

O "espaço reservado" na foto acima, tirada do painel da fábrica da VW na Via Anchieta, será preenchido em breve: junto aos modelos nacionais e importados mostrados no painel, figurará em breve o NOVO GOL, aqui mostrado em duas fotos: uma do carro em teste, outra, projeção feita pela revista AutoEsporte.
O que esperar do NOVO GOL? Bom, o primeiro lugar, um novo carro. Não será apenas um truque barato de marketagem, como chamar o Celta atual de "nova geração" ou mesmo como a própria VW fez com o atual Gol Geração IV. Será um carro realmente novo, com motor transversal ( o Gol atual era o único nacional a usar motor longitudinal, que ocupa espaço e é perigoso em batidas frontais, porque não desce como os outros motores), com novo câmbio, nova suspensão, mas não se engane, como o mesmo e conhecido padrão de acabamento VW, ou seja, ruim. Tudo isso porque o Novo Gol na verdade não é tão novo assim, pois ele usará toda a mecânica do Fox/Polo, com carroceria do tamanho do Gol atual, portanto menos luxuosa que o Polo e menos espaçosa que o Fox. Para mim, será uma estratégia difícil para a VW, pois ela terá nada menos que 4 carros compactos no mercado, espremidos na faixa de preço entre 45 mil reais(Polo) e nos 25 mil reais (Gol velho, que não sai de linha), com o evidente perigo de uma disputa caseira entre Fox e Novo Gol na faixa dos 30 a 35 mil reais. Virá o Novo Gol com preço mais baixo que 30 mil reais? Acho que não... embora seria muito bom ter um carro novo, com projeto mais moderno, numa faixa de preço mais acessível. Pessoalmente, fico me pergutando: porque a VW não colocou de vez as fichas no Fox , tirando de uma vez o Gol de linha ? Porque gastar muito dinheiro para lançar um "novo carro velho carro", ou seja, um Fox menor com preço quase igual? O mistério do preço vai ser determinante para saber se o Novo Gol vai ser um sucesso ou mais um fracasso da marca que mais perde mercado no Brasil hoje em dia. E para piorar, justo no momento em que ocorre o vergonhoso recall disfarçado da peça do Fox que decepou muitos dedos e que a VW tentou esconder ao máximo.
Sobre o design do Novo Gol, sem muitos comentários: a VW fez um único carro com design interessante, o New Beetle, depois parou. NENHUM VW tem design que excita...Golf, Polo, Fox vendem sob argumentos do tipo "o carro é bom mecanicamente", mas não espere do NOVO GOl algo bonito e excitante como um 206, ou 207 ou um C3. Vai ser mais um VW, com frente em V, grade cortada e traseira reta com lanternas pequenas na lateral, o banal de sempre. E por dentro, a mesma coisa, aquele acabamento nojento para manter o preço abaixo dos 30 mil reais.
E para falar de algo novo, note que no painel há dois espaços: o outro lançamento será o de um Novo Gol sedan, voltando a VW a figurar no importantíssimo mercado de sedans compactos, do qual, ela absurdamente ficou ausente durante anos, desde que o Gol virou "bolinha" e tirou de linha o Voyage. Aliás, o nome está cotado para ser reutilizado, o que mostra outro erro da marca alemã: usar um nome de um carro envelhecido para um projeto novo. Há a opção de outros dois nomes, Aura e Luna, pelo menos, nomes bonitos e modernos.
Não espere muito do NOVO GOL, assim como não há muito a se esperar de um Novo Ka. Velhas fórmulas recicladas, com acabamento ruim e preços pouco convidativos. Indústria nacional, enfim.