Tuesday, April 29, 2008

Novo Gol - agora com fotos quase prontas



Eis as últimas fotos que vi na net sobre o NOVO GOL, com certeza o mais importante lançamento do ano. Como se vê, as projeções ficam as mesmas: frente de Tiguan e que traz a nova identidade visual da VW, bem próxima do atual Golf e aquela traseira sem sal, com aquelas pequenas lanternas quadradrinhas, bem parecido com o que a VW faz hoje no Polo e Fox. Pelo menos eu esperava alguma lanterna traseira ao estilo SpaceFox/Golf, com elementos redondos. Parece pouco provável.
O Gol novo não vai surpreender pelo design, isso aliás ele nunca fez, mas pelo bom conjunto mecânico e pelo preço competitivo. E vai vender muito com a ajuda da concorrência: as vendas do Palio, seu maior inimigo, estão em queda livre, fruto da desastrosa remodelação da versão nova, que fez despencar o mix de vendas: são dois Palios, o Fire, mais simples e de carroceria antiga e o ELX, modelo novo. A Fiat esperava algo como 60% de Fire, com 40% de modelos novos, projeção que nem de longe está atingindo a meta. Conclusão: a versão Fire está vendendo bem, na meta, mas os modelos Palio novo estão sendo rejeitados violentamente. Seus clientes ou estão indo para o Punto, mais caro, ou para o Siena ou simplesmente trocando a Fiat por outras marcas, como a Renault, que cresceu muito. Como se vê, uma remodelação pode relançar um carro no mercado, como ocorreu entre o Fiesta dos anos 90, quadradinho e feio e o atual, ou pode "matar" o carro, como ocorreu tantas vezes e hoje ocorre com o Palio novo. Mas é tarde demais para a Fiat mudar de novo o Palio: já há um projeto completamente novo a caminho para 2010, talvez até substituindo o nome Palio. Até lá, a Fiat vai passar por dois anos bem difíceis: seu principal carro é feio e está vendendo pouco e seu maior concorrente vai ser relançado em versão muito melhor em breve. Pensando bem, a VW está certa em usar um design bem "neutro" no Gol, para evitar surpresas desagradáveis.


Thursday, April 24, 2008

Bizarro



A "coisa" bizarra que vc vê nessas fotos saiu da mente doentia de algum designer chinês: chama-se Lifan a empresa e seu produto é o 360. Notou alguma coisa ? Sim, ele é a versão genérica do charmoso compacto inglês Mini Cooper, embora destruído em algum pesadelo de design asiático. Há semelhanças: o perfil meio quadradinho, as colunas traseiras e o teto de cor diferente. Mas o resto é bizarrice pura, a começar pelas 4 portas ( o Mini tem só duas...), a frente com faróis estranhos ( os do Mini são redondos, puro anos 60) e é claro, as enormes rodas aro 17 do Mini foram substituídas pelas minúsculas aro 13 da versão da Lifan....isso sem contar a cor do exemplar da foto de baixo, um rosa, que nunca saiu da mente de algum inglês....
A China é assim: faz acordos para usar tecnologia estrangeira, em geral, de boa qualidade (os motores desse monstrinho são da Suzuki, nada mal), enquanto barateia os custos drasticamente. Mas no tocante ao design o padrão chinês é bem simples: ou copiamos simplesmente ( há dezenas de casos de clone idêntico...) ou mudamos alguma coisa, bem ao estilo Frankenstein.
No caso do Lifan, teria sido melhor, bem melhor mesmo, ter simplesmente copiado o Mini Cooper. Desconfio de que até mesmo os ingleses prefeririam terem sido copiados....

Monday, April 14, 2008

Tá Pronto!












Tout est prétte! em francês, tá pronto !
Essas são imagens do 207 que como se vê, já está rodando até mesmo sem disfarces, incluindo aí sua versão sedan. Mudanças na frente, que ficou bem próxima do 207 europeu, e na traseira, com dois refletores, à moda do Palio Fire e Corsa hatch, ao invés da única luz de neblina central. Mas as duas entradas de ar no capô, bem ao estilo do atual 206, ficam como se vê.
Há uma dúvida: o 206 sai de linha ? O 207 brasileiro, sabemos, é um 206 modificado, e é por isso mesmo que a Peugeot poderia manter os dois em linha, o atual como modelo mais básico, de entrada e o 207 mais sofisticado. Ou então, tirar de linha de vez o 206 atual e só manter o 207, mas com preços não tão maiores que os de hoje, para não perder mercado.
Na parte mecânica, nenhuma novidade: 1.4 e 1.6 16v, com opção este último de câmbio tiptronic. A maior novidade fica com o sedan, modelo não muito lindo em design mas que deve ser boa opção para quem não gosta da perua e acha o 206 atual muito pequeno para viagens. Pelo que se vê nas fotos, a marca poderá lançar o carro a qualquer hora. Nous attendons quelques mois.....
(esperemos alguns meses...)



Thursday, April 03, 2008

Smera





E já que falamos no Up/Lupo, o futuro ultra-compacto da VW para concorrer na faixa do novíssimo Toyota Iq e do já consagrado Renault Twingo, vamos ainda mais aprofundar o tema dos ultra-compactos mostrando um projeto da empresa alemão Lumeneo, chamado Smera.
Resposta de alto nível, e alto preço, ao ultra-compacto Tata Nano, o Smera é um "quase-carro-semi-moto" de reduzidas dimensões, que leva duas pessoas e alguma bagagem, a salvo da chuva, mas com agilidade de moto. Tem 4 rodas, sendo que a suspensão inclina em curvas, controladas por eletrônica, dando a ele estabilidade de carro. Mas o mais interessante é o fato de ser elétrico, com baterias sobre o assoalho e um pequeno motor traseiro que, não se engane, aliado ao baixo peso do Smera, o leva de 0 a 100 em menos de 10 segundos, marca de Golf GTi, embora sua velocidade final seja limitada eletronicamente. O motor você recarrega na tomada, com autonomia de 130 km, o suficiente para deslocamentos urbanos e alguma viagem curta.
Uma belíssima idéia de transporte individual ecológico, de baixo impacto no trânsito e conforto com segurança. Pena que esbarra no preço, pois a empresa Lumeneo só o faz sob encomenda, com produção semi-artesanal, a preços europeus: custa o mesmo que um Mercedes classe A, uns 20 mil euros. Mas não tenha dúvida, projetos como esse apontam para o futuro. Pelo jeito, o micro Tata Nano é só o começo.