É só aperitivo

Como assim ? O carro tem qualidades: seu design é mais conservador que a versão antiga, feita para chocar, mas mesmo assim é bonito. ( exceto os faróis dianteiros, exageros como no Celta) Seu interior, embora permaneça a porquice da lataria aparente na porta, é funcional e bonito. Sua opção mecânica é ótima, com os competentes motores ZetecRocam 1.0 e 1.6, agora todos flex. E seu preço é competitivo: 25 mil reais na versão básica.
Então, porque dizer que o NOVO KA não é pra valer? Simples, a Ford não vai conseguir vendê-lo. Não porque não terá clientes potenciais, mas porque não vai conseguir atender a demanda. Durante o lançamento do produto, a declaração do gerente de produção da fábrica de S. Bernardo foi peremptória: em 2008, só 60 mil carros poderão sair dessa fábrica. Todos os outros modelos da Ford são feitos na Bahia,( capacidade de 250 mil por ano, também no limite de produção) ficando a fábrica de S. Bernardo só para o NOVO KA, mas 60 mil é pouco. Para se ter uma idéia, o Celta, seu maior rival, vende por ano 130 mil. Mille, outros 130 mil. Isso sem falar nos bestsellers Palio (230 mil) e o imbatível Gol ( 250 mil no ano !!!). Portanto, fazer um carro de entrada do mercado, de preço baixo a 60 mil unidades por ano é continuar fora do mercado... Isso explica também a opção da Ford em lançar o modelo só com 2 portas. Afinal, Gol e Palio vendem 70% nas versões de 4 portas, e o Celta é um dos poucos carros hoje no Brasil cuja versão de 2 portas vende bem, 50% do mix de produção. Fazendo as contas, vê-se que o NOVO KA NÃO vai fazer a Ford brigar pela liderança de mercado, mas no máximo, brigar pela metade das vendas do Celta, não por coincidência, umas 60 mil por ano na versão 2 portas. Celta 2 portas vende bem porque é muito usado em frotas ( dê uma olhada nos carros da Telefonica...) e o design ousado das 2 portas do Celta agrada, mais que o conservador das 4 portas. O KA vai pelo mesmo caminho, belo design com 2 portas, aptidão para carro de frota.
Desnecessário comparar os dois: são ambos bons carros em seu segmento. O que o Celta tem de bom, agilidade mesmo com motor 1.0, economia de combustível, baixo preço de manutenção e seguro, o Ka também tem, mas com a vantagem de ser novidade e ter um interior mais caprichado. Como o NOVO KA tem opção de motor 1.6, pode ser que a GM volte a dotar o Celta do motor 1.4 flex, numa versão mais apimentada do carro. Gol e Palio serão pouco afetados pela chegada do KA, pois têm públicos fieis, são maiores em tamanho e como se vê, vendem nas versões 4 portas. O NOVO KA é bem vindo, mas desconfio de que na prática, quando os gargalos de produção de S. Bernardo forem resolvidos, ele só virá com força em 2009 apenas. Por enquanto, é só aperitivo.