Tuesday, August 26, 2008

Futuro Uno, Velho Mille







Sim ! A Fiat está "mudando" seu vetusto Uno Mille Fire, agora com mais um sobrenome: Economy. Tudo para enfrentar o Gol velho, que terá seu preço rebaixado.
Algumas mudanças estéticas como nova grade, substituindo a horrível anterior, novas calotas e lanternas, mas o mais importante foi a mecânica. Mudanças na injeção eletrônica, nas bielas, nas rotação da marcha lenta, alongamento do câmbio na 5ª marcha e até nos pneus aumentaram a economia do carrinho, que, diz a Fiar, irá fazer 15 km/l no álcool: marca que muitos carros não fazem nem na gasolina. Um 1.0 econômico como um Celta só chega aos 11km/l no álcool. Se for verdade que a Fiat está dizendo, os 15km/l de álcool na estrada que o Mille fará com certeza será um ótimo de vendas, mesmo em se tratando de um carro com mais de 20 anos de projeto. Claro, sem contar o preço de um Mille, 22 mil reais, longe dos 25 mil que hoje custa um Celta, seu concorrente mais direto.
Para reforçar a vocação de carro econômico, ele ganhou no painel um instrumento conhecido por vacuômetro, que mede a vazão de combustível do motor, indicando a faixa de rotação mais adequada para economia. Os antigos Monza tinham isso, meios inúteis num carrão 2.0 movido à álcool. É de se perguntar se as alteração mecânicas do motor Fire do Mille irão para o Palio Fire, o que faria sentido, já que a versão Fire do Palio também é pensada como um carro barato e de entrada.
É impressionante os números de vendas do Mille: ele segue firme e forte na 4ª posição em vendas, sem alteração, há mais de 5 anos. Verdade seja dita: a Fiat tem nas mãos uma mina de ouro: o carro é barato, vende muito, e tem custos de produção já pagos há vários anos, além de hoje dividir peças com o Palio. Nem o mais otimista imaginaria uma carreira tão longa para o Mille.
E seu sucessor pode estar chegando: esta foto circulou num site de carros da Polônia: trata-se de um futuro Uno, com esse nome mesmo, que a Fiat poderia lançar na Europa como opção de baixo preço, diferente do modelo 500, que é modelo pequeno e fashion, de alto valor. Como sabemos que em 2010 a Fiat brasileira vai lançar dois carros, o sucessor do Palio e do Mille, podemos ver na foto abaixo o futuro Mille, quem sabe com o nome Uno, brasileiro.
Ou será que o atual Mille ainda tem fôlego para mais alguns anos de vida ?




esse é o futuro Uno?

Monday, August 25, 2008

Bonito e Renault agora combinam !



de frente ou de lado, um belo carro nesta versão "off-road-light".


A Renault apresentou suas últimas novidades: há novidades na linha Nissan, como a fabricação de uma minivan para 7 lugares no mesmo mercado de Picasso/Zafira além da adoção de motores flex para toda sua linha, incluindo o sedan Sentra e o hatch Tiida. Sem dúvida, a Nissan, marca associada a Renault, virá com força no mercado brasileiro, explorando de vez a novidade da marca ao mesmo tempo que traz novidades em produtos, que, flex, só terão sua competitividade aumentada.
Mas foi a versão off-road light do Sandero que mais me chamou a atenção: seu nome será Sandero Stepway e será concebido como a versão top de linha do Sandero, com direito a motor 1.6 16V e preço acima de 45 mil reais, portanto, acima da atual versão top Privilége. Observando as fotos vê-se que a roupagem off road light ficou boa no Sandero que mesmo na versão comum já tem um aspecto robusto. Ele não terá nenhum apetrecho específico para off road, portanto sem 4x4 ou diferencial autoblocante como na linha Adventure da Fiat, só mesmo suspensão elevada e pneus de uso misto. Mas pode ser considerado, desde já, o mais bonito Renault nacional.
E por falar em feios, a Renault fez mistério se trará ou não o novo clio sedan, Thali/Symbol, para cá. (veja post abaixo). Mas é bem provável que ele venha, jogando o sedan Logan de vez na faixa de preço em torno dos 25 mil reais como popular. Outra opção é a picape Logan (já mostrada neste Blog e em fabricação na Europa) ou ainda, uma versão perua/multivan Logan, também européia. A Renault disse que trará esse ano ainda mais um modelo, além do Sandero Stepway. Acho que novas versões do Logan devem estar descartadas, pois o carro vende bem pelo preço, mas tem grande rejeição pelo design, coisa que não deve acontecer com o Thalia/Symbol. E por falar em rejeição pelo design, basta ver as belas fotos do Sandero Stepway que a Renault aprendeu bem a lição: no Brasil, se for muito barato, pode ser feio (Mille, Gol antigo, Logan...) mas para vender mesmo, tem de ser bonito. Isso ele é.

Tuesday, August 19, 2008

é ferro...

Tava na cara que ia acontecer...
Só surpreendeu a velocidade com que ocorreu: a Fiat foi ultrapassada pela VW em vendas este mês.
Após muitos anos de liderança, a Fiat dá adeus ao primeiro lugar. O interessante é notar que não foi o Novo Gol o culpado, mas o Fox. Na verdade, o Gol vendeu até menos que no mês anterior, fruto do alvoroço do lançamento da nova versão, quando muitos deixaram de comprar a versão velha para esperar a nova. Por outro lado, mesmo com o Gol novo já nas lojas, o Fox continua vendendo igual, o que não deixa de ser surpreendente já que seus preços são quase iguais. Quem de fato vendeu menos foi o Polo, o que é explicado pela feroz concorrência de modelos mais baratos, mais bonitos e melhores, como C3, Punto, Sandero e agora, golpe fatal, das versões top do Gol. Acho que em breve, a VW vai mesmo é descontinuar o Polo, um dos seus maiores fiascos de mercado.
Por outro lado, fiasco mesmo é o Palio novo: vem amargando queda sobre queda, mês após mês, desde que foi remodelado. A mudança rápida demais na versão vendida até ano passado, combinado com o novo design feio, com frente estranha, traseira inexpressiva e painel totalmente equivocado, fez com que as vendas do modelo principal da Fiat entrasse em parafuso. Ao mesmo tempo, a versão Fire, de carroceria antiga, bem mais bonita que a nova aliás, continuam boas. Nem a recente mudança nas família toda, incluindo o Siena e a Weekend, deram fôlego à linha. E a partir deste mês, o gol novo entra com tudo nas vendas o que se pode concluir que a Fiat vai tomar outro tombo, ainda maior.
Em outro post, falei da rápida reação da Fiat ao lançar o Palio novo com direção hidráulica de série. Pois é, pelo jeito, ou a novidade ainda não chegou aos ouvidos dos consumidores, ou nem assim o Palio está vendendo. E para piorar de vez, a VW vai dar uma repaginada no Fox, o que pode indicar mais chumbo grosso na linha Fiat daqui há alguns meses...
vingança alemã: depois de anos tomando porrada dos italianos, chegou a vez de uma novo ciclo de mercado, mas favorável aos alemães. A Fiat vai ter que rebolar para acelerar o substituto do Palio em 2010...

Monday, August 18, 2008

dois novos sedans à vista.




Este pode ser, em breve, o novo Renault brasileiro: um novo sedan.
Mas outro ? E o atual Logan ?

A Renault tem este produto como um competidor global: na Europa do Leste ele se chama Simbol ( nome da traseira na foto), em outros mercados, Thalia. Por aqui, este carro seria na verdade uma versão mais sofisticada do Sandero sedan: sua mecânica porém seria idêntica a do Logan, mas com mais equipamentos e claro, com design mais diferenciado. Se ele de fato vier para o Brasil, o presidente da Renault anuncia um plano de investimentos no final deste mês, ele terá preço mais elevado, na faixa entre o Sandero e o Megane. Enquanto isso, abre espaço para que o Logan seja, de fato, o modelo de entrada da Renault no Brasil, jogando seu preço lá pra baixo. Se o Logan é feio, com preço baixo ele vai apostar tudo no ótimo custo benefício para vender: imagine um carro do tamanho de um Corolla com preço de Celta.... o Logan custa hoje, básico, 28 mil reais, o preço de um Gol novo. Pelo jeito, com a possível chegada deste novo sedan, a Renault vai queimar alguns reais no preço do Logan. É esperar para ver.




enquanto isso, esse desenho pode indicar o futuro Gol sedan, que ainda não tem nome: pode ser Voyage, lembrando o carro dos anos 80, ou Aura, uma aposta mais moderna. Se tiver mesmo esse desenho, será um belo carro, com traseira que lembra os modelos VW mais caros, como Passat e Jetta. É inacreditável que a VW brasileira tenha simplesmente abandonado o mercado de sedans compactos, que é o maior do Brasil ( em volume de vendas, quando se soma todas as opções de preço, é ainda maior que o dos compactos hatchs, embora os carros mais vendidos sejam hatches). Marcas inteiras como a GM tiram dos sedans compactos sua maior força de mercado e mesmo a Fiat tem no Siena um produto ultra-estratégico. A própria Renault poderá ter em breve dois sedans compactos. Portanto, a VW vai apenas correr atrás do tempo, enorme, perdido. Mas pelo jeito, do mesmo que fez com o Gol, virá com apetite.