Thursday, April 15, 2010

Sucesso da Ford na Europa - e no Brasil?



Se há uma marca que faz sucesso hoje no recessivo mercado europeu de carros é a Ford. Ela assumiu neste mês de março a posição de vendas número 1, embora no ano ainda esteja abaixo da VW, a tradicional líder. O curioso é que a Ford ultrapassou as francesas Renault e Peugeot, que estavam à sua frente há alguns anos e agora está bem colada na VW. Qual a razão deste sucesso ? ora... carros....

Mas qual modelos ? No competitivo mercado europeu, os compactos e médios hatches são fundamentais. Europeus compram muito pouco sedans, fruto das ruas apertadas e das moradias raramente dotadas de garagens. Não há também picapes derivadas de compactos, invenção brasileira e adaptação de um produto tipicamente americano ( que ainda prefere as grandes picapes como carros de passeio). Na Europa, há basicamente hatches: de três tipos, micros, pequenos e médios.
Pois é, esse é o segredo da Ford. Ela tem fortes concorrentes nestes três segmentos: Ka, Fiesta e Focus.( com exceção do Focus, os outros dois são modelos diferentes dos vendidos aqui). As outras marcas patinam em um ou outro. Na Peugeot, por exemplo, o 207 é forte, mas a versão micro, o 1007, não vende como deveria. Na Renault, o Twingo e o Clio são fortes, mas o Megane patina. E na VW, Golf continua como sendo um dos mais vendidos na Europa, por lá ele é uma espécie de "gol europeu", sendo há décadas um dos mais vendidos ano após ano, com algumas excessões. ( 0 207 por exemplo, roubou a cena há alguns anos). Mas a VW tem pouca penetração nos micros, já que o Fox fabricado aqui não fez a cabeça dos europeus.( por lá, ele é micro, aqui ele é compacto premium...) A Ford conseguiu com seu time de três alcançar vendas sólidas em todos os segmentos, principalmente o novo Fiesta, que é atualmente o best seller europeu. Neste sentido, a Ford vende muito na Europa hoje.

E no Brasil ? Ela tem tido ótimos resultados com o Ka e com o Fiesta. Em mercados importantes aqui, como o de sedans compactos, ela patina feio, com o Fiesta sedan vendendo muito pouco. Estranhamente, a marca que mais vende picapes no mundo ( é líder nos EUA neste segmento há décadas) nem participa ativamente neste mercado de picapes compactas brasileiras, tão importante por aqui. A Courier deve vender no ano o que a Strada vende em menos de 15 dias. E por aqui, a Ford esqueceu que o Focus existe. Tirando a dupla de compactos Ka e Fiesta, só o EcoSport marca presença. É pouco e a Ford aqui tem de 10 a 11% do mercado, bem atrás da GM com 20% e das líderes Fiat e VW com algo como 24% cada. Se a Renault crescer, com seus 5%, poderia até mesmo alcançar a Ford. Não à toa, o próximo lançamento da Renault será um cross over, diretamente concorrente do Eco...

O presidente mundial da Ford esteve no Brasil esta semana. Veio dizer que fará grandes investimentos, incluindo um novo Eco, um novo carro na Argentina e uma renovação da linha de produtos da fábrica de Camaçari. Provavelmente, o Fiesta NOVO, europeu, virá em meados de 2011, mas com preços bem maiores que o atual, que recebeu nova frente e permanecerá em linha por um bom tempo, como compacto mais barato, algo como um "Ka 4 portas". Parece que o sucesso da Ford na Europa está animando o pessoal dos EUA a investir mais aqui. Resta ainda uma picape, mas pelo jeito, nem de longe há essa ideia. Será que a Ford consegue replicar seu sucesso europeu por aqui ? Sem um forte sedan compacto, sem uma picape compacta, a Ford não vai nunca alcançar uma Fiat ou uma VW. Nem mesmo uma GM, que terá nos próximos anos um portfolio de produtos bem renovado. Mas pelo jeito, com alguns investimento e novos produtos e a chegada do excelente NOVO Fiesta, ela defenderá seus 11% de mercado com unhas e dentes. E carros..

0 Comments:

Post a Comment

<< Home