206 e 1/2





Esse belo carro aí acima é o Ford VERVE, mas pode chamar de NOVO FIESTA ( a Ford vai aposentar o nome Fiesta ?).
Na gama dos compactos, novos Clio, Corsa, 207, Punto, sem falar nos Polo e C3 tornaram o Fiesta europeu ( igual ao nosso ) obsoleto: pois bem, é hora da Ford dar o troco, mudando radicalmente o carro, e até o nome, com um projeto arrojado, ultra agressivo no design, e como de praxe na Europa, um show de segurança e tecnologia. Já está pronto: vai ser lançado em 2008 na Alemanha.
E No Brasil ? Pois bem, com exceção honrosa ao trio Polo-C3-Punto, nossos outros compactos é todo de uma geração anterior, ultrapassados em relação aos modelos europeus. Corsa, Fiesta, 206, Fox ( esse existe na Europa, mas em outro segmento, inferior) e Clio são carros já tirados de linha na Europa, mas pelo jeito vão continuar ainda muitos anos no Brasil. Mas espere: há novidades na Renault.
Pode comprar seu Fiesta tranquilo: o Verve não chega aqui tão cedo....se é que um dia chega.

Corsa de quarta geração, europeu. Moderno projeto alemão da Opel, é quase um carro médio, com 4 metros de comprimento, alto e espaçoso, de construção sofisticada. Um Astra europeu em miniatura, é improvável, pra não dizer impossível, que venha para o Brasil pelo seu alto custo. Na minha opinião, perdeu o charme das lanternas verticais. Vende bem na Europa, sempre entre os 5 melhores, mas perdeu a liderança entre os compactos para o Fiat Punto.
corsa de terceira geração, segunda no Brasil: cresceu, ganhando espaço e o charme das lanternas verticais. Ainda terá vida longa por aqui, já que para os nossos padrões é moderno e tem bom custo-benefício. A Meriva é derivada dele. Sempre esteve entre os mais vendidos da Europa, mas por aqui não fez o sucesso esperado: preço alto demais. O novo motor 1.4 poderá reviver o Corsa.
corsa de segunda geração, primeira no Brasil: design diferenciado e ainda fabricado em várias partes do mundo, sobrevive como Celta aqui no Brasil. A versão sedan, ainda fabricada, foi desenvolvida no Brasil e hoje vende em vários países do mundo.



Eis um protótipo que poderia e aliás DEVERIA ser fabricado : o Citroen CACTUS.
Nome da planta que habita o deserto e que sobrevive com pouquíssima água, o Cactus foi pensado pela Citroen como resposta ao dilema ambiental : ou os carros economizam energia ou o planeta deixa de ter vida... assim, o Cactus "sobrevive" com 30 km/l, pois tem um motor a diesel ultra econômico combinado com motores auxiliares elétricos, além do mais, seu índice de emissão de poluentes é baixíssimo, até mesmo quando comparado aos dos modernos carros, já bem baixos.( alguma comparação com os motores diesel que existem no Brasil ?)
Por último, mão basta poluir para andar, tem que poluir pouco para fabricar. O Cactus tem várias peças de simples montagem, barateando custos ao extremo e ao mesmo tempo, economizando na DESMONTAGEM: isso mesmo, na Europa, começa a ser obrigatório que o carro seja levado até uma fábrica de desmontagem após sua vida útil encerrada, para ser reciclado. 
O Cactus é tão simples que nem painel ele tem, nem mesmo abre os vidros, já que seu ar condicionado é "full time".Apesar da aparência, ele é um carro de porte médio, montado sobre a plataforma do C4. Está sendo exibido no Salão de Frankfurt, onde aliás a tônica dos lançamentos é sempre a mesma : como produzir carros ecologicamente corretos.
Peças recicláveis e de fácil montagem, motores ambientalmente amigáveis. Tudo limpo, fácil e barato. Percebeu porque ele deveria ser produzido já ?