É o começo

Agora é oficial: o novo carro da GM, que tudo indicava seria chamado Viva, chamar-se-á Agile ( com pronúncia Á gile). A GM enganou a todos divulgando o nome da família, Viva, como se fosse o nome do carro, embora não seja impossível pensar neste nome em alguma versão do mesmo carro mais pra frente.
Ele vem para dar um "restart" na linha GM do Brasil, já bastante desafasada em termos de compactos. Basta dizer que os últimos lançamentos na área de compactos foram o Corsa "novo", isso em 2002 e o Celta, lá pelos idos de 2001. Ou seja, num mercado altamento competitivo, a GM não lança nada novo há 8 anos... E nem faz remodelações intensas, já que o Corsa hatch é o mesmo desde o seu lançamento e o Celta teve uma tímida remodelação há 3 anos, já demandando outra aliás.
É um lançamento importante. Com o Agile, a GM pretende atacar um alvo: Fox. Isso quer dizer, um compacto espaçoso, de teto alto, com estilo de minivan. O Fox fez um sucesso tão forte que, embora nunca tenha conseguido substituir o Gol, nem por isso foi substituído por ele: mesmo com o novo Gol, o Fox vende igual ou até mais, demonstrando que temum público fiel. A Renault tem no Sandero um potencial competidor do Fox, na mesma linha compacto-alto-espaçoso. Mas é com o Agile que o VW vai de fato se ver nas vendas. Fica a dúvida se o Agile vai ou não matar o Corsa. Tinha a impressão que não, já que o Agile terá só motor 1.4 enquanto o Corsa ficaria na casa do 1.0. Mas a GM fez ao contrário: tirou o 1.0 do Corsa, a agora Corsa só com 1.4, o que faz o carro ficar na linha de frente do Agile. Mas não por enquanto: tenha certeza, mesmo compacto, o Agile vai chegar na faixa dos 40 mil reais pra cima, deixando-o mais como concorrente do velho Astra do que do Corsa, que provavelmente vai sobreviver ainda uns bons anos até que um futuro Celta remodelado possa tirar de vez seu espaço no mercado. Ou não, já que a GM nunca foi muito adepta de tirar carros de linha e o nome Corsa é uma marca forte no mercado, igualmente com um público fiel.
É o lançamento mais importante do ano: um novo compacto. Mas a vida do Agile já começa difícil: seu maior inspirador, o Fox, vai ter uma pequena mas suficiente remodelação ainda este ano. Sem contar que a Renault não ficar parada vendo o Sandero ver crescer a concorrência. Lembremos que em dois anos, a Ford vai trazer o novo Fiesta e em 2 ou 3 a Fiat traz o susbtituto do Palio. Ah! como é bom a concorrência....

0 Comments:
Post a Comment
<< Home