, já pensado para mercados sofisticados, sem chances de ser "depenado" para vender no Brasil. A Ford vai continuar sem rivais diretos, pois não há nem projeto de um SUV compacto na GM.
E o que dá raiva: na Argentina o carro terá apenas versões completíssimas, custando o equivalente a 65 mil reais..... ou seja, o preço de um EcoSport por aqui. É de doer.....

Monday, November 19, 2007

Ele é o futuro



Esse belo modelo aí é o Chevrolet Beat: ele tem duas interessantes novidades;

1-seu design e seu nome foram aprovados numa pesquisa na internet. Os internautas votaram em uma das três opções disponíveis de design de um carro compacto, e o ganhador seria fabricado em série.

2-ele é americano.

Isso mesmo, os EUA irão em breve ter um carro compacto da GM à venda. Pois é, nada como um aquecimento global associado ao petróleo perto dos 100 dólares o barril para forçar uma mudança nos hábitos de consumo do maior mercado do mundo. Nos EUA, carro compacto era Golf com motor 2.0, enquanto carro normal era sinônimo de 6 cilindros. Aos poucos, até o americano vai perceber o óbvio: carro tem que ser compacto mesmo, o planeta agradece.

Muitos duvidaram quando os carros japoneses invadiram o mercado americano nos anos 70. Hoje são uma realidade. Acho que estamos diante de uma nova mutação nos EUA: os compactos vieram para ficar. E isso a Europa já sabe há tempos: por lá os mais vendidos são Fiesta, Corsa,207, Clio e Punto nessa ordem.

E antes que perguntem: não, ele não será feito nem importado para o Brasil, pois aqui, carro compacto tem que ser barato. O Beat terá todos os itens de conforto, segurança eletrônica e espaço interno que um carro de porte médio tem. Como se vê, os americanos irão em breve aprender a gostar de compactos, mas ainda serão bem diferentes de nós, pois eles terão à sua disposição carros de verdade.

Monday, November 12, 2007

Segredo que nem é tão secreto assim : o 207



as fotos acima, retiradas do site Interpress- Motor, mostram o que nem segredo é mais: ano que vem, o 206 muda, mas pouco, ficando com cara nova, muito parecida com a do 207 francês. Mas não nos iludamos: como já falei aqui no blog, será um 206 1/2. A Peugeot vai mudar a cara, lanternas traseiras e talvez alguns detalhes no painel e só. Nada de 207, pois ele tem uma plataforma nova, mais ampla, com maior tecnologia e trazê-lo para cá só iria aumentar o preço do carro, ficando a Peugeot de fora de um mercado compacto de preços mais em conta, em torno dos 30 mil reais. No mercado dos compactos premium, ela vai do irmão C3 da Citroen. Como todo o mercado de compactos nacional ainda tem os mesmos carros da geração do 206 europeu ( Corsa, Fiesta e outros), o 206 e 1/2 ainda terá muito fôlego para vender bem, pois terá preço em conta, visual remodelado e ainda será, para o padrão de nossa concorrência, um carro moderno.
Note como de fato nas fotos só a frente aparece camuflada, ficando as laterais e a traseira idênticas ao modelo atual. Vamos esperar para ver como ficam os preços, que não devem aumentar muito senão a marca perde mercado e se o painel vai ter maiores mudanças, o que eu duvido. Mesmo sendo um 206 1/2, ainda acho que será um dos melhores, senão o melhor, compacto do mercado.