Wednesday, June 25, 2008

NOVO GOL - e tome mais fotos...






Ok....vc já está até enjoado de tantas fotos do NOVO GOL....mas é que faz tempo que a VW não traz para o Brasil um carro realmente interessante, então, fazer o quê ? Veja essas fotos: a primeira, da traseira, mostra um compacto robusto, com pequenas lanternas quase quadradas (sim, lembram o novo palio,que por sua vez lembra...o antigo gol....), o que cria uma identidade do carro: se olhar bem, lembram até mesma as lanternas daqueles antigos gol quadradrinhos de motor de Brasília que ainda andam por aí....
Agora veja as duas fotos do painel: notou algo novo ? Sim ! o Gol terá agora um computador de bordo. Quem diria, até mesmo o mais robusto e sinônino de rústico carro nacional está se rendendo à era da informática e da interatividade ! Verdade que a VW chegou tarde: a linha Fiat quase toda, come exceção do Palio Fire e do Mille, que nem carro é, tem computador de bordo, e o Punto até, literalmente, fala. Mas é um bom sinal que carros mais baratos comecem a vir com sinais de modernidade. Computador de bordo é coisa absolutamente inútil num carro, assim como vidro elétrico e travas elétrica....mas tão inútil que quem tem nunca mais fica sem....
Claro que nem todas as versões do novo gol virão com esse mimo: essa fotografada é a 1.6 Power, a top de linha, que poderá chegar perto dos 40 mil reais, o que é uma imbecilidade, já que neste preço há o Polo, mas é esperar para ver se versões mais em conta poderão ter equipamentos interessantes pelo menos como opcionais. De novo, falta uma coisa só: o preço.

Foto Oficial: novo gol

Bom, agora sim, esta é a foto oficial do NOVO GOL, já divulgada pela VW depois do vazamento de fotos extra-oficiais na internet, há poucos dias do lançamento. Repito tudo o que disse: ele é bonito, tem mecânica moderna e afinadíssima (o câmbio da linha Fox/Polo que equipará o novo gol é simplesmente o melhor que já vi e dirigi na vida...) e espaço interno adequado: a única coisa que pode "melar" o carro é o preço, se for alto demais. Mas duvido, pois afinal, logo acima do Gol há o Fox, e acima dele, o Polo, portanto, não há muito espaço para novidades. Desde já, a Fiat com seu Palio Novo feio deve estar acelerando o novo compacto que o substituirá em 2010. Até lá, a coisa vai ser bem fácil pra VW...

Monday, June 23, 2008

NOVO GOL : fotos do modelo real











fotos do site Autoestrada, com modelo real do NOVO GOL.
Há poucos dias do lançamento oficial, as primeiras fotos de um modelo real mostram o que já se sabia: design contido, mas bonito, feito para agradar a todos. Painel simples, cujas linhas lembram o modelo atual, com vários elementos do Fox, mas observe como o painel agora é inclinado, deixando de ser aquela "muralha" opressora: efeitos do motor transversal, que libera espaço na cabine.
Traseira simples, bem ao estilo VW, de cortes retos, mas com alguma suavidade, mas a frente ficou bem bonita: de faróis afilados, quase laterais, moderna a agressiva, torna o carro imponente. Pelo que se vê, quase lembra o antigo Celta com seu faróis afunilados, infelizmente abandonados na última reestilização.
O NOVO GOL está aí: superou os problemas do modelo antigo, mas falta um detalhe, o preço. Se tiver preço competitivo, e provavelmente terá, afinal o carro transpira simplicidade e tem um nome feito para vender e não para dar status, vai mexer com o mercado. Provavelmente o primeiro afetado vai ser o Palio, mas vai sobrar para todos os compactos, incluindo o Ka, o Celta, e modelos superiores como Corsa, Fiesta e talvez, até mesmo o Fox. Não me espantaria se a VW voltasse a liderança do mercado desbancando a Fiat...




Monday, June 16, 2008

Golf GT: alguém ai compra?






E para continuar falando de VW, vamos a novidades interessantes no Golf: 1-o motor 2.0 agora é flex. 2-há uma nova versão, a GT 3-( essa novidade não tem em nenhum site especializado: é minha hipótese mesmo; a versão GTi vai morrer). Vamos por partes:
1-motor 2.0 flex: a única montadora a utilizar cilindrada 2.0 flex era a GM, agora a VW expande sua linha flex para além dos atuais 1.0, 1.4 e 1.6 com o 2.0. Montado no México, mas com tecnologia flex brasileira, esse motor pode ser pouco importante por aqui, já que não combina muito um motor "grande" para padrões nacionais com o álcool, beberrão por natureza, mas para mercados externos como o americano é fundamental. Com esse motor 2.0 flex, não só Golf pode sair ganhando em competitividade no mercado nacional, mas pode-se pensar na linha Polo e até numa versão apimentada de Fox ou futuro Novo Gol com esse motor.
2-a versão GT. que deverá ser mais cara e equipada que a sportline 1.6, mas ainda mais barata que a violenta GTi, esse GT custa 63 mil reais, caríssimo mas dentro da sua fatia de mercado, e vem bastante recheado, rodas de liga de 16”, grade frontal com pintura diferenciada, faróis e lanternas traseiras com máscara escura, detalhes internos de alumínio escovado, bancos dianteiros com revestimento combinado de couro e tecido, soleiras das portas de alumínio com a inscrição “GT”, ar-condicionado Climatronic e Sistema Interativo I-System.
3-morre o GTi. Isso é fácil perceber. A versão top de linha GTi tem motor 1.8 turbo da Audi, um foguete sem dúvida, mas não é flex e provavelmente nunca será. Não vai ser muito difícil perceber que a maioria dos consumidores, mesmo quem tenha dinheiro para pagar quase 70 mil reais num Golf, vai preferir um 2.0 flex que um 1.8 turbo a gasolina. É bem provável que com isso o Golf GTi, que não é mesmo bom de vendas, venha a se tornar apenas vitrine, o famoso carro-fantasma de catálogo, vendido quase que só por encomendas.
A linha Golf, apesar do preço indecente e do seguro quase estratrosférico, vem dando sinais de vida nas vendas, claro, pelas versões mais simples com motor 1.6. Ainda longe do líder, o Astra, que velho que é, custa bem mais barato que seus concorrentes, uns 45 mil reais, enquanto no segundo lugar lutam 307, Stilo, Vectra hatch e o próprio Golf. O diabo é que esses hatches médios custam o mesmo que os sedans médios equivalentes e aí muita gente, até mesmo quem é jovem, solteiro e não precisa de um porta malas, acaba preferindo os sedans, até porque um Civic tem tanta ou mais esportividade que um Golf ou um Vectra hatch. É um mercado pequeno, espremido entre os compactos hatches top de linha, Punto, Polo, C3 e os sedans. Ótimo carro sem dúvida, o Golf, ultrapassado pelos padrões internacionais, mas ainda bem visto no Brasil, vai continuar do jeito que está: vende pouco, é pouco lembrado por quem quer comprar, é caro...enfim, não fez o sucesso aqui que fez lá na Europa. Se custasse mais barato...

Scirocco










Este belo VW é o esportivo Scirocco, nome de um vento, que a VW acaba de lançar na Europa. Na verdade, relançar, já que esse nome foi usado num esportivo 2 portas nos anos 70, cujas linhas lembravam um pouco o nosso gol quadradrinho, mas maiores. Do carro antigo só ficou mesmo o belo e estranho nome, mas o seu relançamento marca a tentativa de da VW de criar um esportivo de verdade, já que a marca sempre foi fraca nesse quesito, ainda que pese o nome do Golf GTi, na verdade a versão mais apimentada de um carro normal. O Scirocco é diferente: trata-se de um esportivo e só, sem versões mais brandas, embora ele tenha 4 opções de motores. Chama muito a atenção as linhas limpas e fluidas e o painel, bem ao estilo sisuda da VW. Bem que futuras versões de carros da VW por aqui tivessem essas linhas. Já que o antigo Scirocco lembrava o golzinho antigo, porque não o atual esportivo inspirar carros de linha na VW?

Tuesday, June 10, 2008

Chegou de vez...

Este carro, clone do Toyota RAV até na mecânica, o que é bom, vai começar a tirar o sono de muito executivo a partir de julho deste ano: este é o Tiggo, o segundo chinês a invadir o território nacional e o primeiro "made in Mercosul".
O primeiro chinês que veio para o Brasil é o Effa M100, uma minivan compacta que de cara já é o carro mais barato vendido por aqui: por pouco menos que 23 mil reais, vc leva pra casa um 4 portas com ar condicionado e tecnologia Suzuki, importado da China. O Tiggo é diferente: sua fabricante, a chinesa Chery, montou uma "fábrica" no Uruguai....entre aspas por que o carro vem desmontado da China e é montado lá ( chama-se isso de CKD), mas mesmo assim, recebe o selo de carro do Mercosul, portanto não paga todos os impostos de importação. Trata-se de um SUV completo, com tecnologia respeitável da Toyota e mão de obra barata chinesa, o que poderá levar seu preço, sem impostos de importação, a pouco menos de 40 mil reais, o que renderia umas belas noites de insônia para o EcoSport e assemelhados... ainda este mês a Chery apresenta seu plano estratégico, incluindo aí a possibilidade de vir para o Brasil o compacto CQ, "cuco", mini carro que poderia chegar a incríveis 15 mil reais, já com ar condicionado e direção hidráulica.
Demorou, mas agora é pra valer: a China chegou.

Wednesday, June 04, 2008

Insignia - novas fotos



Estas são fotos novas, inclusive do interior, do GM-Opel Insignia, o substituto do Vectra na Europa para ainda este ano. Não estranhe o interior com "mão inglesa", na verdade, o modelo é um Vaushall, marca inglesa da Gm européia.
Não vou repetir as mesma informações do post anterior sobre esse belo carro, mas vou acrescentar uma: li que o Insignia poderia vir para o Brasil, mas apenas como importado na faixa de preço do Omega. Qualidade ele tem, já que na verdade, o "sucessor" do Vectra será um carro bem acima do padrão normal dos carros médios-luxo de lá, pois irá competir, em preço e qualidade, com Mercedes, Audi e BMW. O interior dele porém, lembra muito o padrão futurista do New Civic, ao contrário dos modelos alemães mais sóbrios. Como se vê pela altíssimo padrão, a GM -Brasil nem precis se preocupar com o nome Vectra: agora são carros completamente diferentes.

Tuesday, June 03, 2008

Golf com motor 1.0 ? Na Alemanha tem !!!

Este é o Golf V, que está uma geração à frente do nosso atual ( na verdade um retoque em cima do Golf IV) e que está prestes a ser substituído na Alemanha pelo Golf VI ( ou seja, ficaremos duas gerações atrasadas em relação ao modelo europeu....legal, né?)
O Golf V foi um fiasco na Europa, mesmo estando entre os 5 mais vendidos: motivo 1-perdeu o posto de ser O mais vendido da Europa, coisa que ele ocupava há alguns anos, 2-é caro demais, por isso mesmo deixou de ser o mais vendido, e por isso a VW-Europa foi obrigada a baixar o preço do carro, concluindo-se que ela teve que diminuir margens de lucro....O Golf VI é , por incrível que pareça, mais simples que seu antecessor, o que mostra que até no mercado alemão, o mais sofisticado do mundo e onde carros e cervejas são motivos de discussões metafísicas, as marcas andam um pouco pra trás às vezes para garantir dinheiro no bolso.
O interessante no Golf VI que virá em breve é que terá motores que vão desde um imbecil V6-turbo, o mesmo que equipa várias versões dos Audi, até 1.0.....isso mesmo: um Golf com motor 1.0, e outro terá versão 1.2, com potências em torno de 75 cv. Para se ter uma idéia, um Corsa VHC-Flex brasileiro tem 79 cv de potência, um Fiesta 77 cv, um Fox, 78 cv. Para os europeus não é vergonha ter um Golf com motor pequeno, por lá fala mais alto a economia de combustível, a consciência ecológica e principalmente, a condução de forma civilizada e respeitosa dos limites básicos de velocidade, que se consegue com 70 cv de potência mesmo num pesado Golf. Por aqui, onde motoristas se matam alegremente correndo com carros 1.8 que nem Air Bag têm em estradas esburacadas o que importa é o motor ser grande....ter potência... coisa de latrino-americano burro. Se na Europa e ainda mais na riquíssima Alemanha eles se contentam com Golf de 75 cv, porque nós aqui não podemos ficar nos nossos 1.0 mesmo? Claro, deve haver variedade de cilindradas e motores, mas essa busca tola por maior velocidade e potência justo num momento em que o mundo pede menos carbono na atmosfera e menos mortes no trânsito deveria ser, no mínimo, motivo de reflexão, ainda mais nu mercado pobre como o nosso.

Monday, June 02, 2008

Nossos Ford são piores que os outros




Ka europeu: bem menor que o nosso, mas bem mais equipado, mais moderno, mais charmoso e por incrível que parece, mais barato.....


NOVO Fiesta: no mercado europeu e chinês, fabricado no México de olho no mercado americano....mas e o Brasil?









Que a Ford-Brasil renasceu das cinzas nos últimos 5 anos, todo mundo sabe. Fiesta e EcoSport e uma nova fábrica na Bahia fizeram a marca, ameaçada até pela Renault, a firma-se como uma das 4 grandes. O último lançamento, o novo KA só reforça esse renascimento. Pena que, embora nossos Ford sejam bons produtos, eles são, todos, bem piores do que existe no exterior.



Nosso Fiesta já morreu na Europa: por lá, a nova geração já está sendo fabricada e chega em poucos meses nas lojas. Veja que belíssimo carro ( e aliás que belíssima cor...). Pois esse novo Fiesta, que estava inclusive cotado para ser feito na Bahia, foi pro México: a fábrica da Ford mexicana vai parar de produzir picapes monstruosas para vender por lá carros compactos modernos, econômicos e espaçosos, como esse novo Fiesta. Como o Brasil tem acordo com o México, é até possível ver por aqui esse novo Fiesta, mas esqueça: virá com preço muito acima do modelo atual que fica por enquanto mais um bom tempo no mercado.






E por falar em novos Ford, a Europa conhecerá em breve o NOVO KA, mas não é o nosso.



Trata-se de uma versão Ford do Fiat 500, ultra-compacto, mas estiloso, "charmant", super equuipado. Nosso Ka é uma versão alongada do antigo, que por sua vez nada mais era do que um Fiesta antigo sob nova roupagem....carros de mais de 10 anos de projeto, portanto. Se nosso Ka é bonito, o europeu é bem melhor.



Pois é, nossa indústria continua na mesma toada: faz bons carros, mas caros para nossos bolsos e ultrapassados em padrões mundiais. Nossos Ford são piores que os outros....mas pode dizer o mesmo de nossos Fiat, Chevrolet, VW, Renault.....



Agora eles são bons e bonitos.

KIA Cee´d: em foto de divulgação; nome estranho, qualidade reconhecida, design novo.
Agora nós podemos comprar um carro coreano só pelo design. A frase, que contém uma óbvia ironia, é do jornal francês Le Figaro, a propósito do lançamento do carro acima: o Kia Cee´d na sua versão 3 portas.

A marca KIA é uma das que mais cresce na Europa, em grande parte devido a família Cee´d. O nome é assim mesmo, meio estranho, mas o carro é bonito. Sua família foi desenvolvida exclusivamente para a Europa, portanto, a KIA deixou sua aposta de carrões enormes ao estilo americano para entrar de cabeça no mercado de carros médios, espaçosos, econômicos e acima de tudo. bonitos. Veja também a foto acima do modelo 4 portas e sinta como ele é, de fato, um coreano com jeito europeu. Chega daquele design sem sal do oriente: os carros coreanos fizeram um longo trajeto em direção a qualidade, já conquistada, agora é hora do design, do desejo, do emotivo. Não à toa, a principal aquisição da KIA foi o designer Peter Schreyer, pai do Audi TT e do Volkswagen New Beetle.
Pena que a família Cee´d, que conta além do 4 portas e do 3, uma bela perua, ainda não venha para o Brasil. Dado o relativo sucesso que o pequenino Picanto vem tendo aqui, o Cee´d poderia vir com preço e qualidade altamente competitivos em nosso mercado, pois o principal, ser bonito, ele já nasceu sendo.