Futuro Uno, Velho Mille



Sim ! A Fiat está "mudando" seu vetusto Uno Mille Fire, agora com mais um sobrenome: Economy. Tudo para enfrentar o Gol velho, que terá seu preço rebaixado.
Algumas mudanças estéticas como nova grade, substituindo a horrível anterior, novas calotas e lanternas, mas o mais importante foi a mecânica. Mudanças na injeção eletrônica, nas bielas, nas rotação da marcha lenta, alongamento do câmbio na 5ª marcha e até nos pneus aumentaram a economia do carrinho, que, diz a Fiar, irá fazer 15 km/l no álcool: marca que muitos carros não fazem nem na gasolina. Um 1.0 econômico como um Celta só chega aos 11km/l no álcool. Se for verdade que a Fiat está dizendo, os 15km/l de álcool na estrada que o Mille fará com certeza será um ótimo de vendas, mesmo em se tratando de um carro com mais de 20 anos de projeto. Claro, sem contar o preço de um Mille, 22 mil reais, longe dos 25 mil que hoje custa um Celta, seu concorrente mais direto.
Para reforçar a vocação de carro econômico, ele ganhou no painel um instrumento conhecido por vacuômetro, que mede a vazão de combustível do motor, indicando a faixa de rotação mais adequada para economia. Os antigos Monza tinham isso, meios inúteis num carrão 2.0 movido à álcool. É de se perguntar se as alteração mecânicas do motor Fire do Mille irão para o Palio Fire, o que faria sentido, já que a versão Fire do Palio também é pensada como um carro barato e de entrada.
É impressionante os números de vendas do Mille: ele segue firme e forte na 4ª posição em vendas, sem alteração, há mais de 5 anos. Verdade seja dita: a Fiat tem nas mãos uma mina de ouro: o carro é barato, vende muito, e tem custos de produção já pagos há vários anos, além de hoje dividir peças com o Palio. Nem o mais otimista imaginaria uma carreira tão longa para o Mille.
E seu sucessor pode estar chegando: esta foto circulou num site de carros da Polônia: trata-se de um futuro Uno, com esse nome mesmo, que a Fiat poderia lançar na Europa como opção de baixo preço, diferente do modelo 500, que é modelo pequeno e fashion, de alto valor. Como sabemos que em 2010 a Fiat brasileira vai lançar dois carros, o sucessor do Palio e do Mille, podemos ver na foto abaixo o futuro Mille, quem sabe com o nome Uno, brasileiro.
Ou será que o atual Mille ainda tem fôlego para mais alguns anos de vida ?

esse é o futuro Uno?