O carro certo, mas sem pressa.


E por falar em Polo, o modelo remodelado acaba de ser lançado em Genebra.É um mini Golf, com amplas opções de motores, "1.2 de 86 cv (cavalos) e 1.2 TSI com turbocompressor de 105 cv, além de versões 1.4 e 1.6 a diesel ou com injeção direta de combustível com potências variando entre 75 cv e 120 cv. Além disso, haverá a versão esportiva GTI, equipada com propulsor 1.4 com injeção direta e dupla sobrealimentação, que alcança os 180 cv de potência máxima. "
Tá certo que não é uma época boa para lançar alguma coisa no mercado automobilístico europeu, em queda livre em todos os países, mas a VW precisa mesmo mexer no Polo por lá. Pois por lá, os concorrentes do Polo estão todos à frente: Punto, 207( versão "original", de lá, maior e mais sofisticada que a daqui), Clio,( versão "original", de lá, maior e mais sofisticada que a daqui), Corsa, ( versão "original", de lá, maior e mais sofisticada que a daqui), e Fiesta( versão "original", de lá, maior e mais sofisticada que a daqui)...
Desculpe a chatice de repetir a mesma frase, mas a mensagem é evidente: na Europa, todos os compactos tem versões à frente das nossas, com exceção do Punto. Neste contexto, o nosso Polo por enquanto é o mesmo europeu. Se aqui é um carro atual, por lá vê-se que já estava ficando desafado, em design, espaço e tecnologia.
Sempre a mesma pergunta: quando o Polo europeu vem para cá? Em dias de crise a resposta pode ser nunca... Por aqui, o Polo ainda é visto como carro sofisticado, embora já ultrapassado em modernidade pelo Punto, pelo C3 e até, quem diria, pelo Sandero( que na Europa é carro barato... vai entender o mercado mundial...). Enquanto os compactos brasileiros ficarem todos na mesma linha, a VW vai esticar ao máximo o atual Polo. Os compactos "premium" eram o xodó do mercado, mas com a crise, a prioridade agora é vender carro barato, não produto de alto preço. Provavelmente não vai valer a pena um enorme investimento num produto novo com vendas baixas, ainda mais se a VW tem o Gol como boa opção no segmento de compactos. Mesmo o Punto, embora seja atualmente o mais avançado compacto do Brasil, vende muito pouco para as outras montadoras ficarem preocupadas. A renovação dos compactos brasileiros já começou com o Punto, vai continuar com o Viva e talvez chega ao Fiesta, projeto mundial, ano que vem. Mas virá sem pressa.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home