Tuesday, May 27, 2008

Ele está chegando.

este é o teaser, pequena propaganda antes da campanha oficial de lançamento, algo como um aperitivo, do NOVO GOL que a própria VW pôs, imenso cartaz, na sua fábrica da Via Anchieta. 'Ele" chegará no próximo mês, junho, e já em agosto deverá estar sendo vendido. Não tenha dúvida de que até o final do ano, o NOVO GOL deverá ser figura divulgadíssima em nossas ruas.
Já falei dele por aqui, mas devo dizer que o carro promete: sob a excelente base mecânica do Fox/Polo, teremos um carro melhor que esses dois: melhor que o Fox por ser menor, menos absurdamente alto, mais próximo a um carro que a uma minivan compacta, melhor que o Polo por ter um preço racional, ao contrário dos absurdos 40 mil reais que ele custa. Não deverá ser design empolgante, mas neutro: nem feio como um Palio Novo, nem lindo como um C3. Mas deverá ter duas qualidades enormes: ótima mecânica e preço acessível.
Interessante como algumas marcas podem, literalmente, renascer das cinzas por causa de um único modelo ou às vezes dois. Assim foi com a Ford, que renasceu com o Fiesta e o EcoSport. Assim foi com a Renault, que recentemente renasceu com o Sandero/Logan. A própria Fiat nos anos 90 renasceu com o Mille e depois com o lançamento do Palio. Agora a VW, que nitidamente apesar de ainda ser a segunda colocada, estava perdendo mercado numa sangria sem limites, tem enormes chances de renascer das cinzas. O NOVO GOL é outro carro, se quisesse, a VW poderia bem ter mudado o nome. De carro ultrapassado, feio, ruim de dirigir, obsoleto há quase 10 anos em relação a concorrência para , muito provavelmente, referência entre os compactos. Eu não tenho dúvida: o NOVO GOL vem pra arrebentar. E por falar em liderança, quem vai mais se ferrar será a Fiat: seu novo palio é um fiasco total, seu outro compacto é o jurássico Mille e o único carro seu que está dando força nas vendas é o Palio Fire, ainda com a bonita carroceria antiga, mas que deverá enfrentar de cara um gol renovadíssimo. Tá certo, a Fiat tem o Punto, mas é outro mercado, na casa dos 40/45 mil reais. A Fiat foi pega no contrapé: tem um produto já em vias de ficar ultrapassado e cuja última remodelação foi desastrosa, o Palio, e não tem à vista um produto com preço e qualidade para enfrentar um novo gol, que ainda por cima deverá ter uma nova versão sedã. Eu não ficaria surpreso se a VW retomasse a liderança em vendas em um ou dois anos. Não tenha dúvida: "ele" realmente está chegando com força.

Tuesday, May 13, 2008

Opel em dose dupla.



E este é o sucessor do Vectra, o novo Insignia, da Opel alemã




esta é a nova Meriva da Opel alemã



De uma só tacada, mostro as duas mais recentes inovações da Opel alemã, marca da GM européia que dá nascimento a maioria de nossos Chevrolet nacionais: a NOVA MERIVA e o sucessor do Vectra, O INSIGNIA.
A começar pela Meriva, nota-se o evidente design futurista, que se estende ao interior e ao painel e às portas, que agora são suicidas, ou sejam, abrem em oposição. O carro da foto ainda é um protótipo, mas não muito longe da realidade. Talvez seja lançamento ano que vem na Europa. Até lá, a Meriva européia será idêntica a brasileira, aliás o modelo foi projetado aqui e muito elogiado à época de seu lançamento, na Europa. É altamente improvável, pra não dizer impossível, que a Meriva européia venha para cá, por isso, provavelmente ficaremos ainda vários anos com a nossa, que tem um belo design, mas já pede alguma novidade.
E o outro carro é o Insignia, sedan de categoria superior que vai matar o nome Vectra na Europa. Trata-se de uma aposta forte da Opel-GM européia: criar um carro para concorrer com Me




Monday, May 12, 2008

Bela perua



Eis as primeiras fotos oficiais da NOVA PALIO WEEKEND, em sua versão Adventure, que vem com novidade mecânica: um diferencial autoblocante, que pode transferir força do motor de uma roda que gire em falso para a outra. Não chega a ser tração 4X4, mas é uma boa ajuda numa estrada cheia de lama, embora a ajuda seja mais na imagem da perua como carro "aventureiro", sem exageros, é claro. A Fiat errou feio na última versão da Weekend: não só pelas suas estranhas lanternas traseiras, felizmente consertadas nesta nova versão, mas porque seu maior diferencial foi eliminado: desde a primeira versão Adventure, a altura do solo era maior, mas na última reestilização, a Fiat voltou atrás e manteve a mesma altura do solo que na versão normal da perua, jogando fora um diferencial, tanto em capacidade de rodagem em estradas de terra, como em marketing. Agora, na última reestilização, essa falha foi corrigida: a perua está bem mais alta que nas primeiras versões, tem amplos quadrados que envolvem as rodas, aumentando a distância da lataria e conta agora com esse diferencial autoblocante. Seus detalhes agressivos, como enormes párachoques, espelhos com seta integrada e rack de teto igual ao do Idea Adventure, trazem uma perua com visual invocado, imponente, robusto: tudo que faltou na última versão. Pode atacar pra valer o EcoSport, que apesar de sua última reestilização, dá sinais de cansaço.
É um belo carro, e com uma outra boa notícia: para quem não tem os mais de 50 mil reais por uma Weekend Adventure, a Fiat criou uma versão "genérica", a Weekend Trekking, com visual fora de estrada, mas motor 1.4 e sem o diferencial autoblocante. Não sei se essa versão Treeking terá suspensão mais elevada, mas com certeza será uma ótima versão, pois agrega visual agressivo com preço mais baixo.
Agora só falta a picape Strada para completar a reestilização completa da linha Palio, que conta com um belo Siena, uma bela Weekend e provavelmente, uma bela picape Strada....pois é, faltou o adjetivo "belo" ao Palio hatch, o mais importante membro da família, que continua com aquela traseira ridícula e com aquele painel equivocado. O carro que deu origem a toda a família, é hoje o seu patinho feio.

Thursday, May 08, 2008

207 no 100 !!!





Agora é oficial: o 207 acima está até mesmo emplacado como carro particular, ou seja, é um modelo de linha, já vendido a pessoa física. Seja bem vindo, 207 Compact. Esse será o nome oficial do nosso 207, para evitar uma possível confusão com o verdadeiro 207 europeu, bem maior que o 206/207 nacional. Talvez a Peugeot até mesmo abra espaço para uma futura fabricação do 207 europeu por aqui, mas o que chama atenção no nosso 207 compact é que ele nem quer negar que é um 206 modificado: sua traseira, tirando detalhes pequenos, é igual, assim como é exatamente igual a lateral do carro. A frente, parte que mais mudou, parece maior do que é : ao vivo, ficará bem mais parecida com a atual. Resta saber se o interior mudou, mas pelas fotos, até isso parece ter sido apenas maquiado.
Duas conclusões se impõem: se a Peugeot quiser cobrar muito mais caro que o preço hoje do 206 pelo 207 compact, vai ficar sem cliente; não dá pra negar que o carro é belíssimo, mas também não dá para negar que é uma maquiagem de um modelo atual, mas não um modelo novo. Isso leva a segunda conclusão: é altamente provável que o atual 206 saia mesmo de linha, pois afinal, o preço do 207 compact deverá ser muito próximo ao do atual....trata-se do mesmo carro !!
Mesmo assim, gostei muito, e já acho que é o mais belo carro compacto nacional.
E para comemorar esse belo compacto, esse post é o de número 100 desde o ínício deste blog: aos que tiveram a paciência de me acompanhar desde o início e os que vieram depois, muito obrigado pela audiência !!

Monday, May 05, 2008

O deles é melhor que o nosso

Que o NOVO KA brasileiro é um sucesso, isso ninguém pode duvidar: a Ford vende o que produz, 6 mil unidades/mês, e só não vende mais porque não consegue produzir mais. O carrinho já é um dos 10 mais vendidos e sua fila de espera chega a inacreditáveis 200 dias na cidade de SP.
Mas o NOVO KA EUROPEU, me desculpem, é melhor.... veja a foto. Na verdade, trata-se de outro carro, de outra categoria, para outro mercado. Na Europa, carro pequeno é feito para ser pequeno: parece meio Lula, mas aqui no Brasil, carro pequeno tem que levar 5 pessoas e ter porta malas, e o Ka versão Brasil teve que abandonar o tamanho diminuto que tinha na Europa. Por lá, carro compacto é 100% urbano, feito para ser o segundo ou o terceiro carro, ou o primeiro dos solteiros e que tem dificuldades terríveis de andar e estacionar em cidades de origem medieval, atoladas por castelos, muros e principalmente, por outros carros. Por aqui, carro compacto ter que ser barato, lá carro compacto tem que ter conforto: são pequenos citadinos recheados de equipamentos de segurança, incluindo ESP ( controle eletrônico de estabilidade, meio inútil num carro que é feito para andar no trânsito pesado) e de equipamentos de conforto, com direito a firulas eletrônicas do tipo GPS e som integrado MP3 no painel.
Os dois Ka são bonitos, o brasileiro e o futuro europeu, aliás este último na verdade uma versão Ford do modelo Fiat 500, carro do ano na Europa. Mas eu fico com uma pergunta: porque não temos esse tipo de carro por aqui? Será que não haveria espaço para carros realmente compactos, urbanos, mas bonitos e bem equipados, no Brasil? As ruas congestionadas de SP são a resposta.