Thursday, July 30, 2009

Fiat : sempre na frente da VW...




quem nunca dirigiu um carro automático não perde nada: é chato, sem emoção alguma verdadeiro carro de velho. Mas quem já dirigiu um carro com câmbio tiptronic, sabe como é ótimo: num congestionamento, vc põe no automático e deixa. Mas numa estrada, ou com ruas livres, vc joga nas trocas manuais e aí a coisa fica interessante, as marchas sobem e descem, com um simples toque na alavanca, como num joystick.
Uma versão mais barata disso é o câmbio automatizado: ou invés do sistema sofisticado tiptronic, ele é apenas um câmbio manual comum, mas sem embreagem. Um sistema informatizado “pisa” na embreagem por vc, dando a mesma sensação de um carro automático, se vc quiser envelhecer 30 anos, ou a mesma emoção de um tiptronic, se vc não tem uns 80 mil reais para comprar um carro com esse sistema.
E aqui vai a notícia boa: ele é bem mais barato, portanto pode ser usado até mesmo em carros não tão caros. E mais uma vez, a Fiat mostra porque ela é líder de mercado: enquanto o Pólo da VW tem esse sistema num carro que custa 42 mil reais, a Fiat dotou o Palio hatch com o mesmo sistema, ao preço de 37 mil reais. É verdade que um Pólo é bem mais carro que um Palio, mas também é verdade que o Fiat custa 5 mil reais a menos. E veja que o Palio dualogic usa o velho mas forte motor 1.8 da GM, enquanto o Pólo fica mesmo no ótimo 1.6, mas com torque inferior.
Mais uma vez, a Fiat dá um banho na VW: não só o Palio vem com esse equipamento a preços convidativos, mas ainda por cima toda a família: Siena, Weekend, Palio, Idea, Stilo. Por algum motivo a Strada não adotou o sistema, talvez incompatível com o sistema locker. Já a VW só usa no Pólo, hatch e sedan, carros bem mais caros. A Fiat continua assim sendo a marca que sempre traz coisas interessantes a preços mais populares. Como se vê, na pista, Pólo é melhor que Palio, mas nas vendas, não. A VW poderia usar o sistema no Gol, mas estranhamente, deixa isso de lado. Sem explicação.

Monday, July 27, 2009

fotos do Agile





Usando uma estratégia que já tinha dado certo no Vectra, a GM vai "desnudando" seu novo lançamento aos poucos: o projeto Viva. Primeiro foi o nome, meio ainda estranho, Agile ( com pronúncia, de acordo com os marketeiros, Ágile, com acento no A...vamos ver se os brasileiros vão falar desse jeito que eles querem.). Depois, anunciou a data do lançamento: mês que vem na Argentina, outubro no Brasil. E agora surge o primeiro teaser, desenho promocional. Nada muito diferente do que já se sabia: um compacto com linhas perto do Corsa europeu, mas com grade ao estilo Chevrolet americana, grande, com tela alveolar e dividida no meio, que será o estilo dos carros da GM brasileira daqui pra frente, como já anunciado no Vectra. Espera-se se tal estilo poderá ser incorporado aos outros carros velhos da marca, como os atuais Celta e Corsa, que ainda ficarão em linha por um tempo.
o Agile será um carro alto, seu projeto inspirador foi o Fox. Virá com preços mais altos também que os da atual linha Corsa, mas não muito: a GM precisa vender e manter-se no mercado, pois suas linhas atuais de produtos principais, Celta/Corsa estão bastante defasadas. Pelo que podemos ver no desenho e pelo que se sabe do Corsa europeu, será um belo compacto. Provavelmente o próximo post que falar dele será com fotos reais do lançamento. E ele já vem com concorrência: a VW prepara uma leve reestilização da linha Fox.

Thursday, July 16, 2009

Novo Celta vem aí?



agora que a concordata mundial da GM acabou, a filial brasileira, que faz parte da "nova GM", a parte boa da empresa, saiu da letargia e anuciou grandes planos. O primeiro lançamento prestes a ser feito, o Ágile, já deve ser um player de peso no mercado de compactos, batendo forte no segmento dos compactos premium, como Punto, C3, 207, Sandero e um futuro Fox remodelado e mais sofisticado.
Mas a GM não vai ficar só nisso: anunciou esta semana um investimento de 2 bilhões de reais, mais da metade para a fábrica do RS, onde é feita a linha Celta/Prisma.
Serão dois novos carros e aí começam as especulações. O Celta vai passar por uma reforma radical, mantendo talvez apenas o nome mas usando outra plataforma, desenvolvida na Coréia. É uma possibilidade e o candidato seria o Spark, projeto da Gm coreana mas com vocação mundial que poderia bem ser por aqui um novo celta.
Outra possibilidade é o atual celta ficarm em linha como futuro carro ultra barato, para enfrentar os chineses e indianos que vêm por aí e o Spark ser outro compacto, entre o Celta e o Ágile: nesse caso, quem iria dançar é o atual Corsa.
Como são dois carros, pode ser um Spark hatch e uma versão inédita sedan, ficando mesmo a linha como substituta da atual dupla Celta/Prisma. Ou então, ser dois hatches, dessa vez uma substituição Celta/Corsa.
Uma coisa é certa: o ano de 2012 vai ser agitado: os primeiros carros novos da "nova" fábrica de Gravatai no RS chegarão ao mercado. Finalmente a GM Brasil vai deixar de ser um museu de carros velhos para produzir produtos realmente novos.

Thursday, July 02, 2009

Criativos acima de tudo




acima, o C3 Picasso, abaixo o Kia Soul: dois ótimos exemplo de criatividade automobilística.





O que é um crossover ? a tradução da palavra em português é difícil mas seria algo como "híbrido", mistura. Pois bem, é nesse segmento, por definição um segmento que abrange vários outros, que o mercado mais cresce.
Para além dos tradicionais hatch, sedan, perua, picape e para além dos tradicionais tamanhos, pequeno, médio, grande, há os crossovers. Mistura de elementos diferentes, carros com tamanho compacto mas espaço de grande, jeito de perua e utilitário comercial mas conforto de sedan médio, espaço para bagagem de picape mas comportanto 5 passageiros como uma perua. E neste segmento de crossoovers, o Kia Soul é um dos mais interessante:
veja o design, jovial, diferente, quadrado e ao mesmo tempo moderno. É uma perua, com jeito de utilitário, meio cara de jipe com conforto de sedan. Mas é compacto: pouca coisa maior que um Fox, embora mais alto, mais largo e levemente maior no comprimento. Virá ao Brasil custando 51 mil reais, o que é preço interessante, perto de um EcoSport, outro crossover de grande sucesso. Mas irá enfrente logo de cara concorrência forte: a Critoen está preparando um crossover na plataforma do C3, irá se chamar C3 Picasso, e também irá ter design diferenciado, com um forte apelo a mais: terá motor flex.
Desde já confesso que sou fá dos crossovers: resolvem vários problemas dos carros comuns, como espaço interno, carga para cães ( sem soltar pêlos nos bancos traseiros...), tem visual simpático e são compacto. Compraria um Kia Soul fácil, fácil. Mas se pudesse, ficaria mesmo com o C3 Picasso. Outro belo exemplo de criatividade sobre rodas.