Pequenos, belos e invocados


Uma das coisas mais irritantes do mercado automotivo brasileiro, fora os preços absurdos pedidos pelos modelos daqui, é a falta de opções e de imaginação das marcas aqui estabelecidas.
Veja a foto acima: aproveito para mostrar duas coisas, primeiro, o NOVO TWINGO da Renault, compacto urbano da marca francesa que já chegou a ser vendido por aqui, com algum sucesso relativo e depois sumiu, segundo, sua versão esportiva.
Pois na Europa não só eles têm sempre lançamentos novos, incluindo de carros baratos, compactos e bonitos, ( as 3 coisas são raras por aqui, temos que nos contentar com Gol, Palio e Celta...e afins) mas eles sempre dotam esses carros compactos de versões especiais, de estilo "fun", coloridas, equipadíssimas ou como no caso acima, de uma versão apimentada do carrinho, imediatamente sedutora.
Fala a verdade: tanto o Twingo normal remodelado é bonito, como sua versão tunada de fábrica ficou maravilhosa. E o melhor: tudo isso, num carro barato, urbano, compacto, mostrando que carro pequeno não precisa ser apenas sinônimo de carro feio e depenado.
Por aqui, temos apenas duas opções: carro caros e feios depenados, ou carros bonitos, equipados e ainda mais caros...Por que não lançar carros urbanos compactos de duas portas bonitos? Equipados ou esportivos? De estilo "fashion", com cores diferenciadas, ou de estilo esportivo? Com câmbio automático ou paineis interativos ? Enfim, porque carro pequeno no Brasil é sempre do mesmo jeito: feio, básico e ainda por cima, caro.
Um ridículo Uno Mille custa 22 mil reais, um Celta, 25 mil. Não à toa as marcas francesas vêem comendo mercado por aqui, quando lançam belas "voitures" como o 206 ou o C3, compactos dotados de charme, equipados e ainda por cima, com preços razoáveis. E a Honda merece aplausos, pois com 45 mil reais, você leva um urbano compacto, o Fit, que vem até com air bag de série.
Não é pedir muito às marcas nacionais: que tal um Celta equipado e bonito de série, com motor 1.6? Ou mesmo porque a Renault não lança esse belo Twingo por aqui ? É verdade que esses carros seriam caros, mas pelo menos os consumidores brasileiros poderiam ter o direito de sonhar, e como são carros compactos, mesmo equipados, poderiam ter preços mais ou menos razoáveis.
É pena que carro pequeno por aqui seja sinônimo de "carro de firma". Há muito mercado para Celtas coloridos, Kas com rodas marcantes e rebaixados de fábrica, ou até mesmo Gols invocados fabricados pela VW. Mas o comodismo de fazer milhares de carros iguais, com as mesmas cores aliás é melhor. Parece até que estamos na era de Henry Ford, que dizia: "você pode comprar um Ford T da cor que quiser, desde que seja preto". No Brasil, muda um pouco....a cor por aqui é prata....