Smera



E já que falamos no Up/Lupo, o futuro ultra-compacto da VW para concorrer na faixa do novíssimo Toyota Iq e do já consagrado Renault Twingo, vamos ainda mais aprofundar o tema dos ultra-compactos mostrando um projeto da empresa alemão Lumeneo, chamado Smera.
Resposta de alto nível, e alto preço, ao ultra-compacto Tata Nano, o Smera é um "quase-carro-semi-moto" de reduzidas dimensões, que leva duas pessoas e alguma bagagem, a salvo da chuva, mas com agilidade de moto. Tem 4 rodas, sendo que a suspensão inclina em curvas, controladas por eletrônica, dando a ele estabilidade de carro. Mas o mais interessante é o fato de ser elétrico, com baterias sobre o assoalho e um pequeno motor traseiro que, não se engane, aliado ao baixo peso do Smera, o leva de 0 a 100 em menos de 10 segundos, marca de Golf GTi, embora sua velocidade final seja limitada eletronicamente. O motor você recarrega na tomada, com autonomia de 130 km, o suficiente para deslocamentos urbanos e alguma viagem curta.
Uma belíssima idéia de transporte individual ecológico, de baixo impacto no trânsito e conforto com segurança. Pena que esbarra no preço, pois a empresa Lumeneo só o faz sob encomenda, com produção semi-artesanal, a preços europeus: custa o mesmo que um Mercedes classe A, uns 20 mil euros. Mas não tenha dúvida, projetos como esse apontam para o futuro. Pelo jeito, o micro Tata Nano é só o começo.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home