Tuesday, May 05, 2009

É cagada ou é de propósito?



desculpe o título meio violento do post, mas reparou uma coisa: a Peugeot "saiu" do mercado?

lembra que o 206 frequentava assiduamente as propagandas ? em revistas, tvs e internet, lá estava ele, bonito, charmoso e ....barato. Era comum ver propagandas da marca exaltando o baixo preço do modelo básico, algo como 28 mil reais, e as condições excepcionais, como ar condicionado gratuito.
O resultado era o esperado: o 206 sempre estava entre os 15 mais vendidos, disputando mês a mês as vendas no mesmo patamar dos outros modelos compactos "meio populares", como Fox, Fiesta, Corsa e Palio ELX. Havia mês que o 206 ultrapassava fácil o Corsa e chegava perto do Fiesta, então, seu maior concorrente direto, embora os dois um pouco longe do Best Seller Fox.

Tudo acabou com o 207....

Mas , porque? O 207 é bonito (alguns acham exagerada a frente, mas não dá pra dizer que é um carro feio), tem bons materiais de acabamento, a mesma mecânica do 206, enfim, é o mesmo carro, com um design levemente diferente: porque parou de vender ?
Por que parou mesmo... vejo a tabela de vendas: enquanto Fox e Fiesta estão em torno de 8 mil e 7.500 unidades/mês, ficando o Corsa mais abaixo com 4 mil, o 207 amarga 2.200 unidades.... menos que seu irmão C3, que sempre foi um produto mais caro.
Pronto: chegamos no ponto. Preço. Enquanto o 206 tinha preços competitivos, aliás bem próximos, quando não inferiores, aos de Fox, Corsa e Fiesta, o 207 custa hoje, a bagatela de 40 mil reais, o mais básico....

é verdade que todo 207 vem com ar, direção, vidros, travas. Mas é verdade que hoje vc compra um Fox com tudo isso com 35 mil reais. Ainda sim, 5 mil a menos que o 207. A Peugeot não remodelou seu 206, ela reposicionou o carro no mercado: saiu do mercado de compactos, para ir para o mercado de compactos premium, carros em torno de 40 mil reais. Nesta faixa, antes ocupada só pelo Polo, hoje convivem Punto, C3 e.... o 207!!! Mas o 207 não é apenas um remake do 206...? pois, é. Percebeu porque ele está vendendo pouco. Ao jogar o 207 lá pra cima, a Peugeot acabaou "matando" o 206, que afinal está com o mesmo preço, mas ficou com cara de velho.
Minha única dúvida: foi de propósito ou foi merda? Se a Peugeot queria mesmo "sair" do mercado de compactos e ficar apenas no de compactos premium, a estratégia está correta: aumentar o preço e pronto. Quem quiser e puder, paga, senão vai andar de Corsa, Fiesta ou Fox. Mas se foi apenas "sede ao pote", a marca escorregou feio: perdeu volume de venda, perdeu popularidade e corre o risco de não se firmar no mercado, coisa que ela estava conseguindo com as boas vendas do 206. Não sei qual foi a estratégia dela, mas sei o seguinte: quando fui comprar meu Corsa em 2006, o preço do 206 era praticamente o mesmo, diferença de menos de 1.500 reais. Hoje, o mesmo Corsa zero km custa a mesma coisa, enquanto o 207 está 6 mil reais mais caro. Isso é evidente demais para não perceber.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home