Pois é, eles chegaram. No mês que a indústria nacional comemora recordes de venda e ao mesmo tempo fica em compasso de espera com o aumento do IPI, mais uma chinesa, a Lifan Motors, anuncia sua vinda ao Brasil, pelo mesmo importador da marca Effa, a que trouxe o M100, aquele carrinho compacto que foi simplesmente reprovado no teste da 4Rodas, e o Tiggo, concorrente do EcoSport.
Tava demorando mesmo.... neste mês, outras duas marcas chinesas, a Great Wall e a JAC anunciam sua estreia no mercado nacional, esta última uma marca chinesa "premium", terá como importador o ex-presidente da Citroen no Brasil. A Great Wall anuncia um SUV copiado do Mitsubishi dos anos 90. Some-se a ela a marca Chery, já com fábrica no Uruguai e temos de cara, 5 marcas chinesas no Brasil.
Por enquanto, elas não serão ameaça tão grande pois terão um enorme "gap" por aqui: nenhuma delas é flex. Mas mesmo assim, elas vão começar a incomodar em breve... em primeiro lugar, elas tem uma vantagem sobre os carros brasileiros: os chineses são sempre completos. Ar, direção, air bag, abs, trio elétrico.....tudo é de série. Isso facilita a produção na China e torna os produtos prontos para serem exportados pro mundo inteiro. No Brasil, temos esse fenômeno do carro básico, só encontrado por aqui. ( até na América Latina os carros brasileiros são vendidos completos). E claro, tudo isso a um preço agressivo. O Tiggo custa os mesmos 50 mil reais de um EcoSport, mas vem bem mais equipado, o equivalente a um Eco de 65 mil. O QQ, futuro ultra compacto da Chery, poderá custar menos de 25 mil reais, e vir completo. Coisa que até um Mille básico, agora com aumento de IPI, poderá custar igual. Não sabemos o preço do "Cooper Chino", mas com certeza, será menos, BEM MENOS que os 70 mil do modelo inglês.... pode colocar algo como menos de 30 mil reais.
Bebem só gasolina ? Mas pense bem: carro completo por menos de 30 mil, no Brasil não existe. Claro, ainda falta um detalhe: você confia num carro chinês ? Eu também não. Mas com o tempo, e o preço, eles poderão provar se são mesmo péssimos ou só ruins como os nacionais. Aí o Brasil vai enfrentar seu maior defasio: ou o governo diminui impostos e as montadoras cortam suas gordas margens de lucros, ou teremos em pouco tempo chineses ocupando faixas cada vez maiores do mercado nacional. No fundo, isso é ótimo. Por isso, eu digo: Viva a China !! E estou também esperando a chegada dos indianos....
globalização é isso aí.



Esse é o 320, mas pode chamar de Mini Cooper... chinês. "No necessita la garantia, lá garantia soy yo....", você compraria uma cópia descarada do Cooper ? Pense bem, podem te chamar de rico na rua... ou de idiota, ou brega, ou tudo junto. Ele terá motor 1.3, e virá como os outros modelos, todo completo de série. Desconfio de que, claro, dependendo do preço, muita gente por aí vai experimentar comprar um carro desses....
Esse é o sedan 620: pouco criativa até no nome dos carros, a marca prefere uma combinação insossa de números aparentemente sem sentido, o design remete a um misto de Santana com faróis de BMW dos anos 80. Não dá pra saber o porte do carro, mas seu motor será um modesto 1.6.
