En pleine croissance!

Esse título em francês eu li no site do Le Figaro Automobile, quando da análise do novo 207. Pois bem, agora chegou quem faltava, o NOVO CORSA europeu.
E as fotos e as info. não deixam dúvidas: TODO o mercado de carros "compactos" europeus está "em pleno crescimento". E não quero dizer em vendas, mas em tamanho mesmo.
O Corsa agora tem 4 metros de comprimento, mais de 2 em largura. O mesmo que o nosso Astra....O mesmo aliás ocorreu com o 207, praticamente um 307 um bocadinho menor. E o que dizer do novo Clio ou do novo Punto da Fiat, ambos "compactos" com 4 metros e tralalá de comprimento?
Quando se compara o corsa antigo, aquele ovinho, com o novo modelo, o atual brasileiro, já se vê que ele cresceu. Agora, o NOVO CORSA europeu é ainda maior. Mais espaço interno, mais entre-eixos, mais tecnologia eletrônica embarcada. O mercado dos "compactos" europeus está mais próximo dos médios em tamanho e sofisticação. Corsa e Astra europeus são quase irmãos...gêmeos.
E no Brasil ?
Fica complicado, pra não dizer impossível, trazer esses carros pra cá. O preço seria inviável. Por aqui, os antigos compactos europeus sobrevivem como carros de entrada, vide o Celta, simplificação do primeiro Corsa. Já o Corsa atual, junto com 206, Fox, Fiesta e Clio pertencem a uma geração maior, mais espaçosa, mas que está sendo substituída na Europa por modelos mais parrudos ainda. No nosso caso, fica evidente que os compactos atuais irão sobreviver longo tempo por aqui, com toda certeza remodelados localmente. Só a Fiat tem uma estratégia diferente: jogar o Palio atual como carro de entrada, criar um Palio remodelado para ser mais competitivo no mercado desses compactos e trazer o Punto novo pra cá.....mas não se engane, na fatia de mercado do Stilo.
Como se vê.....compactos "en pleine croissance" nós veremos só na Europa, mas não em nossas garagens.

4 metros de comprimento: "compacto" bem crescidinho.

ele perdeu as lanternas verticais pra ficar igual ao Astra europeu. Mas por aqui, o charme dessas lanternas verticais vai ficar por um bom tempo, provevelmente mudando apenas a frente.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home