Wednesday, August 12, 2009

O belíssimo novo C3








De acordo com o material de divulgação da Citroen francesa, em matéria do jornal Le Figaro, o novo C3 tem as funcionalidades de uma minivan, mas sem ter um ar de carro utilitário. Em outras palavras, de acordo com Olivier Petit, responsável pelo projeto do novo C3, " melhorar as qualidade típicas de um monovolume, com mais espaço interno, mais habitabilidade e mais modularidade, mas sem perder o prazer de dirigir era um imperativo" do novo projeto. O novo C3 foi pensador para unir dois mundos nem sempre próximos: minivans e hatches.
Quem compra uma minivan quer um carro espaçoso, com inúmeros porta-trecos, e com posição de dirigir elevada. Tipicamente feminino, poderíamos dizer. Mas um hatch é antes de tudo um carro compacto, com posição de dirigir mais baixa, respostas rápidas ao volante, controle total da direção. Mais esportivo, mais masculino. Unir os dois é muito difícil: se aumenta o espaço e aumenta a posição de dirigir, perde aderencia ao solo em situações extremas e por aí vai. Por isso, o C3, junto com o Fox nosso, sempre cara de carro de mulher: de condução suave, sem apelo esportivo. Na nova versão do C3 na Europa, as linhas ficaram mais agressivas, sem perder o chame típico do modelo. O interior é nitidamente menos "alegre" e mais sóbrio, mais elegante. E de acordo com a reportagem, o carro anda mais colado ao solo, com comportamento de rodagem mais próximo de um carro que de uma minivan, mesmo esse novo C3 sendo ainda maior e mais alto que o atual.
Na Europa, o concorrente direto do C3 é a Meriva, que daqui há poucos meses receberá uma versão bem mais moderna que a nossa. Por aqui, o C3 entra no mercado dos compactos premium, brigando com Punto, Polo e em breve, o Agile. Devo confessar: o C3é meu carro favorito. Elegante, charmoso, diferente, feminino sim, mas mesmo assim diferente e dotado de enorme personalidade. Essa nova versão com esse jeito mais agressivo me cativou ainda mais. Pena que não há nem previsão dele vir pro Brasil. Mas não tenha dúvida: um dia ele virá.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home