Monday, March 31, 2008

O mais importante do ano


Não adianta: o lançamento mais importante do ano será o NOVO GOL, a ser mostrado em junho, daqui uns 2 meses.
E porque o mais importante ? Simples, estamos falando do carro mais vendido no país há 21 anos, cujos volumes mensais ultrapassam às vezes 20 mil unidades, e um dos poucos carros no mundo que chegam a vender mais de 250 mil unidades por ano ( somado Mercosul e México). É líder de mercado não só no Brasil, mas na Argentina e no México. Seu maior rival, o Palio, nunca conseguiu ter fôlego para desbancar o Gol, embora as vendas do Fiat sejam igualmente altas. E os outros compactos, Mille, Celta ou mesmo novo Ka, só arranham as 100 mil unidades/ano, longe dos 200 mil do Palio e léguas atrás do 1/4 de milhão do VW.
Desconfio de que com esse NOVO GOL, com a plataforma moderna do Polo/Fox, a VW terá um best seller ainda maior: o Gol atual é um bom carro, confiável na sua mecânica ultrapassada, robusto por décadas de adaptação ao mercado brasileiro, e barato como deve ser. Mas é um carro cheio de problemas: seu câmbio é duro, "masculino", longe da maciez feminina do Palio, Celta ou Ka. Num mercado no qual as mulheres cada vez mais ditam a moda e compram ou influenciam a compra, o Gol fica devendo. Sua suspensão é dura, também fora do padrão atual. E o seu pior aspecto: seu motor, o único longitudinal do Brasil, rouba espaço da cabine, fazendo o Gol ter um indesejável "bico" na sua frente, ao contrário dos carros atuais em forma de cunha com frente para baixo e ainda por cima é perigoso, pois em caso de batida, o motor não desce, como em todos os outros projetos mais modernos. Todos esses defeitos serão sanados na geração nova ( a 3, já que o Gol teve mesmo só a versão quadrada, a versão bolinha e suas mudanças e a próxima) com base na plataforma mais moderna do Fox. Só não dá pra esperar duas coisas do Gol: acabamento de qualidade e design excitante. As duas nunca fizeram parte da tradição VW e muito provavelmente não será o novo gol exceção.
Com as vendas do NOVO PALIO em queda livre, por conta da remodelação desastrosa, e as vendas do Mille em queda, pela concorrência de Celta e novo Ka, o Fiat só tem o Palio Fire para sustentar uma briga contra o novo gol. Dias difíceis para os italianos.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Se o Gol sendo o carro que é hoje, ruim pra burro, vende que nem água, imagina esse novo Gol repaginado e mais moderno.

Não sei como tem gente que compra esse projeto da década passada, mas enfim... muito mais um usado como um Focus ou um Civic do que pagar por esses populares basicões.

A resposta da Fiat vai ser dotar o Palio com os mesmos faróis do Siena e enchê-lo de cromados. Só que a parte mais feia que é a traseira ela não vai mecher.

5:15 PM  

Post a Comment

<< Home