Monday, August 24, 2009

BBB - tudo o que os nacionais deveriam ser e não são.




é de dar raiva....


o New Cerato é tudo o que um carro moderno deve ser : BBB, bom, bonito e barato. Note a foto do painel, sinta como os plásticos transpiram qualidade. Veja o design: tá certo, é meio copiado do Civic, mas foda-se: carro bonito é feito para ser copiado mesmo. A tecnologia dispensa maiores comentários: há já uns 5 anos que os coreanos equipararam-se aos japoneses em qualidade técnica e avanços tecnológicos. Então, porque a raiva ? O Cerato custa, em sua versão "básica" ( que vem completíssima para nossos padrões, menos com câmbio automático) 50 mil reais. É ou não é de dar raiva?
Ele vem da Coreia, com imposto de importação de 35%. Ainda por cima, sofre com cotação de dólar, que tudo bem, é baixa, mas mesmo assim 1.85 reais para cada dólar. E ainda por cima, completo do jeito que é, bonito como é, ele ainda por cima custa 50 mil reais, ou sej,a uns 20 mil a menos quase que um Civic. Ele é ainda por cima mais barato que um City e custa pouca coisa a menos que um Vectra, que hoje está na faixa dos 55 mil reais. Com 50 mil, vc está comprando quase um sedan compacto nacional, há versões do Siena e do Polo custando isso. Nem se compara com um Cerato.
Agora imagine se ele não tivesse o imposto de 35%.... custaria o quê? talvez uns 40 mil reais. O preço de um Palio equipado. É por isso que eu digo: quando vejo essas coisas, eu tenho vontade de gritar: "morte à indústria nacional!".

Friday, August 21, 2009

Nova Saveiro - as primeiras fotos impressionam








Esse blog tá movimentado hoje: agora divulgo as primeiras fotos da NOVA SAVEIRO, um dos carros mais estratégico da VW para retomar a liderança de mercado da Fiat.
Se o Gol nunca foi efetivamente ameaçado pelo Palio, a VW sempre teve dois pontos fracos em sua linha : os sedans e as picapes. No mercado de sedans, a GM é líder absoluta com uma linha de 3 produtos, o Corsa sedan, o Prisma e o Corsa Classic, que ainda é o líder disparado pelo seu preço baixo e design simpático. Mas nesse mercado, a Fiat sempre teve no Siena um forte competidor, em amplas faixas de preço, desde o mais básico Fire até os mais sofisticados. Com a chegada do Voyage, um ótimo carro com preços interessantes, a VW não atingiu a liderança, e o Voyage ainda vende menos que o Siena, mas agora a marca alemã tem um competidor à altura: preço baixo e bom design fazem do Voyage um dos 10 carros mais vendidos desde que foi lançado.

Agora faltava as picapes compactas, um mercado no qual a Strada vende, sozinha, mais que todas as outars juntas. Também, vida fácil: a Montana é um bom produto, bonita, mas já sem apelo de novidade. Courier e Saveiro são meros carros de trabalho. E a Fiat sempre soube cuidar bem da Strada, com amplas versões, incluindo uma novíssima cabine dupla. Mas com essa nova Saveiro, a VW tem uma boa chance de tirar mercado da Strada e até quem sabe, bater na liderança geral da Fiat. Ela é bonita, ( veja como todas as picapes a serem lançadas serão copiadas da Montana: caixas de roda largas, vincos laterais e estribo, até mesmo a picape do 207 vai ser assim), e tem a tão simples idéia genial da Fiat: cabine extendida. Como quase todo mundo que compra picape quer na verdade apenas um carro diferente e não uma picape pro trabalho, ter uma cabine maior é fundamental para substituir o porta malas. A idéia era a chave da liderança da Strada, e é idiota pensar que nenhuma outra marca tinh até agora copiado. Os alemães aprenderem a copiar então: veja a foto da cabine extendida da Saveiro: ela é grande ! Com design bonito, mecânica impecável, cabine maior e provavelmente, como na linha Gol e Voyage, preços realistas, a VW vai comendo a Fiat aos pouquinhos. E que tal uma nova Parati, hein ?

Agile - a primeira foto não impressiona



divulgada, oficialmente, a primeira foto do Agile. Sempre que se cria uma expectaticva sobre um lançamento, criada pela própria empresa aliás, fica aquele sensação de desapontamento quando o projeto real é revelado. Não que o Agile seja feio, mas em minha opinião ficou comum demais. A grade frontal era esperada: é a nova identidade visual mundial da Chevrolet e será aos poucos extendida a toda linha, mas as alinhas gerais do carro lembram demais os modelos atuais da GM: o Agile é um "corsão", mais alto e com frente maior.
Verdade seja dita: foi infeliz a cor usada para divulgar o modelo: um cinza apagado que não condiz com a proposta mais jovial do carro. Mas não há dúvida de que ele é um carro correto, bonito mas não lindo, interessante mas não excepcional e uma boa notícia num mercado, o dos compactos, que já está bastante monótono desde a chegada do novo Gol.
Resta saber sempre o fator fundamental: preço. Se for caro a GM "mata" o carro na hora. Mas acredito que haverá boas surpresas nesse campo. Primeiro, porque a GM precisa vender e o Agile não é um carro de luxo, mas de volume. Segundo: hoje mesmo, 21 de agosto, chega o primeiro carro de passeio chinês "de verdade" no Brasil, o Chery Tiggo, um SUV completo de porte médio com preço de carro compacto equipado: 50 mil reais. Se as "nacionais" não ficarem mais competitivas, os chineses vão lhes comer o fígado... ainda bem.

Tuesday, August 18, 2009

O belíssimo novo Peugeot RCZ






os franceses não são brincadeira. Quando se fala em carro europeu, quase sempre se pensa só nos alemães e italianos, em se tratando de esportivos, e ingleses e alemães, quando se fala em luxo. As três tradicionais marcas francesas, Renault, Peugeot e Citroen, sempre se especializaram em carros compactos, de preço mais baixo e só recentemente com maior padrão de luxo, aliás seguindo o modelo europeu.
Mas os franceses também sabem fazer carros de alto luxo e tecnologia impecáveis. Mas como usam as mesmas marcas dos "populares", acabam por serem esquecidos. Mas falarei um dia do luxo francês, hoje quero mostrar o belíssimo novo esportivo da Peugeot, o RCZ.
Veja: não é um carro conceito, é um modelo em linha. E que linhas de design ! dinâmico, fluido, compacto, mas ainda sim elegante e esportivo. Ponto aliás para a bela frente, que é praticamente igual aos Peugeot de linha, o que é um ponto positivo para quem compra um simples 207 mesmo no Brasil e demonstra competente e consistente trabalho de design.
Os motores em época ecológica são compactos, dois 1.6 um com e outro sem turbo e um 2.0 diesel turbo. Fortes e econômicos.
Claro que este esportivo nem se pensa em vir para o Brasil. Mas podemos viajar um pouco na maionese: compre um 207, instale umas rodas legais, um banco de couro e passe vontade de comprar um RCZ.... pelo menos, passará menos vontade porque ainda terá um carro compacto bonito.

Wednesday, August 12, 2009

O belíssimo novo C3








De acordo com o material de divulgação da Citroen francesa, em matéria do jornal Le Figaro, o novo C3 tem as funcionalidades de uma minivan, mas sem ter um ar de carro utilitário. Em outras palavras, de acordo com Olivier Petit, responsável pelo projeto do novo C3, " melhorar as qualidade típicas de um monovolume, com mais espaço interno, mais habitabilidade e mais modularidade, mas sem perder o prazer de dirigir era um imperativo" do novo projeto. O novo C3 foi pensador para unir dois mundos nem sempre próximos: minivans e hatches.
Quem compra uma minivan quer um carro espaçoso, com inúmeros porta-trecos, e com posição de dirigir elevada. Tipicamente feminino, poderíamos dizer. Mas um hatch é antes de tudo um carro compacto, com posição de dirigir mais baixa, respostas rápidas ao volante, controle total da direção. Mais esportivo, mais masculino. Unir os dois é muito difícil: se aumenta o espaço e aumenta a posição de dirigir, perde aderencia ao solo em situações extremas e por aí vai. Por isso, o C3, junto com o Fox nosso, sempre cara de carro de mulher: de condução suave, sem apelo esportivo. Na nova versão do C3 na Europa, as linhas ficaram mais agressivas, sem perder o chame típico do modelo. O interior é nitidamente menos "alegre" e mais sóbrio, mais elegante. E de acordo com a reportagem, o carro anda mais colado ao solo, com comportamento de rodagem mais próximo de um carro que de uma minivan, mesmo esse novo C3 sendo ainda maior e mais alto que o atual.
Na Europa, o concorrente direto do C3 é a Meriva, que daqui há poucos meses receberá uma versão bem mais moderna que a nossa. Por aqui, o C3 entra no mercado dos compactos premium, brigando com Punto, Polo e em breve, o Agile. Devo confessar: o C3é meu carro favorito. Elegante, charmoso, diferente, feminino sim, mas mesmo assim diferente e dotado de enorme personalidade. Essa nova versão com esse jeito mais agressivo me cativou ainda mais. Pena que não há nem previsão dele vir pro Brasil. Mas não tenha dúvida: um dia ele virá.

Monday, August 10, 2009

Ágile zebrado




a estratégia que a GM usou no Vectra deu tão certo que a empresa agora adota-a como padrão: quando do lançamento de um novo carro, a GM usa a tática de lançar o produto aos poucos, mostrando fotos, desenhos e revelando detalhes, até o lançamento completo. Se por um lado gera expectativa, acaba por acostumar o consumidor ao lançamento.
Desta vez, depois dos primeiros teasers revelados, agora é uma foto oficial do modelo "zebrado", em testes dentro da empresa. Dá pra perceber o que já não é mais novidade: o Ágile terá a grade da Chevrolet, modelo mundial de identidade visual, com teto alto e porte de minivan. Seu preço ainda é incógnita, mas seu espaço no mercado não: ele definitivamente não irá aposentar o Corsa, pelo menos não por enquanto, colocando-se numa faixa de mercado acima. Enquanto isso, a GM prepara para 2012 o lançamento de um novo carro, próximo do Beat que mostrei num post abaixo. Li informações conflitantes até agora: ora o Beat irá substituir o Celta, ora o Corsa, ficando o Celta em linha como carro de entrada. É possível, até porque até 2012 os chineses já serão realidade e toda marca deverá ter carros muito baratos para concorrer com eles. O Ágile será lançado na Argentina mês que vem. Provavelmente o próximo post sobre ele já será o do lançamento.